A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extrato) 2588/2014, de 19 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designação no cargo de chefe de divisão de Relações Institucionais, da Direção de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais

Texto do documento

Aviso (extrato) n.º 2588/2014

Por despacho do diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira e até à realização de concurso previsto no artigo 20.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, (com as alterações introduzidas pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro), foi designado ao abrigo do artigo 27.º da citada Lei 2/2004, de 15 de janeiro, conjugado com o n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei 557/99, de 17 de dezembro, em regime de substituição, por vacatura do lugar, no cargo de chefe de divisão de Relações Institucionais, da Direção de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais, o licenciado José Filipe Sousa Neves, inspetor tributário, nível 2, com efeitos a 1 de janeiro de 2014.

12 de fevereiro de 2014. - O Chefe de Divisão, Manuel Silvares Pinheiro.

Nota curricular

Identificação: José Filipe Sousa Neves

Habilitações académicas:

Cursos Geral Administração e Comércio e Complementar de Contabilidade e Administração concluídos em 1974 e 1976;

Bacharelato em Contabilidade e Administração concluído em 1987;

Licenciatura em Economia concluída em 1994;

Pós-Graduação em Direito Fiscal.

Atividade profissional:

A - Na Administração Púbica:

Entidade: Direção-Geral dos Impostos - admissão em 30 de novembro de 1995.

Categoria atual:Inspetor Tributário N2.

Gabinete do Diretor-Geral (DGCI e atualmente na Autoridade Tributária e Aduaneira):

Em 4 de dezembro de 2006, foi colocado no Gabinete do Diretor-Geral onde passou a exercer funções de assessor técnico fundamentalmente nas vertentes fiscal, informática, inspeção, controlo interno, cobrança, entre outras.

Em fevereiro de 2007, por despacho do Diretor-Geral, foi nomeado Coordenador Nacional de Controlos Multilaterais, função que desenvolve no âmbito do Programa Fiscalis.

Em julho de 2013, no seguimento do despacho 203/2013-XIX de 23 de maio de 2013 do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, foi nomeado Coordenador do Gabinete Fiscal de Apoio ao Investidor Internacional.

Em dezembro de 2013 é nomeado Coordenador do Gabinete do Diretor-Geral.

Núcleo para a Cooperação Administrativa Intracomunitária e Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais:

Em 1 de agosto de 2003 foi colocado no NCAI-CLO exercendo funções no âmbito da troca de informações com os Estados-Membros da União Europeia, no apoio informático à organização e estatística, até à integração do Núcleo na DSIFAE, onde passou a desempenhar funções na Divisão de Investigação, colaborando pontualmente com a Equipa Fiscalis na vertente «intercâmbios» do Programa Fiscalis.

No gabinete do Diretor-Geral:

Em fevereiro de 2003 passou a integrar a equipa de assessores do subdiretor-geral adjunto do diretor-geral dos Impostos, colaborando em matérias diversas na área fiscal, em matérias relacionadas com tributação Internacional e em questões práticas de âmbito informático.

Na Direção de Serviços dos Benefícios Fiscais - Relações Fiscais Internacionais:

Em março de 2000 foi colocado em comissão de serviço nesta Unidade Orgânica, onde veio a ser nomeado coordenador da equipa de Assistência Administrativa Internacional.

Na Direção de Serviços de Prevenção e Inspeção Tributária onde, a partir de novembro de 1995 e até março de 2000 desempenhou funções, no Núcleo de Apoio Informático, no Núcleo Investigação e Ações Especiais e no Núcleo de Auditoria às Operações Internacionais Tributáveis.

B - No setor privado:

Desde 1979 (ano em que iniciei a minha carreira profissional) até novembro de 1995 exerci funções quer como técnico qualificado quer como responsável nas áreas Administrativa/Financeira de algumas empresas (onde se incluem três entidades do setor bancário) das quais destaco:

Agência de Viagens Europeia (técnico de turismo estagiário);

Francisco Batista Russo e Irmão, SA - Departamento de Preços e Controlo de Margens;

Engil, SA - Departamento de Contabilidade;

Laboratórios Victória, SA - Chefe da Contabilidade;

Barclays Bank PLC - Contabilista e "level B signature" - Departamento de Contabilidade;

The Bank of Tokyo, Ltd. - Sucursal em Portugal - Diretor Administrativo.

Formação profissional:

Frequentou diversos cursos, seminários, «workshops» e conferências de natureza informática, fiscal, de auditoria, de formação em língua inglesa, tendo ainda efetuado visitas de estudo a administrações fiscais estrangeiras.

Grupos de trabalho:

«Proof of supply in intra-Community transactions» - grupo de trabalho criado como subgrupo do «EU VAT Forum» com o objetivo de apresentar um relatório que fundamenta a exigibilidade de uma «prova do fornecimento» nas transmissões intracomunitárias - 2013.

Implementação dos mini balcões únicos de IVA - a partir de maio de 2013.

Elaboração do «Multilateral Controls Guide for Auditors» grupo de trabalho criado no âmbito do Programa Fiscalis - FPG40 - 2008.

Estudo e apresentação de propostas nas vertentes de plano e textos para exposição e, conceção e produção de brochura, subordinadas ao tema: «A corrupção, a fraude e o branqueamento de capitais» - fevereiro de 2007.

Análise de custos suportados pela DGCI e pela DGITA a imputar à Região Autónoma da Madeira e a suportar pela DRAF - dezembro de 2006.

Até fevereiro de 2003 esteve ainda envolvido em grupos de trabalho técnico de acompanhamento da execução de disposições de artigos de algumas convenções (CDT) celebradas por Portugal e de implementação ou análise de questões relacionadas com tributação internacional.

Informações complementares:

Formador da Direção-Geral dos Impostos - Centro de Formação, em temas relacionados com as Relações Internacionais, de momento no curso «As Convenções para Evitar a Dupla Tributação Internacional/Tributação Internacional nos Impostos Diretos».

Formador da OTOC - participação como formador em ação de formação subordinada ao tema «IRC» - dezembro de 2007 e de maio a outubro de 2009 na elaboração e acompanhamento de um plano de formação subordinado ao tema «O Modelo de Convenção Fiscal sobre o Rendimento e o Património».

Elaboração e compilação de manuais de formação subordinados ao tema «Convenções para Evitar a Dupla Tributação Internacional» para utilização em ações de formação na DGCI.

«O Modelo de Convenção Fiscal sobre o Rendimento e o Património» - manual de formação destinado à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas - julho de 2009.

207616239

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1046719.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-12-17 - Decreto-Lei 557/99 - Ministério das Finanças

    Aprova o novo estatuto de pessoal e regime de carreiras da Direccção-Geral dos Impostos.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2010-04-28 - Lei 3-B/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2010. Aprova ainda o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais (RERT II), que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro de 2009.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda