Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril e, terminado o procedimento concursal de selecção para recrutamento da Chefe do Serviço de Desenvolvimento Aplicacional do INE, IP, cargo de direcção intermédia de 3.º grau, o júri, na acta final que integra o respectivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a nomeação da Lic. Luísa Maria Taveira da Silva Pereira, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, designadamente pela aplicação da fórmula que traduz os métodos de selecção aos factos apurados e face a tais resultados aquela candidata reúne as condições exigidas para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente demonstrou ser detentora de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, para a área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas.
Assim, é nomeada para o cargo de Chefe do Serviço de Desenvolvimento Aplicacional do INE, IP, a Lic. Luísa Maria Taveira da Silva Pereira, em comissão de serviço, pelo período de três anos, nos termos do n.º 2 do artigo 20.º e n.os 9.º e 11.º do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, em conjugação com o n.º 8 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho.
A nomeada fica autorizada a optar pela retribuição da sua categoria no INE, de acordo com o n.º 3 do artigo 31.º da lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Outubro de 2010.
2010.09.30. - Alda de Caetano Carvalho, Presidente do Conselho Directivo.
Nota Curricular
Luísa Maria Taveira da Silva Pereira é licenciada em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1990).
Desde 1998 que desempenha funções de Chefe do Serviço de Desenvolvimento Aplicacional do INE, sendo responsável pela equipa de desenvolvimento, manutenção e actualização de sistemas/soluções estatísticas específicas e alguns sistemas internos de gestão do INE tais como: gestão orçamental, protocolos, contratos, entre outros.
Principais projectos em curso de que é responsável na área do desenvolvimento aplicacional:
Censos 2011 - XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação;
Recenseamento Agrícola 2009;
Sistema Integrado de Centro de Contactos - Envolvendo as vertentes: recolha telefónica, apoio aos respondentes e difusão de informação;
Sistema Integrado Global de Gestão de Inquéritos - Sistema de gestão do processo estatístico relativo a um inquérito; no âmbito da recolha directa e na recolha por autopreenchimento: gestão de unidades estatísticas; gestão de universos/bases de amostragem e amostras; processo de recolha e análise de dados; e gestão de respondentes.
Sistema do Comércio Internacional (Coordenação da Equipa de projecto do INE);
Sistema Integrado de Gestão de Entrevistadores (Coordenação da Equipa de projecto do INE).
Principais projectos de que foi responsável ao longo da sua carreira:
WEBINQ - Inquéritos do INE na WEB - Um serviço Online vocacionado para a recolha de dados por via electrónica, no sentido de melhorar o relacionamento com os informadores.
Recenseamento Geral Agrícola 1999.
Vários Ficheiros de unidades estatísticas: empresas, estabelecimentos, grupos de empresas, explorações agrícolas e unidades de alojamento (Amostra Mãe).
Perfil Género e Perfil Indicadores Estruturais - Serviços que visam gerir internamente e divulgar via internet duas bases de dados temáticas: uma visão do peso relativo de cada um dos géneros (masculino e feminino) nas diversas áreas da sociedade portuguesa e uma compilação dos indicadores estruturais definidos pelo EUROSTAT, respectivamente.
Várias aplicações de suporte à actividade estatística do INE entre as quais se destacam o Índice de Preços no Consumidor, Paridades do Poder de Compra, Inquérito anual à empresa, IES, Inquéritos quantitativos e qualitativos de conjuntura.
Sistemas estatísticos específicos para uso de vários países dos PALOP tais como: Índice de Preços no Consumidor (Cabo Verde e Moçambique) e Gestão de unidades estatísticas (Cabo Verde, Moçambique, Angola e S. Tomé e Príncipe).
Entre Fevereiro de 1994 e Maio de 1998, Coordenadora de Núcleo do Serviço de Desenvolvimento de Projectos do INE e entre Agosto de 1991 e Fevereiro de 1994, técnica superior de Informática do mesmo Serviço do INE.
Responsável pela coordenação de uma equipa e pelo desenho, implementação e manutenção de vários projectos de desenvolvimento de software, tais como: Base de Dados de Explorações Agrícolas Nacional; Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas 1993, 1995 e 1997; Gestão de Nomenclaturas Territoriais; Sistema Unificado de Arquivo, incluindo a migração de todos os metadados e dados históricos; Índice de Preços no Consumidor (IPC) Base 100 = 1997.
Coordenação de vários estágios profissionalizantes correspondentes às licenciaturas em: Informática da FCUL; Estatística e Sistemas de Informação do ISEGI; e Sistemas de Informação/Informática da Universidade de Amesterdão.
Entre Agosto de 1990 e Julho de 1991, Administradora de Bases de Dados do Serviço de Apoio Técnico do Departamento de Sistemas de Informação e Informática do INE.
Participação na Administração de Bases de Dados. Desenvolvimento de várias aplicações estatísticas usando package estatístico P-Stat e Suporte técnico à sua utilização.
203760136