Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 4446/2014, de 1 de Abril

Partilhar:

Sumário

Procedimento concursal comum para ocupação de um posto de trabalho da carreira e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado. P048-14-376

Texto do documento

Aviso 4446/2014

Nos termos dos artigos 9.º e 28.º, n.º 1, do Decreto-Lei 204/98, de 11 de junho, aplicáveis por força do disposto na subalínea i), da alínea b), do n.º 2, do artigo 34.º da Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro, torna-se público que, por despacho do Vice-Reitor, Prof. Doutor Luís Filipe Martins Menezes, de 21/03/2014, se encontra aberto, pelo prazo de dez dias úteis, contados a partir da data de publicação do presente Aviso no Diário da República, concurso externo de ingresso para o recrutamento de um estagiário para a carreira de Especialista de Informática, tendo em vista o preenchimento do correspondente posto de trabalho de Especialista de Informática do grau 1, nível 2, do mapa de pessoal da Universidade de Coimbra, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

1 - Legislação aplicável: Decreto-Lei 204/98, de 11 de julho; Decreto-Lei 97/2001, de 26 de março; Portaria 358/2002, de 3 de abril; Lei 12-A/2008, de 27 de fevereiro; Lei 59/2008, de 11 de setembro; Portaria 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011, de 6 de abril; Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro e; Código do Procedimento Administrativo.

2 - Local de trabalho: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

3 - Referência do procedimento - P048-14-376

4 - Caracterização do posto de trabalho: funções de conceção e aplicação nas áreas de administração de sistemas e redes informáticas, de gestão de sistemas de informação, de administração de segurança, de gestão da infraestrutura tecnológica e de suporte a eventos e utilizadores (serviço de helpdesk), envolvendo tarefas de planeamento, instalação, certificação e manutenção de equipamentos ativos e passivos de rede, de soluções de routing, de serviços nucleares da rede informática, de infraestruturas de virtualização e de sistemas de backup, de resolução de problemas em ambientes de redes Wi-Fi, de realização de auditorias de segurança a redes e serviços informáticos, de administração de plataformas Web e de configuração e administração de sistemas de videoconferência.

Os candidatos devem deter conhecimentos e demonstradas competências em Linux e ser fluentes na língua inglesa, escrita e falada.

5 - Requisitos de admissão:

Gerais: os previstos no disposto no n.º 2, do artigo 29.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de julho.

Especiais: os previstos no disposto na alínea b), do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 97/2001, de 26 de março.

6 - Habilitações literárias: Licenciatura em Engenharia Informática ou equivalente.

7 - Formalização das candidaturas:

7.1 - É adotado o formulário tipo de candidatura a procedimento concursal, conforme o disposto no n.º 1 do artigo 51.º da Portaria 83-A/2009, na redação dada pela Portaria 145-A/2011 e pelo Despacho 11321/2009, de 8 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio, a utilizar obrigatoriamente pelos candidatos e que se encontra disponível na página online da Administração da UC, no endereço http://www.uc.pt/drh/rm/pconcursais/pessoal_naodocente/forms.

Neste formulário deverá ser indicada, obrigatoriamente e de forma visível, a referência do presente procedimento concursal, constante do ponto 3.

7.2 - Documentos a anexar:

Anexo 1 - Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão;

Anexo 2 - Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

Anexo 3 - Curriculum Vitae atualizado, devidamente datado e assinado pelo requerente, mencionando a experiência profissional anterior relevante para o exercício das funções do lugar a concurso, e ações de formação e aperfeiçoamento profissional com alusão à sua duração;

Anexo 4 - Fotocópia de outros documentos comprovativos dos factos referidos no Curriculum Vitae, designadamente dos certificados das ações de formação;

7.2.1 - À exceção dos trabalhadores que integrem o mapa de pessoal da UC, à data da candidatura, os candidatos detentores relação jurídica de emprego pública deverão apresentar, ainda, declaração emitida pelo organismo ou serviço onde exercem funções, devidamente atualizada, da qual conste a modalidade da relação jurídica de emprego público, a categoria e posição remuneratória detida;

7.2.2 - Os candidatos com deficiência, para efeitos de admissão ao concurso, devem, ainda, apresentar declaração, sob compromisso de honra, do respetivo grau de incapacidade e tipo de deficiência, nos termos do Decreto-Lei 29/2001, e dos artigos 13.º e 14.º do Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, aprovado pela Lei 59/2008.

7.3 - A não apresentação dos documentos exigidos, em conformidade com o ponto 7.2, determina a exclusão do procedimento. Determina, ainda, a exclusão do procedimento a não entrega ou o preenchimento incorreto e ou não assinatura do formulário obrigatório previsto no ponto 7.1.

7.4 - O formulário devidamente preenchido e assinado, bem como os documentos referidos no ponto 7.2 deverão, até ao termo do prazo fixado, ser remetidos diretamente pelos interessados por correio registado com aviso de receção para o Serviço de Gestão de Recursos Humanos da Administração da Universidade de Coimbra - Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Polo I da UC, Rua Larga, 3004-504 Coimbra.

As candidaturas poderão, ainda, ser entregues, pessoalmente, no Centro de Atendimento do Serviço de Gestão de Recursos Humanos, da Administração da Universidade de Coimbra, sito na morada supra indicada, em funcionamento todos os dias úteis, podendo o respetivo horário ser consultado através do endereço http://www.uc.pt/drh/ca.

7.5 - Não serão admitidas candidaturas remetidas por via eletrónica.

7.6 - As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

8 - Métodos de seleção a aplicar: prova escrita de conhecimentos e entrevista profissional de seleção.

8.1 - Prova escrita de conhecimentos: a prova de conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e ou profissionais, bem como as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício da função. As competências técnicas traduzem-se na capacidade para aplicar os conhecimentos a situações concretas e à resolução de problemas no âmbito das atividades a desenvolver. A prova incide sobre os conteúdos identificados em anexo, uns de natureza genérica, outros de natureza mais específica, pretendendo-se também aferir o adequado conhecimento das línguas portuguesa e inglesa.

Esta será de natureza teórica, revestindo forma escrita, e efetuada individualmente em suporte de papel. Terá a duração de 90 minutos.

8.2 - Entrevista profissional de seleção: a entrevista profissional de seleção (EPS) visa avaliar, de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

9 - Os candidatos admitidos serão convocados para realização dos métodos de avaliação, nos termos previstos no n.º 3 do artigo 30.º da Portaria 83-A/2009, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011, com indicação do local, data e horário em que os mesmos devam ter lugar.

10 - Classificação final: na classificação final dos candidatos adotar-se-á a escala de 0 a 20 valores e esta resultará da média ponderada das classificações obtidas nas fases de seleção realizadas, nos seguintes termos:

CF = (PC x 70 %) + (EPS x 30 %).

11 - Serão excluídos do procedimento os candidatos que tenham obtido uma valoração inferior 9,5 valores num dos métodos ou fases não lhe sendo aplicado o método ou fase seguinte, bem como os candidatos que aos mesmos não tenham comparecido ou deles tenham desistido.

12 - As atas das reuniões do Júri onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, serão facultadas aos candidatos, sempre que solicitadas

13 - Além das comunicações aos candidatos, previstas na legislação em vigor, a lista dos candidatos com os resultados obtidos em cada método de seleção intercalar e a lista de ordenação final dos candidatos serão publicitadas na página online da Administração da UC, no seguinte endereço: http://www.uc.pt/drh/rm/pconcursais/pessoal_naodocente/comuns, e afixadas nas instalações da Administração.

14 - A posição remuneratória de referência é determinada em conformidade com o estatuído no artigo 8.º do Decreto-Lei 97/2001, de 26 de março, conjugado com as normas estabelecidas pela Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro.

15 - Regime de estágio: o estágio, com caráter probatório, rege-se pelo disposto no artigo 10.º do Decreto-Lei 97/2001, de 26 de março, na Portaria 358/2002, de 3 de abril, na Lei 12-A/2008, de 27 de fevereiro, e legislação complementar. O candidato é aprovado se obtiver classificação não inferior a Bom (14 valores).

16 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.

17 - Composição do júri:

Presidente: Alberto Jorge Lebre Cardoso, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;

Vogais efetivos: António Jorge Costa Granjal, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Jorge Humberto Gomes Noro, Chefe de Divisão de Projetos e Atividades, do Centro de Serviços Comuns, da Administração da Universidade de Coimbra.

Vogais suplentes: António José Nunes Mendes, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Ana Patrícia Mendonça do Carmo, técnica superior do Gabinete Técnico de Apoio, da Administração da Universidade de Coimbra.

O Presidente do júri será substituído nas suas faltas ou impedimentos pelo vogal efetivo indicado em primeiro lugar.

ANEXO

Temas a abordar:

Sistemas e redes informáticas cabladas e sem fios;

Serviços de rede e segurança em sistemas e comunicações;

Sistemas de gestão de base de dados e sistemas operativos;

Gestão e automatização de serviços, sistemas e tecnologias de monitorização;

Sistemas de virtualização, planeamento e gestão de infraestruturas informáticas e de comunicações.

Bibliografia e Legislação:

Administração de Redes Informáticas, Fernando Boavida/ Mário Bernardes (FCA);

Gestão de Sistemas e Redes em Linux, Jorge Granjal (FCA);

Cabling - The Complete Guide to Network Wiring, David Barnett, David Groth, Jim Mcbee (Sybex - Wiley);

Firewalls - Jumpstart for Network and Systems Administrators, John Vacca, Scott Ellis (Elsevier Digital Press);

Switching to VoIP, Ted Wallingford (O'Reilly);

802.11 - Wireless Network, Matthew S. Gast (O'Reilly);

TCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida, Mario Bernardes (FCA);

Tecnologia de Bases de Dados, José Luís Pereira (FCA);

Engenharia de Redes Informáticas, Edmundo Monteiro, Fernando Boavida (FCA);

LDAP - System Administration, Gerald Carter (O'Reilly);

RT Essentials, J. Vicent, R. Spier, D. Rolsky, D. Chamberlain, R. Foley (O'Reilly);

Programação com PHP, Carlos Serrão, Joaquim Marques (FCA);

Linux - Curso Completo, Fernando Pereira (FCA);

Redes CISCO - Para Profissionais, Mário Véstias (FCA);

Windows Server 2008 R2 - Curso Completo, António Rosa (FCA);

Segurança em Redes Informáticas, André Zúquete (FCA);

OpenSSL, John Viega, Matt Messier, Pravir Chandra (O'Reilly);

IPSec-The new security standard for the Internet, Intranets and Virtual Private Networks, Naganand Doraswamy, Dan Harkins, (Prentice Hall);

Openswan, Paul Wouters, Ken Bantoff, PACK Publishing;

Decreto-Lei 97/2001, de 26 de março;

Portaria 358/2002, de 3 de abril.

24/03/2014. - A Diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos, Ana de Campos Cruz.

207715497

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1054310.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-07-11 - Decreto-Lei 204/98 - Presidência do Conselho de Ministros

    Regula o concurso como forma de recrutamento e selecção de pessoal para os quadros da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 2001-02-03 - Decreto-Lei 29/2001 - Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, em todos os serviços e organismos da administração central, regional autónoma e local.

  • Tem documento Em vigor 2001-03-26 - Decreto-Lei 97/2001 - Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Estabelece o estatuto das carreiras e funções específicas do pessoal de informática.

  • Tem documento Em vigor 2002-04-03 - Portaria 358/2002 - Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Define as áreas e os conteúdos funcionais das carreiras do pessoal de informática da Administração Pública e regulamenta o sistema de formação profissional que lhes é aplicável.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2008-09-11 - Lei 59/2008 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2009-01-22 - Portaria 83-A/2009 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Regulamenta a tramitação do procedimento concursal nos termos do n.º 2 do artigo 54.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR).

  • Tem documento Em vigor 2011-04-06 - Portaria 145-A/2011 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Altera (primeira alteração) a Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de Janeiro, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal nos termos do n.º 2 do artigo 54.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e republica-a em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2013-12-31 - Lei 83-C/2013 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2014.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda