A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 210/85, de 16 de Abril

Partilhar:

Sumário

Regulamenta os dispositivos de segurança dos recintos desportivos.

Texto do documento

Portaria 210/85

de 16 de Abril

O Decreto-Lei 61/85, de 12 de Março, estabelece no n.º 1 do seu artigo 8.º que as características a que deverão obedecer a vedação da área de competição e o túnel de acesso aos balneários nos recintos desportivos serão definidas em regulamento a publicar.

Importa agora estabelecer o referido regulamento.

Para tal, teve-se em conta os trabalhos desenvolvidos no passado por várias comissões que se dedicaram ao estudo da problemática da segurança em recintos desportivos e as conclusões a que estas chegaram, algumas das quais tiveram consagração legal.

Nestes termos, tendo em atenção o Decreto-Lei 344-A/83, de 25 de Julho, e ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 61/85, de 12 de Março:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado dos Desportos, o seguinte:

1.º A vedação da área de competição e a construção do túnel de acesso aos balneários nos recintos desportivos devem ser instaladas de molde a garantir a protecção física dos árbitros, dos fiscais, dos jogadores e dos demais intervenientes no evento desportivo, assegurando eficazmente o seu isolamento do público.

2.º A instalação da vedação e do túnel de acesso aos balneários terá de respeitar as dimensões e distâncias definidas nos números seguintes, bem como as estatuídas pelos regulamentos internacionais válidos no nosso país para cada modalidade.

3.º A vedação da área de competição deverá ter a altura mínima de 2,20 m, não incluindo o muro de suporte (com uma tolerância de 0,20 m para menos), e ser suportada por tubos metálicos de 1 1/2" no mínimo, distanciados entre si não mais de 3 m e chumbados em maciços de cimento. Os tubos terão extremidades dobradas para o exterior da área de competição com um comprimento de 30 cm e formando um ângulo de aproximadamente 135º. Entre as pontas dos tubos serão fixadas 3 filas de arame farpado, entendendo-se que estas se encontrem acima do nível de 2,20 m atrás fixado. Os tubos de 11/2" poderão ser substituídos por qualquer perfilado de resistência equivalente.

A rede deverá ser esticada entre tubos, em cima e em baixo, por arame de 0,004 m de diâmetro mínimo. A malha de rede terá obrigatoriamente o limite máximo de 0,08 m x 0,08 m e deverá ser confeccionada com arame de espessura não inferior a 0,003 m.

A porta da vedação será sólida, de preferência de tipo de correr, e fechada a cadeado.

4.º O túnel de acesso aos balneários deverá revestir, em alternativa, a forma subterrânea ou em manga fixa ou extensiva.

Terá as dimensões internas mínimas de 1,20 m de largura e 2,20 m de altura, devendo fazer a ligação entre a área de competição e o acesso aos balneários. O túnel será fechado e feito de material resistente a impactes.

Secretaria de Estado dos Desportos.

Assinada em 13 de Março de 1985.

O Secretário de Estado dos Desportos, Júlio Miranda Calha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/04/16/plain-179315.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/179315.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-07-25 - Decreto-Lei 344-A/83 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a Lei Orgânica do IX Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 1985-03-12 - Decreto-Lei 61/85 - Ministério da Qualidade de Vida

    Estabelece normas de disciplina e ordenamento dentro dos complexos, recintos e áreas de competição desportivos, com o objectivo de prevenir e reprimir a violência nesses locais. Revoga o Decreto-Lei n.º 339/80, de 30 de Agosto, e a Lei n.º 16/81, de 31 de Julho.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-02-12 - Portaria 100/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Estabelece a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis pelos projectos de obras e sua execução, para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 166/70, de 15 de Abril (relatativo ao processo de licenciamento municipal de obras particulares).

  • Tem documento Em vigor 1987-08-21 - Portaria 718/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Publica a compilação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis pelos projectos de obras e sua execução.

  • Tem documento Em vigor 1989-05-12 - Portaria 338/89 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e sua execução.

  • Tem documento Em vigor 1991-04-30 - Portaria 371/91 - Ministérios da Administração Interna, da Educação e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    REGULAMENTA AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NOS RECINTOS DESPORTIVOS, REVOGANDO A PORTARIA NUMERO 210/85, DE 16 DE ABRIL E O DESPACHO NUMERO 22/ME/90, DE 3 DE FEVEREIRO, PUBLICADO NA II SÉRIE, NUMERO 47, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1990 (SEGURANCA NOS RECINTOS DESPORTIVOS).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda