Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 421-A/86, de 1 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições sobre uma revisão de preços de especialidades farmacêuticas.

Texto do documento

Portaria 421-A/86
de 1 de Agosto
Justificando-se, embora, as providências adoptadas na Portaria 964/85, de 31 de Dezembro, com o objectivo prioritário de combate à inflação, a sua aplicação generalizada deu lugar, em alguns casos, a situações de injustiça relativa e traduziu-se, noutros casos, em dificuldades financeiras susceptíveis de conduzir à ruptura económica de algumas empresas.

Considera-se, pois, necessário introduzir factores correctivos que obstem àquelas consequências, que, como é evidente, se não continham nos objectivos que presidiram à regulamentação da fixação de preços posta em prática.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 17.º do Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho, e no artigo 1.º do Decreto-Lei 75-Q/77, de 28 de Fevereiro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças, da Indústria e Comércio e da Saúde, o seguinte:

1.º Para as empresas que se possam incluir nas situações a seguir referidas:
1.1) Empresas que não efectuaram em 1985 qualquer revisão global de preços de especialidades farmacêuticas e não se enquadram no articulado no n.º 1.3);

1.2) Empresas cuja receita real em 1985 foi fortemente reduzida com a introdução da Portaria 496/85 e do Despacho Normativo 60/85, ambos de 20 de Julho, e cuja situação previsional foi agravada ainda em 1986 com a aplicação da Portaria 964/85, de 31 de Dezembro:

1.3) Empresas cujo valor de venda dos seus produtos é de tal forma baixo relativamente à média do sector - igual ou inferior à média de 250$00 por embalagem de PVP - que a aplicação percentual da revisão imposta nos referidos diplomas lhes não permite a continuação da actividade por dificuldades económico-financeiras;

aplica-se, a título excepcional, uma revisão de preços tendo em conta a respectiva evolução desde 31 de Dezembro de 1984, com base nas seguintes regras:

a) As revisões de preços definidos nas alíneas seguintes aplicam-se apenas aos medicamentos cujo valor após aplicação da Portaria 964/85, de 31 de Dezembro, e inferior a 600$00 - preço médio aproximado dos medicamentos no sector:

b) Quando, aplicado o coeficiente multiplicativo 1,5 ao valor do medicamento em 31 de Dezembro de 1984, o resultado for inferior ao preço praticado em 31 de Dezembro de 1985, o novo preço de venda ao público será o de menor valor, resultante da comparação do preço do medicamento em 31 de Dezembro de 1985 com o preço resultante directamente da aplicação da Portaria 496/85, de 20 de Julho;

c) Quando, aplicado o coeficiente multiplicativo 1,5 ao valor do medicamento em 31 de Dezembro de 1984, o resultado se situar entre os dois últimos valores referidos na alínea anterior, o novo preço de venda ao público a autorizar será o que resultar da aplicação directa daquele factor multiplicativo;

d) Quando, aplicado o coeficiente multiplicativo 1,5 ao valor do medicamento em 31 de Dezembro de 1984, o resultado for superior ao que resultaria da aplicação directa de Portaria 496/85, de 20 de Julho, o novo preço de venda ao público a autorizar será este último, se este for igual ou inferior ao preço de referência, ou o próprio resultado, caso não exista preço de referência para o medicamento em causa.

2.º Quando, em relação aos medicamentos de preço de venda ao público actual inferior ou igual a 600$00, se constatem elevadas diferenças de valor nos preços praticados por algumas empresas e os seus similares químicos praticados noutras, poderão ser autorizados novos preços de venda ao público àqueles, até ao limite do valor do similar químico mais elevado, devendo, contudo, ter como limite máximo o menor dos seguintes valores: valor resultante da aplicação directa da Portaria 496/85, de 20 de Julho, ou o dobro do valor resultante da aplicação directa da Portaria 964/85, de 31 de Dezembro.

3.º Competirá à Direcção-Geral da Concorrência e Preços a análise das solicitações da revisão ao abrigo deste diploma e a notificação dos novos preços autorizados aos interessados e à Direcção-Geral dos Assuntos Farmacêuticos.

4.º Os novos preços autorizados poderão ser postos em vigor logo que a empresa seja notificada pela Direcção-Geral da Concorrência e Preços.

5.º Esta portaria entra em vigor à data da sua publicação.
Ministérios das Finanças, da Indústria e Comércio e da Saúde.
Assinada em 30 de Julho de 1986.
O Ministro das Finanças, Miguel José Ribeiro Cadilhe. - Pelo Ministro da Indústria e Comércio, Jorge Manuel Águas da Ponte Silva Marques, Secretário de Estado do Comércio Interno. - Pela Ministra da Saúde, António Luís Mendes Baptista Pereira, Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/176891.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-28 - Decreto-Lei 75-Q/77 - Ministério do Comércio e Turismo

    Modifica o regime de preços em vigor e assegura o contrôle dos preços dos bens de maior peso nas despesas familiares, mantendo o regime de preços máximos aplicado a significativo número de bens comerciais, entre os quais os produtos incluídos no «cabaz de compras». Revoga o regime de preços controlados e redefine o regime de preços declarados, constante do Dec Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-20 - Portaria 496/85 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Saúde, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo

    Sujeita ao regime de preços as especialidades farmacêuticas de produção nacional ou importadas, com exclusão das especialidades farmacêuticas de venda livre e de uso veterinário.

  • Tem documento Em vigor 1985-12-31 - Portaria 964/85 - Ministérios das Finanças, da Indústria e Comércio e da Saúde

    Estabelece limites ao preço de venda dos produtos farmacêuticos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-12-04 - Portaria 733-M/86 - Ministérios das Finanças, da Indústria e Comércio e da Saúde

    Estabelece as condições de aplicação da Portaria n.º 496/85 e do Despacho Normativo n.º 60/85, ambos de 20 de Julho - preços de venda dos medicamentos para 1987.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda