Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido no n.º 1 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril e, terminado o procedimento concursal de selecção para recrutamento do Chefe do Núcleo de Recolha de Lisboa 6 do INE, I. P., cargo de direcção intermédia de 4.º grau, o júri, na acta final que integra o respectivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a nomeação de Maria Madalena da Costa Gomes, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, designadamente pela aplicação da fórmula que traduz os métodos de selecção aos factos apurados e face a tais resultados aquela candidata reúne as condições exigidas para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente demonstrou ser detentora de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, para a área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas.
Assim, é nomeada para o cargo de Chefe do Núcleo de Recolha de Lisboa 6 do INE, I. P., Maria Madalena da Costa Gomes, em comissão de serviço, pelo período de três anos, nos termos do n.º 2 do artigo 20.º e n.os 8 e 10.º do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, em conjugação com o n.º 8 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Março de 2011.
10 de Março de 2011. - A Presidente do Conselho Directivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Maria Madalena da Costa Gomes, licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa em 1989. Ingressou no Instituto Nacional de Estatística em Abril de 1990 como técnica superior de estatística no Serviço de Estatísticas das Famílias, Departamento dos Sectores Institucionais.
Desde 29 de Fevereiro de 2008, em comissão de serviço, Chefe do Núcleo de Recolha de Dados (Lisboa 6), Serviço de Inquéritos por Autopreenchimento, Departamento de Recolha de Informação, INE, IP com responsabilidades de gestão dos recursos e de gestão da recolha de inquéritos de periodicidade anual e trimestral com amostras de elevada dimensão. Colabora nas especificações para a modernização e integração dos processos de recolha.
De Outubro de 2004 a 28 de Fevereiro de 2008, Responsável do Centro de Recolha Postal (Lisboa 2), Serviço de Recolha de Dados, Departamento de Recolha de Informação. Assumiu funções de gestão dos recursos, de recolha e tratamento de dados das estatísticas das empresas de inquéritos de periodicidade anual e trimestral.
De 1 de Fevereiro a 30 de Setembro de 2004, técnica superior de Estatística no Serviço de Estatísticas Longitudinais das Empresas, Departamento de Estatísticas das Empresas. Colaborou no acompanhamento metodológico do Painel Trimestral de Empresas e no desenvolvimento e gestão das tarefas informáticas.
De 1 de Abril de 2003 a 31 de Janeiro de 2004, técnica superior de Estatística no Núcleo de Desenvolvimento Metodológico e Controlo da Qualidade, Serviço de Comércio Internacional, Departamento de Estatísticas da Indústria. Colaborou na análise e confronto da informação do comércio intracomunitário com a informação IVA e na preparação e supervisão da informação para difusão.
De 1 de Fevereiro de 1996 a 31 de Março de 2003, Coordenadora do Núcleo de Estatísticas do Comércio Intracomunitário, Serviço do Comércio Internacional, Departamento de Estatísticas das Empresas. Assumiu funções de gestão de recursos, de produção e difusão das estatísticas de base do comércio intracomunitário e do comércio internacional, bem como das estatísticas derivadas do comércio internacional. Colaborou no desenvolvimento e gestão das aplicações informáticas.
De 1 de Janeiro de 1993 a 31 de Janeiro de 1996, técnica superior de Estatística no Serviço do Comércio Internacional, Departamento de Estatísticas dos Serviços. Colaborou na área das estatísticas derivadas nomeadamente no cálculo e análise de índices do comércio internacional e estimativas do comércio intracomunitário.
De 2 de Abril a 31 de Dezembro de 1992, técnica superior de Estatística no Serviço de Estatísticas Rendas e Condições de Conforto, Férias dos Portugueses, Orçamentos Familiares e Indicadores de Pobreza.
Participou em diversas reuniões do Comité de "Estatísticas das Trocas entre Estados Membros e com Países Terceiros" e no Seminário INTRASTAT II organizados pelo EUROSTAT.
Participou como perita nacional na Missão de Consultadoria nas Estatísticas do Comércio Externo em Angola, no Instituto Nacional de Estatística de Angola.
Membro Efectivo n.º 7271 da Ordem dos Economistas, Colégio de especialidade de Economia Política, e Membro n.º 8456 da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).
204447405