A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 60/85, de 12 de Março

Partilhar:

Sumário

Estabelece o esquema de financiamento dos investimentos municipais integrados no Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes (PDRITM).

Texto do documento

Decreto-Lei 60/85
de 12 de Março
Em 11 de Março de 1983 foi celebrado um contrato de empréstimo entre o Estado Português e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) destinado ao financiamento do Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes (PDRITM), que tem por objectivo estabelecer a base para o progresso tecnológico da agricultura na sua área de influência, o que se traduz num vasto e diverso conjunto de acções, visando, simultaneamente, o crescimento da produção agrícola e o estabelecimento de estruturas económicas de mercado e de infra-estruturas sociais.

No âmbito do PDRITM inclui-se a componente não agrícola que consiste na realização de infra-estruturas de carácter social nos sectores do saneamento básico, viação rural, saúde e educação. Foi acordado com o BIRD um esquema de financiamento desta componente que impõe a necessidade de serem aprovadas as inscrições plurianuais no Orçamento do Estado dos respectivos encargos.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os investimentos municipais integrados no PDRITM são financiados de acordo com o seguinte esquema:

a) Até 15%, através do Orçamento do Estado, ao abrigo do n.º 2 do artigo 26.º e do artigo 27.º do Decreto-Lei 98/84, de 29 de Março;

b) Pelo menos 20%, através de fundos próprios dos municípios;
c) Até 65%, através da linha de crédito a bonificar pelo Estado.
Art. 2.º Fica autorizada a inscrição anual no Orçamento do Estado, na rubrica do PIDDAC do Ministério da Administração Interna, das dotações necessárias à comparticipação da administração central no financiamento de 15% dos investimentos municipais integrados na componente não agrícola do PDRITM, de acordo com o seguinte escalonamento, transitando os saldos apurados em cada exercício económico para o exercício seguinte:

... (Contos)
1985 ... 127500
1986 ... 89000
1987 ... 64000
Art. 3.º - 1 - Para o efeito do artigo 1.º, alínea c), são autorizadas as Secretarias de Estado do Tesouro e do Desenvolvimento Regional a celebrar um protocolo com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), através do qual esta instituição porá à disposição dos municípios da área do PDRITM uma linha de crédito bonificada pelo Estado e pela CGD.

2 - Os montantes anuais da linha de crédito são os seguintes, podendo os saldos apurados no final de cada exercício transitar para o exercício seguinte:

... (Contos)
1985 ... 750000
1986 ... 750000
1987 ... 345000
3 - As bonificações a praticar são as seguintes:
a) 4%, a suportar pelo Estado;
b) Uma bonificação a suportar pela Caixa Geral de Depósitos idêntica à que esta instituição vier a praticar para novas linhas de crédito bonificadas aos municípios.

Art. 4.º - 1 - As bonificações a cargo do Estado com a linha de crédito referida no artigo anterior que se vençam durante 1985 serão pagas através de dotação inscrita para o efeito no orçamento do Ministério das Finanças e do Plano para o corrente ano no cap. 60, «Despesas excepcionais», div. 01, C. E. 39.01, «Bonificações a favor de municípios».

2 - Em 1986 e anos seguintes fica autorizada a Direcção-Geral do Tesouro a inscrever no cap. 60 «Despesas excepcionais», do orçamento do Ministério das Finanças e do Plano as dotações necessárias ao pagamento das bonificações a cargo do Estado com a referida linha de crédito.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Fevereiro de 1985. - Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - Eduardo Ribeiro Pereira - Ernâni Rodrigues Lopes.

Promulgado em 26 de Fevereiro de 1985.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 27 de Fevereiro de 1985.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16091.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-03-29 - Decreto-Lei 98/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o novo regime das finanças locais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-05-06 - Decreto-Lei 80/86 - Ministério das Finanças

    Altera a redacção da alínea b) do n.º 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 60/85, de 12 de Março, e do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 240/85, de 8 de Julho (bonificações a conceder pela Caixa Geral de Depósitos).

  • Tem documento Em vigor 1986-06-14 - Decreto-Lei 139/86 - Ministério do Plano e da Administração do Território

    Altera a redacção do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 60/85, de 12 de Março [estabelece o esquema de financiamento dos investimentos municipais integrados no Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes (PDRITM)].

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda