Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação (extracto) 721/2010, de 20 de Abril

Partilhar:

Sumário

Nomeação em regime de substituição em cargo de direcção intermédia de 1.º grau no cargo de director de centro de centros da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, I. P.

Texto do documento

Deliberação (extracto) n.º 721/2010

Por deliberação do Conselho Directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., de 23 de Fevereiro de 2010, nos termos e ao abrigo do artigo 22.ºA, dos Estatutos do IEFP, IP, aprovados pela Portaria 637/2007, de 30 de Maio, e republicados em anexo à Portaria 570/2009, de 29 de Maio, rectificada pela Declaração de Rectificação 42/2009, de 23 de Junho, e do artigo 27.º, da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, e alterada pela Lei 64-a/2008, de 31 de Dezembro, que estabelece o Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Central, Local e Regional do Estado (EPD), conjugado com o disposto no artigo 6.º, da Lei 59/2008, de 11 de Setembro, foram nomeados, em regime de substituição, com efeitos a partir de 27 de Fevereiro de 2010, como titulares de cargos de direcção intermédia de 1.º grau, os seguintes Dirigentes de unidades orgânicas locais da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo:

A licenciada, Sandra Maria do Carmo Dias, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Abrantes.

A licenciada, Fernanda do Rosário Simões Freire, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Alcântara.

A licenciada, Paula Cristina Marques da Silva Vaz, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Alcobaça.

O licenciado, Vítor Manuel dos Santos Castanheira, no cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Almada.

A licenciada, Ângela Maria Aguiar Pereira Leitão Ganhão, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego da Amadora.

A licenciada, Margarida Maria Teixeira Lopes, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Barreiro.

A licenciada, Célia Maria Gomes Roque, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

A licenciada, Ana Elisa da Silva Costa Santos, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Conde Redondo.

A licenciada, Maria do Carmo Guia Manuel Oliveira, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Montijo.

A licenciada, Isabel Maria Guilherme Ferreira Caeiro, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Moscavide.

O licenciado, Vítor Manuel Sousa Gil, no cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Picoas.

O licenciado, Estêvão José Vieira André, no cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Salvaterra de Magos.

O licenciado, Mário Rui Policarpo Santana da Silva Lobo, no cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Santarém.

A licenciada, Maria Margarida Moura Vaz de Sousa, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Setúbal.

A licenciada, Ana Luísa Bebiano Ferreira, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Sintra.

O licenciado, António José Lopes, no cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Torres Novas.

A licenciada, Maria Guerreiro dos Santos Oliveira Lopes, no cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Vila Franca de Xira.

A licenciada, Balbina Conceição Nunes Sereno Oliveira, no cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional de Santarém.

O licenciado, Rui Paulo Magro Coelho, no cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional para o Sector Terciário.

A licenciada, Maria José Bruno Esteves, no cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional do Seixal.

O licenciado, Carlos António Ferreira Costa, no cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Setúbal.

O licenciado, José Manuel Bento Vitorino, no cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Sintra.

A licenciada, Maria da Luz Guilherme Rebelo Pessoa e Costa, no cargo de Directora de Centro do Centro de Reabilitação Profissional do Alcoitão.

Nota Curricular

Sandra Maria do Carmo Dias, nascida a 6 de Dezembro de 1975.

Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa.

Pós-graduada em Direito da Comunicação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Iniciou a sua actividade profissional, como Técnica Superior, no Núcleo de Comunicação da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, IP em Fevereiro de 1998, onde permaneceu até Novembro de 1999, momento em que, por concurso interno, é transferida para o Gabinete de Comunicação dos Serviços Centrais do IEFP, IP. Em Novembro de 2002 é transferida por sua proposta para o Centro de Emprego de Sintra, onde desempenhou funções até final de 2004. Em Janeiro de 2005 iniciou, por sua solicitação, funções no Centro de Formação Profissional de Tomar e, em Maio de 2006, no Centro de Emprego de Torres Novas como técnica superior de Emprego.

No período compreendido entre Outubro de 2008 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Abrantes. É ainda, no decorrer da sua actividade profissional no Centro de Emprego de Abrantes, representante do IEFP, IP, na Rede Social e Conselhos Municipais de Educação dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2009, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Abrantes.

Nota Curricular

Fernanda do Rosário Simões Freire, nascida a 23 de Agosto de 1950.

Licenciatura em Finanças, pelo Instituto Superior de Economia.

No período compreendido entre 1970 e 1976, exerceu funções de Técnica Auxiliar, no Ministério da Corporações e Previdência Social - Serviço de Estatística.

No período compreendido entre 1976 e 1984, exerceu funções de técnica superior do IEFP, IP, na Direcção-Geral da Promoção do Emprego.

No período compreendido entre 1984 e 1988, em situação de licença ilimitada -Técnica Superior na Parempresa - Sociedade Parabancária para a Recuperação de Empresas SA.

No período compreendido entre 1988 e Maio de 1996, técnica superior /Directora Financeira de Empresa de Comércio Internacional com ligações a Angola e Cabo Verde.

No período compreendido entre Maio de 1996 e 12 de Novembro de 1996, Cessa a situação de licença ilimitada e exerceu funções de técnica superior na Direcção de Serviços de Emprego e Formação.

No período compreendido entre 13 de Novembro de 1996 e 25 de Abril de 2000, exerceu o cargo de Directora de Serviços da Direcção de Emprego e Formação Profissional na Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

No período compreendido entre 26 de Abril de 2000 e 11 de Novembro de 2003, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Benfica.

No período compreendido entre 12 de Novembro de 2003 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Alcântara.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Alcântara.

Nota Curricular

Paula Cristina Marques da Silva Vaz, nascida a 9 de Maio de 1973.

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Lusófona.

Iniciou a sua actividade profissional, como técnica superior de Recursos Humanos de 2.ª classe, na Câmara Municipal de Alcobaça, no Departamento Administrativo, na Secção de Pessoal, em 2 de Junho de 1997, onde permaneceu até 1 de Junho de 1998.

No período compreendido entre 1 de Julho de 1998 e 16 de Agosto de 1998, exerceu funções como Técnica na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alcobaça.

Com a abertura da UNIVA, da Junta de Freguesia de Pataias - Unidade de Inserção Activa, em 8 de Setembro de 1998, desempenhou funções como Animadora, até 30 de Junho de 2000.

Na sequência da abertura de concurso externo para IEFP, IP, iniciou formação a 1 de Julho de 2000, tendo iniciado funções como Técnica de Emprego no IEFP, IP, na Delegação Regional do Centro, a 4 de Janeiro de 2001, no Centro de Emprego de Leiria.

Em 2 de Novembro de 2004, ingressou na carreira técnica superior de Emprego no IEFP, IP.

No período compreendido entre 1 de Março de 2005 e 21 de Agosto de 2005, exerceu funções de técnica superior de Emprego, no Centro de Emprego de Alcobaça.

No período compreendido entre 22 de Agosto de 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Alcobaça. É ainda, no decorrer da sua actividade profissional no Centro de Emprego de Alcobaça, representante do IEFP, IP, nos Conselhos Locais de Acção Social dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, nos Conselhos Municipais de Educação de Alcobaça e Nazaré, na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Alcobaça, no Conselho de Parceiros do Projecto "Aprender a Crescer" do Concelho de Nazaré e no Conselho Consultivo - Programa Urbact II - Projecto NOISE - medida "Cidades, Motores de Crescimento e Criação de Emprego".

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Alcobaça.

Nota Curricular

Vítor Manuel dos Santos Castanheira, nascido a 24 de Setembro de 1969.

Licenciado em Direito, com especialização na área Jurídico/Administrativa.

No período compreendido entre 1995 e 1996, exerceu funções no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e no Conselho Português para os Refugiados.

No período compreendido entre 1995 e 30 de Novembro de 1996, exercício da Advocacia.

Trabalhador do IEFP, desde 1 de Dezembro de 1996, com a categoria de Técnico Superior Assessor, desde 1 de Janeiro de 2002.

No período compreendido entre 1996 e 2001, exerceu funções no Departamento de Recursos Humanos.

No período compreendido entre 2001 e 31 de Agosto de 2005, exerceu funções na Assessoria Jurídica e de Contencioso.

No período compreendido entre 1 de Setembro de 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Almada.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Almada.

Formador interno.

Formação Complementar mais relevante: Curso de Liderança e Mudança Organizacional, a Gestão de Recursos Humanos, o Novo Contencioso Administrativo, Novas formas de intervenção dos Centros de Emprego no Mercado de Trabalho, Organização e Gestão de Tempo e o Contrato Individual de Trabalho na Administração Pública.

Orador no Seminário "I - Jornadas de Formação, Emprego e Inserção Profissional - Centro de Emprego: Inserção Profissional, Perspectivas e Contributos", promovido pelo Instituto Piaget de Almada;

Nota Curricular

Ângela Maria Aguiar Pereira Leitão Ganhão, nascida a Junho de 1966.

Licenciada em Gestão.

Ingressou no IEFP, IP a 2 de Dezembro de 1994.

Desempenhou funções técnicas nas áreas do emprego e reabilitação profissional na Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e no Centro de Emprego de Cascais.

No período compreendido entre 13 de Agosto de 1997 e 30 de Janeiro de 2002, exerceu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Serviços de Gestão do Centro de Emprego da Amadora.

Em 30 de Janeiro de 2002, exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Desenvolvimento do Centro de Emprego da Amadora

No período compreendido entre 12 de Maio de 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego da Amadora.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego da Amadora.

Nota Curricular

Margarida Maria Lopes Teixeira, nascida a 16 de Novembro de 1953.

Licenciatura em Psicologia Social e Organizações, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

Frequência a 5 de Março de 1991, do Curriculum do Pós-graduação: "Comportamento Organizacional", pelo ISCTE.

Em 7 de Novembro de 1973, exerceu funções de Escriturária Dactilógrafa de 1.ª Classe, na Secção de Pessoal, do extinto Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-obra.

Em 22 de Março de 1978, exerceu funções de 3.º Oficial do Quadro do IEFP, IP, na Secção de Pessoal.

Em 1 de Julho de 1979, exerceu funções de 3.º Oficial (Provimento Definitivo), do Quadro IEFP, IP, na Secção de Pessoal.

Em 13 de Fevereiro de 1980, exerceu funções de Subinspector de Trabalho Estagiária na Inspecção-geral do Trabalho.

Em 15 de Maio de 1984, exerceu funções de 2.º Oficial do Quadro do IEFP, IP, no Núcleo da Formação Interna.

Em 18 de Abril de 1988, exerceu funções de Técnica de Formação Profissional de 2.ª Classe, no Núcleo de Formação Interna.

Em 8 de Maio de 1990, exerceu funções de técnica superior de 2.ª Classe do Quadro do IEFP, IP, no Núcleo de Chefias e Quadros.

Em 8 de Maio de 1991, exerceu funções de técnica superior de 2.ª Classe (Provimento Definitivo), até ao início de gozo de licença sem vencimento, 5 de Julho de 1991 até 7 de Julho de 1997.

No período compreendido entre 5 de Julho de 1991 e 1997, foi Formadora Social da "Ford Electrónica Portuguesa" (FEP)

Mantém a categoria de técnica superior de 2.ª Classe do Quadro IEFP, IP, desde 7 de Julho de 1997 e simultaneamente, em comissão de serviço, é técnica superior Assessora, desde 10 de Julho de 2000.

A partir de 10 de Julho de 1997, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Salvaterra de Magos.

A partir de 28 de Abril de 2001, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Montijo.

Em 23 de Abril de 2004, exerceu funções como técnica superior Assessora, na Direcção de Desenvolvimento Organizacional do IEFP, IP.

No período compreendido entre 4 de Setembro de 2007 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Barreiro.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Barreiro.

Nota Curricular

Célia Maria Gomes Roque, nascida a 8 de Abril de 1973.

Licenciatura em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Pós-Graduação e Administração e Políticas Públicas pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

Directora do Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

Chefe de Serviços do Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

Coordenadora do Núcleo de Gestão do Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

Representante do IEFP, IP nos Conselhos Locais de Acção Social dos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche, Óbidos e Bombarral.

Representante do IEFP, IP nos Conselhos Municipais de Educação dos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche, Óbidos e Bombarral.

Presidente da Comissão de Fiscalização dos Enclaves das entidades CEERDL, CRL e CERCIPeniche, CRL no âmbito da Reabilitação.

Vogal do Conselho Técnico-Pedagógico do Centro de Formação Profissional para a Industria Cerâmica (CENCAL).

Credenciada para a Comissão de Credores de falência de empresa GIN enquanto representante dos créditos do IEFP, IP.

Presidente de Júri de provas de exame no âmbito do Programa de Formação Profissional Aprendizagem

Presidente da Comissão Paritária de Protocolo entre o IEFP, IP e a Associação de Comerciantes dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.

Representante do IEFP, IP no Projecto EQUAL "Oeste Empreendedor";

Formadora Interna do IEFP, IP nas áreas do Emprego, Programas e Medidas do IEFP, IP.

Orientadora de Estágios na Área de Gestão e Sociologia, para Técnicos Superiores em processo de admissão no IEFP, IP

Análise e Consultoria de Projectos de Investimento para Criação de Empresas.

Nota Curricular

Ana Elisa da Silva Costa Santos, nascida a 01 de Janeiro de 1972.

Licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade Internacional de Lisboa.

O Curso de Formação Profissional - "FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública para Dirigentes", promovido pelo INA.

Frequentou a componente teórica do Mestrado em Administração e Políticas Públicas do ISCTE.

Em Dezembro de 1995, iniciou a sua actividade profissional, como Consultora Comercial numa empresa de Informática.

Desde Agosto de 1995, é Técnica Oficial de Contas, inscrita com o n.º 42615 na Associação dos Técnicos Oficiais de Contas.

No período compreendido entre Fevereiro de 1996 e 30 de Junho de 2000, iniciou funções de Secretária do Gabinete do Governador Civil do Distrito de Leiria.

No ano de 1998, foi formadora de alguns cursos, no âmbito do PROFAP, no NERLEI - Núcleo Empresarial da Região de Leiria a trabalhadores da Administração Pública.

Por abertura de concurso externo para IEFP, IP iniciou formação inicial de Técnicos Superiores para a área do Emprego a 1 de Julho de 2000, com estágio probatório na Delegação Regional do Centro.

Em 4 de Janeiro de 2001, exerceu funções como técnica superior no IEFP, IP, na Delegação Regional do Centro, na Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros (SAFI), nomeadamente, na Divisão de Administração Geral (DAG).

Em 18 de Junho de 2001, iniciou funções como técnica superior no Centro de Emprego de Leiria

Em 02 de Novembro de 2004, ingressou na carreira técnica superior de Emprego no mesmo Instituto, função que desempenhou no Centro de Emprego de Leiria até ao dia 4 de Setembro de 2005, foi ainda, no decorrer da sua actividade profissional no Centro de Emprego, Técnica nomeada pelo Conselho Directivo, como representante do IEFP, IP, no Núcleo Executivo do Rendimento Social de Inserção (RSI), do concelho de Leiria.

No período compreendido entre 5 de Setembro de 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional de Leiria. Foi ainda, no decorrer da sua actividade profissional no Centro de Formação Profissional de Leiria, nomeada como elemento do Júri do Concurso de Técnicos Superiores, de acordo com deliberação do Conselho Directivo de 25 de Agosto de 2009.

Em 17 de Janeiro de 2006, foi nomeada representante do IEFP, IP, nos Conselhos Municipais de Educação de Leiria e Pombal, segundo o Decreto-Lei 7/2003, de 15 de Janeiro e a Informação N.º 02/DR/06, de 17 de Janeiro; representante do IEFP, IP, Centro de Formação Profissional de Leiria, da Plataforma Territorial Supra Concelhia do Pinhal Litoral, de acordo com o Decreto-Lei 115/2006, de 14 de Junho, que instituiu as Plataformas territoriais equivalentes às NUT III, tendo sido criada a referida Plataforma em 19 de Dezembro de 2006; representante da Delegação Regional do Centro no Grupo de Trabalho de Gestão do Protocolo do Pacto Regional para o Ensino, Formação e Investigação, desde 2006, promovido pelo IPL - Instituto Politécnico de Leiria; representante do IEFP, IP, Centro de Formação Profissional de Leiria, no Conselho Local de Acção Social de Leiria; representante do IEFP, IP, na Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho, da Delegação Regional do Centro, no período compreendido entre 2003 e 2005.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Conde Redondo.

Nota Curricular

Maria do Carmo Guia Manuel Oliveira, nascida a 16 de Maio de 1962.

Licenciada em Gestão na vertente Económica e Financeira.

Técnica Superior Consultora, a exercer funções no IEFP, I. P. desde Junho de 1992.

No período compreendido entre Dezembro de 1993 e Maio de 1997, exerceu o cargo de Chefe de Serviço da Unidade de Gestão do Centro de Emprego do Montijo.

No período compreendido entre Maio de 1997 e Abril de 2004, exerceu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Serviços de Gestão do Centro Emprego do Montijo.

No período compreendido entre Abril de 2004 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Montijo.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego do Montijo.

Membro do Conselho Geral da Escola Secundária Maestro Jorge Peixinho como representante da Comunidade Local, a título pessoal, cooptada pelo Conselho Geral a vigorar no quadriénio 2009/2013.

Nota Curricular

Isabel Maria Guilherme Ferreira Caeiro, nascida a 23 de Janeiro de 1951.

Licenciatura em Economia, pelo ISE - Instituto Superior de Economia

Bacharelato em Secretariado pelo ISLA - Instituto Superior de Línguas e Administração.

Participação em vários seminários e cursos, destacando o Curso de formação de formadores.

No período compreendido entre 1991 e 1997, Vogal do Conselho de Administração do Cinágua - Centro de Formação Profissional para a Indústria do Engarrafamento de Águas e Termalismo.

No período compreendido entre 2002 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Moscavide.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Moscavide.

No período compreendido entre 1997 e 2002, exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Desenvolvimento do Emprego do Centro de Emprego de Picoas.

No período compreendido entre 1987 e 1997, exerceu funções de técnica superior no IEFP, IP, com intervenção na área de análise económico-financeira de projectos, análise e negociação de candidaturas a formação profissional co-financiada pelo Fundo Social Europeu, monitoragem de cursos de formação profissional a criadores do próprio emprego, de módulos de gestão global no programa FIQ - formação interna de quadros, módulos de gestão para formadores de imigrantes

No período compreendido entre 1980 e 1987, exerceu funções de Técnica-Economista em empresas, pública e privada. Elaboração de análises de conjuntura económica e seu enquadramento internacional. Planeamento e informação económica em assessoria ao Conselho de Administração.

Nota Curricular

Victor Manuel Sousa Gil, nascido a 29 de Novembro de 1956.

Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

No período compreendido entre 1984 e 1988, Professor do Ensino Secundário: 1.º, 4.º e 7.º Grupos.

No período compreendido entre 1986 e 1987, Consultadoria a empresas na área administrativa e financeira.

No período compreendido entre 1988 e 1992, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Tomar.

No período compreendido entre 1992 e 1995, exerceu o cargo de Director de Serviços da Direcção de Serviços de Coordenação Técnica de Centros de Emprego, do Departamento de Emprego, do IEFP, IP.

Missão de cooperação à República de Cabo Verde no âmbito do projecto de apoio ao funcionamento de Centros de Emprego (1993).

Em 1995, exerceu o cargo de Subdelegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IEFP, IP.

No período compreendido entre 1996 e 2002, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Alverca.

No período compreendido entre 1999 e 2000, foi responsável pela implementação de um sistema de qualidade em soldadura e pela constituição do C.F.P. Alverca como centro ATB - Authorized National Body a European Welding Federation - EWF.

Em 2000, Presidente do Júri do concurso para a admissão de Técnicos na Região de Lisboa e Vale do Tejo, do IEFP, IP.

No período compreendido entre 2002 e 2004, exerceu o cargo de Director do Departamento de Formação Profissional, do IEFP, IP.

Delegado oficial à World Skills - International Vocacional Training Organization.

Representante do IEFP, IP, na Comissão Paritária do Acordo de Cooperação com a Casa Pia de Lisboa.

Representante do MSST no grupo de trabalho do Projecto de constituição da Academia de Formação, promovida pela Autoeuropa, Siemens, Vulcano e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Representante do IEFP, IP, na Comissão de Acompanhamento do Acordo de Cooperação com a ATEC (Academia de Formação).

Representante do IEFP, IP, no Conselho de Acompanhamento Educação e Formação, nos termos do Despacho Conjunto 279/2002, do ME e MSST.

No período compreendido entre 2004 e 2005, exerceu o cargo de Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IEFP, IP.

No período compreendido entre 2005 e 28 de Dezembro de 2009 - Director de Centro do Centro de Emprego de Picoas.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Picoas.

No período compreendido entre 1991 e 1992, foi membro do Conselho Consultivo do Instituto da Juventude, Santarém, em representação do IEFP, IP.

No período compreendido entre 1992 e 1996, foi Membro da Comissão Regional de Turismo dos Templários, em representação do Ministério do Comércio e Turismo.

No período compreendido entre 1995 e 1996, foi Presidente do Conselho de Administração do FORPESCAS (Centro de Formação Profissional das Pescas).

No período compreendido entre 2002 e 2003, foi Secretário da Mesa da Assembleia-Geral da FORMAUTO - Associação para a Formação na Indústria Automóvel.

No período compreendido entre 2002 e 2004, foi Vice - Presidente do Conselho de Fundadores da FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação, em representação do IEFP, IP.

Membro da Comissão de Acompanhamento da Intervenção Operacional da Educação (PRODEP III), em representação do MSST.

Membro da Comissão Nacional da Agência Nacional para os Programas Comunitários SÓCRATES E LEONARDO DA VINCI, em representação do MSST.

Membro efectivo do Conselho de Fundadores da Fundação da Juventude.

Em 2003, membro do grupo de trabalho criado pelo Despacho Conjunto 9/2003, do ME e MSST - PEETI (Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil), em representação do MSST.

Em 2004, membro do Conselho Consultivo da Fundação da Juventude Representante do IEFP, IP.

Membro do grupo de trabalho interministerial (ME - DGFV e MSST - IEFP) que elaborou uma proposta de despacho conjunto e respectiva regulamentação para os Cursos Educação e Formação de Jovens (Despacho Conjunto 453/2004, de 27 de Julho).

Participação em diferentes congressos, seminários e encontros como prelector.

Participação em diferentes congressos, seminários, fóruns, nacionais e internacionais.

Nota Curricular

Estêvão José Vieira André, nascido 31 de Agosto de 1967.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Desenvolve a sua actividade profissional no Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, desde Agosto de 1990, tendo iniciado funções no Departamento de Gestão Financeira e Administração.

No período compreendido entre 1992 e 1996, exerceu a sua actividade na Assessoria Técnica de Relações Comunitárias e Internacionais.

No período compreendido entre 1996 e 1997, desempenhou funções de Assessoria ao Presidente da Comissão de Coordenação para a Cooperação do Ministério para a Qualificação e o Emprego.

No período compreendido entre 1997 e 2002, exerceu o cargo de Director do Gabinete de Comunicação.

No período compreendido entre 2002 e 2004, exerceu o cargo de Director das Revistas Dirigir e Formar, no Departamento de Formação Profissional.

No período compreendido entre 2005 e 2007, desempenhou as funções de Auditor na Assessoria Jurídica e de Auditoria.

No período compreendido entre Abril de 2003 à presente data exerce o cargo de Presidente do Conselho de Administração do CENJOR - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.

Desde 2005, é Vogal do Executivo da Junta de Freguesia de Calhandriz.

No período compreendido entre Setembro de 2007 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Salvaterra de Magos.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Salvaterra de Magos.

Nota Curricular

Mário Rui Policarpo Santana da Silva Lobo, nascido a 2 de Agosto de 1970.

Licenciado em Economia, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, da Universidade Católica Portuguesa.

Iniciou a sua actividade profissional, como Técnico Superior, na Direcção de Serviços de Emprego e Formação Profissional, da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IEFP, IP, em Janeiro de 1999, onde permaneceu até Novembro de 2002, momento em que, é transferido para o Centro de Formação Profissional de Alverca.

Em 20 de Fevereiro de 2003, por Deliberação da Comissão Executiva do IEFP, IP, é nomeado no cargo de Coordenador do Núcleo de Planeamento, Promoção e Organização, do Centro de Formação Profissional de Alverca.

Em 9 de Fevereiro de 2006, por Deliberação do Conselho Directivo do IEFP, IP, exerceu o cargo de Chefe de Serviços no Centro de Formação Profissional de Alverca.

No período compreendido entre 1 de Agosto de 2007 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Santarém. É ainda, no decorrer da sua actividade profissional no Centro de Emprego de Santarém, representante do IEFP, IP, nas comissões de âmbito local, designadamente: Núcleo Local de Inserção, Conselho Municipal de Educação e Conselho Local de Acção Social da área de abrangência desse Centro de Emprego (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Santarém e Rio Maior).

Por Despacho 9380/2006 (2.ª série), de 4 de Abril, do Exmo. Sr. Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Dr. Fernando Medina Maciel Almeida Correia, é nomeado, sob proposta do IEFP, IP, para seu representante no exercício das funções de vogal do Conselho Técnico Pedagógico, do Centro de Formação Profissional para Comércio e Afins - CECOA.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Santarém.

Nota Curricular

Maria Margarida Moura Vaz de Sousa, nascida a 3 de Abril de 1958.

Licenciada em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Pós graduação em Psicoterapias Dinâmicas, pela sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Exerce funções no Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, designadamente, no Centro de Emprego de Setúbal desde 1986, como Conselheira de Orientação Profissional.

Em 1986, fez parte do grupo de trabalhadores designados para implementação do Centro de Formação Profissional de Setúbal.

No período compreendido entre 1997 e 2000, exerceu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Acolhimento do Centro de Emprego de Setúbal.

No período compreendido entre Agosto de 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Setúbal.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Setúbal.

Nota Curricular

Ana Luísa Bebiano Ferreira, nascida a 4 de Março de 1974.

Licenciada em Gestão Financeira.

Bacharelato em Gestão de Banca e Seguros.

Trabalhadora do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, exercendo funções na carreira de Técnico Superior, desde 1 de Setembro de 1997.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Sintra.

No período compreendido entre 2008 e 28 de Dezembro de 2009, exercer o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Sintra.

Em 2007, exerceu o cargo de Chefe de Divisão da Divisão de Apoio Técnico e Administrativo.

Em 2005, exerceu o cargo de Chefe de Divisão da Divisão de Avaliação e Certificação.

Como Representante do IEFP, IP é ainda Presidente da Comissão de Fiscalização do CIVEC - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, por Despacho do Sr. Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional.

Participa em Grupos de Trabalho.

É formadora interna e tem publicado artigos e textos no âmbito institucional.

Nota Curricular

António José Lopes, nascido a 7 de Fevereiro de 1964.

Licenciado em Gestão e Administração Pública, com especialização em Recursos Humanos, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa.

No período compreendido entre 1989 e 1990, foi Coordenador e formador na empresa QUADRIFORMA.

Em 1992, Formador no IEFP, IP (no Projecto de Formação e Integração de Adultos, promovido pelo Centro de Emprego de Caldas da Rainha).

Em 1992, Secretário-geral da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal).

No período compreendido entre 1993 e 1996, Técnico de Acompanhamento Pós-Contratação, no âmbito do projecto PróOeste, inserido no Plano Integrado de Formação Profissional e Emprego de Jovens Deficientes.

No período compreendido entre 1996 e 2002, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Alcobaça.

No período compreendido entre 2002 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Torres Novas.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Torres Novas.

Nota Curricular

Maria Guerreiro dos Santos Oliveira Lopes, nascida a 12 de Agosto 1959.

Licenciada em Economia, Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Vila Franca de Xira.

No período compreendido entre 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Vila Franca de Xira.

Em 2005, exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Desenvolvimento de Emprego, do Centro de Emprego de Vila Franca de Xira.

No período compreendido entre 1994 e 2005, exerceu o cargo do Núcleo de Acolhimento do Centro de Emprego de Moscavide e o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Desenvolvimento, do Centro de Emprego de Moscavide.

No período compreendido entre 1991 e 1994, exerceu funções de Técnica Superior, no DGIP - Departamento de Gestão Integrada de Programas

No período compreendido entre 1989 e 1991, exerceu funções de Técnica Superior, no Departamento de Formação Profissional para o Sector Terciário.

Nota Curricular

Balbina Conceição Nunes Sereno Oliveira, nascida a 18 Abril de 1954.

Licenciatura em Sociologia, pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE.

No período compreendido entre 2000 e 2003, exerceu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Gestão.

No período compreendido entre 2003 e 2005, exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Formação.

No período compreendido entre 2005 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional de Santarém.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional de Santarém.

Experiência operacional em todas às árias referidas.

Orientadora de estágios probatórios.

Oradora em Fórum para a Inclusão Social.

No período compreendido entre 1995 e 2009, exerceu funções no Centro de Formação Profissional de Santarém.

No período compreendido entre 1994 e 1995, exerceu funções no Centro de Emprego de Salvaterra de Magos

No período compreendido entre 1971 e 1993, exerceu funções no Grupo Centrel (anteriormente Plessey Automática Electriza Portuguesa).

Nota Curricular

Rui Paulo Magro Coelho, nascido a 28 de Setembro de 1970.

Bacharel em Informática de Gestão, pelo ISTEC.

Licenciado em Ciências de Informática, pelo ISTEC.

Em 1990, Formador, tendo promovido mais de 7000 horas de formação de diferentes CTF de Gestão Directa do IEFP, IP.

Em Setembro de 1998, exerceu funções de Técnico Superior, no Centro de Formação Profissional para o Sector Terciário.

Em Março de 2003, exerceu o cargo de Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento, Avaliação e Certificação do Centro de Formação Profissional para o Sector Terciário.

Em Dezembro de 2005, exerceu o cargo de Chefe de Serviços no Centro de Formação Profissional para o Sector Terciário.

No período compreendido entre Dezembro de 2008 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Emprego do Conde Redondo.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional para o Sector Terciário.

Nota Curricular

Maria José Bruno Esteves, nascida a 4 de Agosto de 1956.

Mestre em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Licenciada em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Diplomada pela Escola do Magistério Primário de Santarém.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional do Seixal.

No período compreendido entre 28 de Abril de 2000 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Formação Profissional do Seixal. No período compreendido entre Janeiro de 1999 e 27 de Abril de 2000, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Emprego de Almada.

No período compreendido entre 29 de Julho de 1996 e 3 de Janeiro de 1999, foi Chefe de Divisão dos Equipamentos Sociais, na Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional (DGDR) - Ministério do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, constituindo suas atribuições, entre outras, assegurar o exercício das competências da DGDR no que respeita à participação nos órgãos de gestão, ao acompanhamento e controlo e à gestão financeira dos financiamentos nacionais e comunitários das Intervenções Operacionais de âmbito sectorial na área das infra-estruturas públicas no que respeita às acções relativas ao recursos humanos e à promoção social - vertente FEDER,no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio (QCA II).

No período compreendido entre 1986 e 1996, exerceu funções como técnica superior no Ministério da Educação, onde realizou estudos de natureza sociológica e estatística, organizou e realizou acções de formação para os professores e responsáveis das estruturas de Educação de Adultos das Direcções Regionais de Educação, participou em diversos grupos de trabalho, representou o Ministério da Educação em missões ao estrangeiro e participou em diversos Congressos e Seminários com comunicações;

No período compreendido entre 1989 e 1994, foi nomeada para o Grupo Técnico de Apoio à Gestão do Subprograma Educação de Adultos do Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal (PRODEP I), nos termos da alínea c) do n.º 4, do Despacho 94/ME/89, de 22 de Junho, para apoiar na operacionalização do Subprograma, assegurar a organização, a realização atempada e a coerência das acções técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras a empreender nas diferentes fases e aos diferentes níveis de execução.

No período compreendido entre 1975 e 1986, foi professora no quadro de professores do Ensino Primário, tendo desenvolvido a sua actividade docente como animadora de acções de alfabetização e educação de adultos no período compreendido entre 1979 e 1985.

Participou em diversas actividades de investigação, estudos e comunicações sobre as problemáticas do analfabetismo, educação e formação de adultos, associativismo, formação profissional e reconhecimento de competências e publicou os seguintes estudos:

VÁRIOS, "A Educação de Adultos - 1980/1985, Actividades da D.G.E.A., Ponto da Situação", Lisboa, Ministério da Educação, Direcção-Geral de Educação de Adultos, 1986.

ESTEVES, Maria José Bruno e VARELAS, Joaquim Neves, "Projecções da População que não sabe ler e escrever com 15 e mais anos em Portugal", Lisboa, Ministério da Educação, Direcção-Geral de Educação de Adultos, 1986.

ESTEVES, Maria José Bruno, "Situação do Analfabetismo nas suas Diferentes Formas-Análise da População que não possui nem frequenta o Ensino Básico Primário com 15 e mais anos em Portugal", Lisboa, Ministério da Educação, Direcção-Geral de Apoio e Extensão Educativa, 1987.

FALCÃO, Noémia e ESTEVES, Maria José Bruno "Motivos de Desistência dos Cursos de Educação Básica de Adultos", Lisboa, Ministério da Educação, Direcção-Geral de Extensão Educativa, 1988.

ESTEVES, Maria José Bruno, "As associações no processo de transformação social na sociedade moderna", in A Sociologia e a Sociedade na Viragem do Século, Actas do I Congresso Português de Sociologia, Volume II, pp.243-261, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia e Editorial Fragmentos, 1990.

ESTEVES, Maria José Bruno, "Jovens sem a Escolaridade Obrigatória - Que Formação?", in Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Actas do II Congresso Português de Sociologia, Volume I, pp. 317-335, Lisboa, Editorial Fragmentos e Associação Portuguesa de Sociologia, 1993.

ESTEVES, Maria José Bruno, "O 2.º Ciclo do Ensino Recorrente - Públicos Diferentes para Formações Alternativas?", in Cadernos de Formação, Encontro Nacional do Ensino Recorrente - 2.º ciclo em Debate, Tomo I, pp. 29-39, Lisboa, Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, Núcleo de Educação Recorrente e Extra-Escolar, 1994.

ESTEVES, Maria José Bruno, "Acções de Educação Básica de Adultos", in Forum Sociológico, Número 5, Julho-Dezembro 1994, pp. 43-60, Lisboa, Revista do Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica, Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

ESTEVES, Maria José Bruno, Os Novos Contornos do Analfabetismo, Analfabetismo ou Iletrismo: O que é? Quem são? Onde estão? Lisboa, Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, Núcleo de Educação Recorrente e Extra-Escolar, 1995.

ESTEVES, Maria José Bruno, "Formação e Desenvolvimento: o papel do Poder Local", in Forum Sociológico, Setúbal - 10 anos em retrospectiva, Número 7, Julho-Dezembro 1995,pp. 249-259, Revista do Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica, Lisboa, Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

ESTEVES, Maria José Bruno, "O Retorno à Escola - Uma segunda Oportunidade? Trajectórias sociais e escolares dos jovens e adultos que frequentam os cursos do ensino recorrente de adultos", in Inovação, Revista do Instituto de Inovação Educacional, 1997.

ESTEVES, Maria José Bruno, "Analfabetismo, Formação de Adultos e Desenvolvimento Económico", in Os Sistemas de Educação e da Formação Profissional e o Desenvolvimento Económico, Fevereiro de 1997, pp.49-63, Direcção-Geral de Estudos e Previsão do Ministério das Finanças, Departamento de Prospectiva e Planeamento do Ministério do Equipamento Planeamento e da Administração do Território, Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação, Direcção-Geral do Emprego e da Formação Profissional do Ministério da Qualificação e Emprego, Lisboa.

ESTEVES, Maria José Bruno, "The Role of the State in Basic Adult Education: The Portuguese Example", in ALPHA 97 - Basic Education and Institutional Environments, 1997, pp. 217-234, Editado por Jean-Paul Hautecoeur, Instituto da UNESCO para a Educação, Hamburgo, Culture Concepts Publishers, Toronto. (A Edição francesa é do Ministério da Educação do Governo do Québec)

ESTEVES, Maria José, "Alphabetisierung in Portugal", in ALFA-FORUM, Zeitschrift für Alphabetisierung und Grundbildung, Alphabetisierung in Europa II, 45/2000, Winter 2000, pp10-11, Bundesverband Alphabetisierunge.V., Münster (editado em alemão por tradução do inglês).

Nota Curricular

Carlos António Ferreira Costa, nascido a 27 de Novembro de 1949.

Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Mestrado em Engenharia dos Transportes, pelo IST - Instituto Superior Técnico.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Setúbal.

No período compreendido entre 1 de Julho de 2007 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Setúbal.

No período compreendido entre 1 de Maio de 2005 e 30 de Junho de 2007, exerceu o cargo de Subdelegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IEFP, IP.

No período compreendido entre 1 de Janeiro de 1999 e 30 de Abril de 2005, exerceu o cargo de Director do CACE - Centro de Apoio à Criação de Empresas da Península de Setúbal.

Funções como Técnico Superior na Gestão das Iniciativas Comunitárias Emprego e ADAPT.

No período compreendido entre 1994 e 1997, foi Sócio Gerente da Forma ABSIS, Consultoria e Serviços, Lda.

No período compreendido entre 1976 e 1994, Técnico Superior com diversas funções de Chefia na Rodoviária Nacional, E. P.

Formador em diversas áreas: Informática; Projectos empresariais; Sistemas Organizacionais; Novas Tecnologias aplicadas à Formação Profissional; Marketing; Marketing Social; Gestão de Stocks; Formação de Formadores.

No período compreendido entre 1989 e 1997, Docente de Filosofia e Psicologia.

Cursos de Formação Profissional: Liderança e Construção de Equipas, Qualidade na Gestão, Planeamento e Gestão Administrativa e Financeira, Desenvolvimento de Competências de Gestão para Directores, Formação Pedagogia de Formadores, Chefia e Liderança, Prática de Planeamento de Sistemas de Informação, Estatística, Investigação Operacional, Elementos de Gestão de Empresas e Informática e Programação.

Nota Curricular

José Manuel Bento Vitorino, nascido a 18 de Janeiro de 1968.

Curso Superior de Informática, pelo ISMAG.

Curso de Qualificação Inicial de Técnicos Superiores pelo IEFP, IP.

Curso de Electrónica Digital e Microprocessadores pela SGO/OREL.

Curso de Contabilidade de Gestão Informatizada, pelo CIF.

Curso de Windows 2000 Server, pelo IEFP, IP.

Curso de Formação de Formadores, pelo IEFP, IP.

Curso de Marketing da Formação para PME, pelo IEFP, IP/DGEFP/BFZ.

Funcionário do IEFP, I. P. desde 1 de Abril de 1992, afecto a diversas Unidades Orgânicas:

Direcção de Serviços de Planeamento Operacional e Controlo de Gestão.

Direcção de Serviços de Análise e Acompanhamento de Projectos.

Divisão de Informática e Controlo de Gestão da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Centro de Formação Profissional da Venda Nova.

Divisão de Formação Profissional dos Serviços de Emprego e Formação Profissional.

Exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Formação do Centro de Formação Profissional de Alverca.

Exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Reabilitação do Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão/Ranholas.

Exerceu o cargo de Chefe de Serviços da Unidade de Formação do Centro de Formação Profissional de Sintra.

Exerceu até 28 de Dezembro de 2009, o cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Sintra.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Director de Centro do Centro de Formação Profissional de Sintra.

Nota Curricular

Maria da Luz Guilherme Rebelo Pessoa e Costa, nascida a 30 de Janeiro de 1964.

Licenciatura em Relações Internacionais, pela Universidade do Minho.

Pós-Graduação em Estudos Europeus, pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Optando por não seguir a carreira diplomática, em 1986 ingressara na Administração Pública, onde permanece desde então, tendo já passado pelos quadros da Câmara Municipal de Braga, da Universidade do Minho, do Instituto Nacional do Ambiente, da Câmara Municipal de Óbidos e, desde Março de 1999, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.

No IEFP, IP, para além de funções de técnica superior desempenhadas na coordenação técnica das Redes Regionais para o Emprego da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, no período compreendido entre Março de 2003 e Setembro de 2006 exerceu o cargo de Chefe de Serviços do Centro de Emprego de Cascais.

No período compreendido entre Setembro de 2006 e 28 de Dezembro de 2009, exerceu o cargo de Directora de Centro do Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão.

No período compreendido entre 29 de Dezembro de 2009 e 26 de Fevereiro de 2010, exerceu em regime de substituição, o cargo de Directora de Centro do Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão.

Data: 2010-04-13. - Nome: Sara Maria Murta Ribeiro, Cargo: Directora do Departamento de Desenvolvimento Organizacional e Estratégico.

203141847

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1154431.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-01-15 - Decreto-Lei 7/2003 - Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente

    Regulamenta os conselhos municipais de educação e aprova o processo de elaboração de carta educativa, transferindo competências para as autarquias locais.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2006-06-14 - Decreto-Lei 115/2006 - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

    Regulamenta a rede social, definindo o funcionamento e as competências dos seus órgãos, bem como os princípios e regras subjacentes aos instrumentos de planeamento que lhe estão associados, em desenvolvimento do regime jurídico de transferência de competências para as autarquias locais.

  • Tem documento Em vigor 2007-05-30 - Portaria 637/2007 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Trabalho e da Solidariedade Social

    Aprova os Estatutos do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2008-09-11 - Lei 59/2008 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2009-05-29 - Portaria 570/2009 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Trabalho e da Solidariedade Social

    Altera os Estatutos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., aprovados pela Portaria n.º 637/2007, de 30 de Maio e procede à sua republicação.

  • Tem documento Em vigor 2009-06-23 - Declaração de Rectificação 42/2009 - Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico

    Rectifica a Portaria n.º 570/2009, de 29 de Maio, dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Trabalho e da Solidariedade Social, que altera os Estatutos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., aprovados pela Portaria n.º 637/2007, de 30 de Maio.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda