Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido no n.º 1 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril e, terminado o procedimento concursal de selecção para recrutamento do Chefe do Núcleo de Recolha do Porto 2 do INE, I. P., cargo de direcção intermédia de 4.º grau, o júri, na acta final que integra o respectivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a nomeação de Jorge Manuel do Carmo Cardoso Cunha, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, designadamente pela aplicação da fórmula que traduz os métodos de selecção aos factos apurados e face a tais resultados aquela candidata reúne as condições exigidas para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente demonstrou ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, para a área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas.
Assim, é nomeado para o cargo de Chefe do Núcleo de Recolha do Porto 2 do INE, I. P., Jorge Manuel do Carmo Cardoso Cunha, em comissão de serviço, pelo período de três anos, nos termos do n.º 2 do artigo 20.º e n.os 8 e 10.º do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, em conjugação com o n.º 8 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Março de 2011.
10 de Março de 2011. - A Presidente do Conselho Directivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Jorge Manuel do Carmo Cardoso Cunha, 44 anos, licenciado em Gestão pela Universidade do Porto - Faculdade de Economia (2005), ingressou no Instituto Nacional de Estatística, I. P. em Março de 1989, tendo exercido durante 7 anos funções de coordenação na equipa de trabalho responsável pela recolha de dados e produção das estatísticas do Comércio Internacional de bens da Região Norte.
(1996-2005) Foi Coordenador Adjunto do Núcleo de Estatísticas do Comércio Internacional da Direcção Regional do Norte, responsável pela recolha, análise de dados e produção das estatísticas do Comércio Internacional de bens da Região Norte. Participou de forma activa na promoção e implementação de novos métodos de recolha da informação do Comércio Intracomunitário de bens - Intrastat.
(2005 -2008) Foi Responsável Adjunto do Centro de Recolha (Postal) do Porto, cabendo-lhe a responsabilidade de gerir a equipa e os processos de análise de dados das estatísticas do Comércio Internacional de bens e o "Helpdesk geral do Intrastat" (apoio geral aos respondentes do Continente para dúvidas, classificações, utilização do IDEP/CN8, etc.). Participou na modernização dos processos de recolha do Intrastat, que conduziram à implementação do SCI - Sistema de Informação do Comércio Internacional, como projecto piloto na integração das operações de recolha no SIGINQ - Sistema de Gestão de Inquéritos.
Desde Março de 2008, exerce o cargo de Chefe do Núcleo de Recolha de dados do Porto (P2), responsável pela recolha (incluindo o "Helpdesk geral do Intrastat" apoio geral aos respondentes do Continente e Açores), análise de dados e produção nas operações estatísticas do Comércio Intracomunitário de bens e do UCDR - Unidades Comerciais de Dimensão Relevante. Participou de forma activa na consolidação da modernização dos processos de recolha do Intrastat, após a implementação do SCI, em particular em todo o processo de especificações, testes e implementação do módulo integrado de análise de microdados, em que este projecto foi piloto. Em Fevereiro de 2010, participou no curso European Union Trade Statistics, no Eurostat.
204447398