Nos termos do disposto nos n.º s 1 e 4 do artigo 20.º e dos n.º s 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, conjugado com o disposto na alínea a) do artigo 5.º e do artigo 8.º do Decreto Regulamentar 25/2007, de 29 de Março, com a alteração que lhe foi conferida pelo Decreto Regulamentar 15/2008, de 8 de Agosto e artigos 1.º e 2.º da Portaria 356/2007, de 30 de Março, foi aberto o procedimento concursal tendente ao recrutamento do director de serviços da Direcção de Serviços de Estatística (DSE) deste Gabinete.
Para o efeito, foi publicado o aviso 27234/2008, no Diário da República, 2.ª série, de 13 de Novembro, e feita a sua publicitação na Bolsa de Emprego Público (BEP), código de oferta OE200811/0262, de 18 de Novembro.
Cumpridos todos os formalismos legais e concluídas as operações de selecção, o júri do concurso propôs, fundamentadamente, que a nomeação recaísse sobre o candidato Nuno Miguel Correia Neto Rodrigues, o qual preenche os requisitos legais exigidos, possui o perfil adequado e as características necessárias ao exercício das atribuições e à prossecução dos objectivos da Direcção de Serviços de Estatística.
Ao abrigo do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, nomeio em comissão de serviço, pelo período de três anos, o licenciado Nuno Miguel Correia Neto Rodrigues no cargo de director de serviços da Direcção de Serviços de Estatística.
A presente nomeação produz efeitos a partir da data da publicação deste despacho.
26 de Fevereiro de 2009. - O Director-Geral, João Trocado da Mata.
Nota curricular
Nuno Miguel Correia Neto Rodrigues
Data de Nascimento: 9 de Abril de 1973
Habilitações: Mestrando em Sociologia do Emprego no ISCTE. Pós-graduado em Sociologia do Emprego e licenciado em Sociologia pelo mesmo Instituto.
Cursos de formação profissional: "Liderança e desenvolvimento de capacidades de chefia", "Curso de Especialização de Nível Pós Graduado em Políticas de Ciência e Tecnologia" e "Curso de Formação Pedagógica de Formadores", entre outros.
Experiência Profissional: Consultor do quadro de pessoal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a desempenhar funções no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação, desde 19 de Março de 2007, ao abrigo do regime da requisição de serviços, onde, actualmente, desempenha, em regime de substituição, as funções de Director de Serviços de Estatística, sendo ainda delegado nacional em diversos grupos internacionais da Comissão Europeia, do Eurostat e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Director executivo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento (UMIC, 2004-2007). Coordenador da área de observação das empresas (Observatório das Ciências e das Tecnologias e UMIC, 2001-2003). Investigador associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia / Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (1998-2001). Organização, participação e apresentação de diversas comunicações sobre indicadores e metodologias de observação da sociedade da informação em workshops, seminários, conferências e congressos realizados em Portugal e no estrangeiro. Delegado nacional em diversos grupos nacionais e internacionais relacionados com a monitorização, produção e acompanhamento político da Sociedade da Informação, entre os quais: "Working Party on Indicators for the Information Society (WPIIS)" (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - OCDE); "Information Society Statistics Working Group (ISSWG)" (Eurostat), ICT Competitiveness Group (Comissão Europeia) e grupo da Comissão Europeia, constituído por estatísticos e especialistas políticos, responsável pela elaboração de uma proposta de revisão dos indicadores do i2010. Vogal do Conselho Superior de Estatística e representante da UMIC e do GEPE em diversos Grupos de Trabalho no âmbito do Sistema Estatístico Nacional.
Publicações: Co-autoria de publicações, artigos e relatórios científicos, dos quais se destacam: "A Sociedade da Informação e a Desigualdade: Um Retrato Português" (2007), com Roberto Carneiro, in A Sociedade da Informação - o Percurso Português, APDSI, Lisboa, p. 294-317; "Formação em TIC na Administração Pública" (2005), com Roberto Carneiro, Lisboa, Interface Administração Pública, n.º 112, p. 40-45; Manual de Lisboa: Discussão dos quadros teóricos e metodológicos para a produção de indicadores sobre a sociedade da informação e do Conhecimento (2005), com Gustavo Logrones, João Trocado da Mata et all, Lisboa, CIES; Treading the Path to the Information Society (2003), com João Trocado da Mata (coord.) et all, Lisboa, UMIC/PCM; Sociedade da Informação: Principais Indicadores Estatísticos, 1995-2001 (2002), com João Trocado da Mata (coord.) et all, Lisboa, OCT; Relações Sócio Laborais em Micro e Pequenas Empresas (2000), com Maria das Dores Guerreiro, Elsa Pegado e Sandra Palma Saleiro, Lisboa, Observatório do Emprego e Formação Profissional (OEFP).