A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 118/81, de 18 de Maio

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas quanto à aplicação do regime de aposentação e do Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração Central, Regional e Local aos funcionários da ex-administração ultramarina.

Texto do documento

Decreto-Lei 118/81

de 18 de Maio

Tendo em consideração as directrizes programáticas da Constituição, procuram os Decretos-Leis n.os 191-A/79 e 191-D/79, ambos de 25 de Junho, ajustar o regime de aposentação e o Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração Central, Regional e Local aos novos princípios de justiça social que enformam o texto constitucional e às condições em que passou a desenvolver-se o exercício da actividade dos destinatários dos diplomas legais referidos.

Por razões de equidade, e na sequência de outras medidas já tomadas no sentido de harmonizar as situações dos funcionários e agentes regidos por estatutos diferentes, considera-se conveniente tornar extensivas aos funcionários e agentes dos antigos territórios ultramarinos portugueses determinadas disposições dos citados Decretos-Leis n.os 191-A/79 e 191-D/79.

Considerando, também, que a prorrogação, concedida pelo artigo 2.º do Decreto-Lei 23/80, de 29 de Fevereiro, do prazo fixado pelo artigo 6.º do Decreto-Lei 362/78, de 28 de Novembro, para requerer as pensões de aposentação a que se refere este último diploma se encontra já esgotada, reduzindo assim o alcance de algumas das medidas consagradas no presente decreto-lei, procede-se a nova prorrogação até 30 de Setembro.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 362/78, de 28 de Novembro, passa a ter a seguinte redacção:

Artigo 1.º - 1 - ........................................................

2 - É extensivo aos funcionários e agentes referidos no número anterior o disposto nos artigos 32.º, 37.º, n.os 1, 2, alíneas b) e c), 3 e 4, 38.º, 40.º, n.os 2 e 3, 53.º, n.os 1 e 2, 56.º e 76.º do Decreto-Lei 498/72, de 9 de Dezembro, com a nova redacção dada pelo Decreto-Lei 191-A/79, de 25 de Junho.

Art. 2.º As pensões de aposentação, a que se refere o Decreto-Lei 362/78, de 28 de Novembro, podem ser requeridas até 30 de Setembro de 1981.

Art. 3.º - 1 - As pensões requeridas ao abrigo deste decreto-lei vencem-se a partir do dia 1 do mês seguinte ao da recepção do requerimento no serviço competente.

2 - As pensões começam, porém, a vencer-se a partir do dia 1 do mês seguinte à data da entrada em vigor deste diploma quando se trate de requerimentos que, até esta última data, tenham dado entrada no referido serviço.

Art. 4.º - 1 - É tornado extensivo aos funcionários e agentes da administração pública das ex-províncias ultramarinas o disposto no artigo 4.º, n.º 1, do Decreto-Lei 191-A/79, de 25 de Junho.

2 - O disposto no número anterior produz efeitos a partir da data da entrada em vigor do presente diploma, desde que a aposentação seja requerida no prazo de seis meses contados da mesma data.

Art. 5.º Aos funcionários e agentes referidos no n.º 1 do artigo anterior é aplicável o disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei 191-A/79, de 25 de Junho, com a ressalva de que a revisão das pensões produzirá efeitos, exclusivamente, a partir da data da entrada em vigor do presente diploma.

Art. 6.º É igualmente aplicável aos funcionários e agentes referidos nos artigos anteriores o disposto nos artigos 13.º, n.os 10 e 11, 15.º, n.º 2, e 86.º do estatuto disciplinar aprovado pelo Decreto-Lei 191-D/79, de 25 de Junho.

Art. 7.º As dúvidas suscitadas na aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho dos Ministros das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Abril de 1981. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 6 de Maio de 1981.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/05/18/plain-12684.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12684.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-12-09 - Decreto-Lei 498/72 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

    Promulga o Estatuto da Aposentação.

  • Tem documento Em vigor 1978-11-28 - Decreto-Lei 362/78 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Estabelece normas relativas a pensões de aposentação dos funcionários e agentes da administração pública das ex-províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Decreto-Lei 191-D/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração Central, Regional e Local.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Decreto-Lei 191-A/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Revê o estatuto da aposentação dos funcionários e agentes do estado e de outras entidades públicas, aprovado pelo Decreto Lei nº 498/72, de 9 de Dezembro, introduzindo diversas alterações, nomeadamente no que se refere ao direito de inscrição e idade máxima para esse efeito, à regularização e pagamento de quotas, ao cálculo, deduções, actualização e pagamento de pensões, a contagem do tempo de serviço e as diferentes formas de aposentação: aposentação ordinária, extraordinária, voluntária e compulsiva.

  • Tem documento Em vigor 1980-02-29 - Decreto-Lei 23/80 - Ministério das Finanças e do Plano

    Introduz alterações ao Decreto-Lei n.º 362/78, de 28 de Novembro, que estabelece normas relativas a pensões de aposentação dos funcionários e agentes da administração pública das ex-províncias ultramarinas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda