A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 205/85, de 26 de Junho

Partilhar:

Sumário

Simplifica e clarifica as estruturas orgânicas do Ministério da Indústria e Energia, extinguindo vários organismos e serviços. Insere disposições decorrentes das alterações efectuadas pelo presente diploma, nomeadamente no que concerne as transferências de atribuições e competências dos organismos ora extintos para outros do mesmo Ministério.

Texto do documento

Decreto-Lei 205/85

de 26 de Junho

A permanência no quadro jurídico do Ministério da Indústria e Energia de serviços e organismos que sobreviveram ao Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro, conjuntamente com as unidades orgânicas criadas pelo novo diploma e que àquelas sucederam, tem-se revelado inconveniente aos objectivos de simplificação e clareza das estruturas orgânicas do Ministério.

O artigo 61.º do referido decreto-lei já previa a extinção daqueles organismos à medida que fossem publicados os diplomas orgânicos dos serviços centrais, e regionais por ele criados.

Dos serviços enumerados naquela disposição já a Junta de Energia Nuclear e o Instituto Nacional de Investigação Industrial foram extintos pelo disposto no artigo 82.º do Decreto 361/79, de 1 de Setembro.

Também o Conselho Superior de Minas nela referido deve entender-se por Conselho Superior de Minas e Serviços Geológicos, criado pelo Decreto 18768, de 18 de Agosto de 1930, e, como tal, transformado pelo Decreto-Lei 121/80, de 26 de Maio, no actual Conselho Superior de Geologia e Minas, não importando, por isso, qualquer extinção.

Neste momento, das estruturas criadas pelo Decreto-Lei 548/77 carecem ainda de diploma orgânico a Direcção-Geral de Energia, a Direcção-Geral da Qualidade e o Gabinete de Protecção e Segurança Nuclear.

No entanto, e pese embora aquela carência, aliás, em vias de ser ultrapassada, julga-se que não deve ser protelada por mais tempo a concretização do objectivo acima referido, até porque foram já adoptados mecanismos legais ao abrigo do artigo 48.º do Decreto-Lei 548/77, nos termos dos quais se procedeu à integração, nos serviços por ele criados ou mantidos, dos poderes funcionais, actividades, direitos ou obrigações exercidos ou criados no âmbito dos organismos a extinguir, bem como à definição da respectiva estrutura, competências e normas de funcionamento.

Deste modo, e salvaguardando, até à publicação das respectivas leis orgânicas, a existência jurídica das disposições relativas às atribuições e competências integradas ao abrigo do já referido artigo 48.º nos novos serviços e organismos, poder-se-ão extinguir, de imediato, as antigas estruturas.

Com o presente decreto-lei procede-se, pois, a extinção dos organismos e serviços, já sem actividade, do Ministério da Indústria e Energia.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º São extintos, no Ministério da Indústria e Energia, os organismos e serviços seguintes:

a) Direcção-Geral de Minas e Serviços Geológicos, criada pelo Decreto 4641, de 13 de Julho de 1918;

b) Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos, criada pelo Decreto-Lei 33403, de 23 de Fevereiro de 1944;

c) Conselho Superior de Electricidade, criado pelo Decreto-Lei 35403, de 27 de Dezembro de 1945;

d) Direcção-Geral dos Serviços Industriais, criada pelo Decreto-Lei 36933, de 24 de Junho de 1948;

e) Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais, criada pelo Decreto-Lei 36935, de 24 de Junho de 1948;

f) Direcção-Geral dos Combustíveis, criada pelo Decreto-Lei 36934, de 24 de Junho de 1948;

g) Serviço de Apoio ao Investidor, criado pelo Decreto-Lei 534/71, de 3 de Dezembro;

h) Direcção-Geral da Qualidade e Segurança Industrial, criada pelo Decreto-Lei 632/73, de 28 de Novembro.

Art. 2.º As atribuições e competências dos serviços e organismos extintos, estabelecidas nos diplomas referidos no artigo anterior ou em quaisquer outros, consideram-se reportadas aos serviços e organismos criados e mantidos pelo Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro, nos termos dos despachos do Ministro da Indústria e Energia, publicados ao abrigo do artigo 48.º do mesmo decreto-lei, enquanto não estiverem publicadas as respectivas leis orgânicas.

Art. 3.º - 1 - Até à publicação das leis orgânicas das delegações regionais do Ministério da Indústria e Energia, as Direcções de Fiscalização Eléctrica do Norte, do Centro e do Sul da extinta Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos passam a designar-se por Direcções de Serviços Regionais da Direcção-Geral de Energia, com sede, respectivamente, no Porto, Coimbra e Lisboa.

2 - As competências da Delegação de Combustíveis, da extinta Direcção-Geral dos Combustíveis, passam a estar integradas na Direcção de Serviços Regional, com sede no Porto, sem prejuízo da sua distribuição pelas demais direcções de serviços regionais previstas neste artigo.

Art. 4.º Os direitos e obrigações emergentes de contratos de arrendamento de que forem titulares os organismos e serviços extintos e que ainda não tenham transitado para os que lhe sucederam consideram-se, a partir da presente data, na titularidade do Ministério da Indústria e Energia, sem prejuízo de os respectivos encargos continuarem a ser suportados pelos organismos ou serviços em cujos orçamentos estejam inscritos ou a que venham a estar afectos.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Maio de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - António de Almeida Santos - Ernâni Rodrigues Lopes - José Veiga Simão.

Promulgado em 4 de Junho de 1985.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 7 de Junho de 1985.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/06/26/plain-13988.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/13988.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1918-07-14 - Decreto 4641 - Secretaria de Estado do Trabalho

    ORGANIZA OS SERVIÇOS DA SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, QUE INSERE A DIRECÇÃO GERAL DE MINAS E SERVIÇOS GEOLÓGICOS.

  • Tem documento Em vigor 1945-12-27 - Decreto-Lei 35403 - Ministério da Economia - Direcção Geral dos Serviços Eléctricos

    Organiza os serviços da Direcção Geral dos Serviços Eléctricos e cria o Conselho Superior de Electricidade.

  • Tem documento Em vigor 1948-06-24 - Decreto-Lei 36934 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Cria, no Ministério da Economia, a Direcção Geral dos Combustíveis e define as Suas atribuições - Extingue o Instituto Português dos Combustíveis, o Serviço de Economia de Combustíveis, o Serviço de Racionamento de Gasolina e a Comissão Reguladora do Comércio de Carvões.

  • Tem documento Em vigor 1948-06-24 - Decreto-Lei 36933 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Cria, no Ministério da Economia, a Direcção Geral dos Serviços Industriais e define as suas atribuições - Extingue a Direcção Geral da Indústria e a Junta do Fomento Industrial.

  • Tem documento Em vigor 1948-06-24 - Decreto-Lei 36935 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Cria, no Ministério da Economia, a Inspecção Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais e define as suas atribuições.

  • Tem documento Em vigor 1971-12-03 - Decreto-Lei 534/71 - Ministério da Economia

    Cria, na Secretaria de Estado da Indústria o Serviço de Apoio ao Investidor.

  • Tem documento Em vigor 1973-11-28 - Decreto-Lei 632/73 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Indústria

    Reorganiza os serviços da Secretaria de Estado da Indústria.

  • Tem documento Em vigor 1977-12-31 - Decreto-Lei 548/77 - Ministério da Indústria e Tecnologia

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Indústria e Tecnologia.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-16 - Decreto-Lei 121/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Defesa Nacional, das Finanças e do Plano, da Educação e Ciência, do Trabalho, dos Assuntos Sociais, da Agricultura e Pescas, do Comércio e Turismo, da Indústria e Energia, da Habitação e Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações

    Define a composição e atribuições do Conselho Superior de Geologia e Minas.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda