A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 273/80, de 1 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Concede o aval do Estado às operações de financiamento a outorgar pela Caixa Geral de Depósitos, para a conclusão dos projectos, das seguintes empresas: Alfa - Investimentos Turísticos, Ldª. InterHotel - Sociedade Internacional de Hotéis, S.A.R.L. SALVOR - Sociedade de Investimento Hoteleiro, S.A.R.L.

Texto do documento

Resolução 273/80

O Conselho de Ministros, pela Resolução 342/79, de 9 de Novembro, publicada no Diário da República, de 6 de Dezembro, e ratificada pela Resolução 25/80, de 7 de Fevereiro, considerando a situação de paralisação em que se encontravam diversas unidades hoteleiras situadas nas principais regiões turísticas do País, umas em fase de construção e outras em fase de acabamento, e tendo em vista ultrapassar o impasse a que haviam chegado as propostas de crédito oportunamente apresentadas junto das instituições especiais de crédito, definiu a tramitação a seguir nos pedidos de financiamento a efectuar pelas respectivas empresas junto da Caixa Geral de Depósitos, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e do Fundo de Turismo, e destinados à conclusão das referidas unidades hoteleiras.

Considerando a difícil situação económico-financeira em que as empresas se encontram enquanto não celebrarem os respectivos contratos de viabilização;

Considerando que tanto a informação exigida às empresas pela Caixa Geral de Depósitos - para concretização, aliás, do disposto na mencionada resolução - como a constituição de garantias reais necessárias à concessão dos financiamentos se mostram inviáveis a curto prazo, o que levaria ao arrastamento, por mais alguns meses, de todo o processo;

Considerando que, segundo a citada resolução, os referidos financiamentos poderão beneficiar, entre outros incentivos, do aval do Estado;

Considerando que os elementos já disponíveis apontam para a viabilidade das futuras explorações, desde que os financiamentos sejam feitos a taxas de juro bonificadas, nos termos da já citada Resolução 342/79:

O Conselho de Ministros, reunido em 23 de Julho de 1980, resolveu:

1 - Conceder o aval do Estado às operações de financiamento a outorgar pela Caixa Geral de Depósitos às empresas adiante mencionadas e até aos montantes indicados para conclusão dos projectos que seguem:

(ver documento original) 2 - No caso de no decurso do prazo dos financiamentos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos os respectivos beneficiários celebrarem contrato de viabilização, tais financiamentos deverão ser contemplados nos referidos contratos, devendo o aval do Estado ser substituído, total ou parcialmente, por garantias reais havidas por suficientes. De igual modo, e na eventualidade de alguma das referidas empresas não celebrar contrato de viabilização, o aval do Estado caducará ou será reduzido logo que sejam constituídas, a favor da Caixa Geral de Depósitos, garantias reais ou outras consideradas suficientes.

3 - Em contrapartida da prestação do aval do Estado ao financiamento para conclusão do Hotel Alfa, a empresa Alfa - Investimentos Turísticos, Lda., ficará obrigada a:

a) Com o financiamento concedido, realizar todas as obras, trabalhos e aquisição de equipamentos nesse mesmo financiamento contemplados;

b) Aumentar o seu capital social, em 1980, no valor de 151000 contos;

c) Constituir hipoteca a favor do Estado, com cedência do grau de prioridade da anteriormente constituída a favor do Banco Borges & Irmão, no prazo de seis meses, e ainda constituir penhor do equipamento do hotel, a favor do Estado, até seis meses após a conclusão daquele.

4 - A partir de Janeiro de 1981 e enquanto se não celebrar o contrato de viabilização, em estudo, da Alfa - Investimentos Turísticos, Lda., deverão os sócios alemães aumentar, anualmente, o capital social daquela empresa, em numerário, na importância de 200000 contos, até que os capitais próprios (excluída a reserva da reavaliação) atinjam 50% do valor dos capitais alheios.

5 - Visando garantir o avalista Estado contra o incumprimento de qualquer das obrigações assumidas, os sócios alemães da Alfa - Investimentos Turísticos, Lda., darão em penhor as suas quotas, para o que deverão alterar o pacto social no prazo de três meses; este penhor deverá estar constituído no prazo de seis meses.

6 - As empresas Salvor - Sociedade de Investimento Hoteleiro, S. A. R. L., e Interhotel - Sociedade Internacional de Hotéis, S. A. R. L., em contrapartida da prestação do aval do Estado aos financiamentos para conclusão dos Hotéis Avis e Atlantis, respectivamente, ficarão individualmente obrigadas a:

a) Com o financiamento concedido, realizar todas as obras, trabalhos e aquisição de equipamentos nesse mesmo financiamento contemplados;

b) Constituir a favor do Estado hipoteca de 2.º grau de prioridade sobre o terreno e edifício do hotel no prazo de seis meses e ainda constituir penhor sobre o equipamento total do mesmo no prazo de seis meses após a conclusão do hotel;

c) Prestar, enquanto se mantiver este aval, outras garantias reais ou pessoais, a favor do Estado, se se provar serem insuficientes as garantias previstas na alínea anterior.

7 - Competirá à Direcção-Geral do Tesouro, com o apoio do Fundo de Turismo, acompanhar o efectivo cumprimento das obrigações constantes dos n.os 3 a 6 da presente resolução.

8 - O incumprimento das obrigações impostas às empresas beneficiárias e seus sócios ou accionistas implicará a cessação imediata do aval do Estado à parte não mobilizada dos financiamentos respectivos.

Presidência do Conselho de Ministros, 23 de Julho de 1980. - O Primeiro-Ministro, Francisco Sá Carneiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/08/01/plain-118931.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/118931.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-12-06 - Resolução 342/79 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Define medidas de apoio financeiro aos projectos de diversas unidades hoteleiras, tendo em vista a execução do Plano de Relançamento dos Investimentos Turisticos já em curso.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-04-21 - Resolução 81/81 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Prorroga, os prazos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 3 e no n.º 5 da Resolução n.º 273/80, de 23 de Julho, que concede o aval do Estado às operações de financiamento a outorgar pela Caixa Geral de Depósitos à empresa Alfa - Investimentos Turísticos, Lda.

  • Não tem documento Em vigor 1981-12-07 - RESOLUÇÃO 248/81 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Autoriza que o aval do Estado ao financiamento da Caixa Geral de Depósitos concedido à INTERHOTEL - Sociedade Internacional de Hotéis, S. A. R. L., seja retomado às parcelas ainda não imobilizadas deste financiamento.

  • Tem documento Em vigor 1981-12-09 - Resolução 248/81 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Autoriza que o aval do Estado ao financiamento da Caixa Geral de Depósitos concedido à INTERHOTEL - Sociedade Internacional de Hotéis, S. A. R. L., seja retomado às parcelas ainda não imobilizadas deste financiamento

  • Tem documento Em vigor 1982-01-15 - Resolução 4/82 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Autoriza que o aval do Estado ao financiamento da Caixa Geral de Depósitos concedido à SALVOR

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda