Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 136/82, de 23 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria, na cidade de Miranda do Douro, o Museu da Terra de Miranda.

Texto do documento

Decreto-Lei 136/82
de 23 de Abril
Correspondendo a uma velha aspiração da Terra de Miranda, exposta muitas vezes em artigos, conferências e reuniões, que de longa data revelam o desejo de recolher num museu os restos veneráveis do passado histórico de uma região de tão antigas e brilhantes tradições;

Considerando que o espólio artístico e arqueológico da Terra de Miranda é bastante numeroso e significativo para constituir colecções de estudo que muito convém aproveitar, preservar e estudar;

Considerando que, entre as regiões do Norte de Portugal, a Terra de Miranda (assim chamada documentalmente desde meados do século XII) se tem destacado através dos séculos como uma das zonas mais ricas de expressões culturais do País, das quais se salienta a fala, como dialecto próprio;

Considerando que estão já recolhidos muitos e preciosos exemplares da arte medieval e da Renascença, mas que muitos se encontram ainda sujeitos a extravios e a prejuízos irreparáveis;

Atendendo a que a Câmara Municipal de Miranda do Douro deliberou solicitar ao Instituto Português do Património Cultural a criação do Museu da Terra de Miranda, comprometendo-se, para esse efeito, a doar os já adaptados edifícios da antiga Câmara Municipal (Domus Municipalis) e a Cadeia Comarcã;

Considerando que a organização do Museu foi confiada ao Pe. Dr. António Maria Mourinho e que o conjunto das espécies que se encontram hoje reunidas no pátio da antiga Igreja dos Frades Trinos, estruturado num sentido regionalista, constitui uma das realizações mais proveitosas que um espírito devotado à investigação e à sua terra pode conceber;

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É criado, na cidade de Miranda do Douro, ficando na dependência técnica e administrativa do Instituto Português do Património Cultural, o Museu da Terra de Miranda, em que serão recolhidas, estudadas, conservadas e expostas espécies de valor artístico, histórico, etnográfico e arqueológico da região.

Art. 2.º O Museu ficará instalado nos edifícios da antiga Domus Municipalis e da Cadeia Comarcã, que para tal fim foram doados ao IPPC pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Art. 3.º O Museu aceitará o depósito de bens culturais que as autarquias da região, ou os particulares, queiram confiar-lhe para serem expostos, podendo os depositantes levantar as espécies a todo o tempo, mediante comunicação ao director, com, pelo menos, 48 horas de antecedência.

Art. 4.º As áreas culturais em que se exercem os objectivos do Museu da Terra de Miranda são as constantes dos artigos 1.º e 2.º do Decreto-Lei 45/80, de 20 de Março.

Art. 5.º O Museu dispõe ainda de um sector de apoio geral, ao qual compete a execução de tarefas administrativas e de vigilância e limpeza e conservação das instalações.

Art. 6.º O quadro de pessoal do Museu é o constante do mapa anexo a este diploma.

Art. 7.º O cargo de director tem a categoria de chefe de divisão e será provido nos termos do estabelecido nos artigos 9.º e 19.º do Decreto-Lei 45/80, de 20 de Março.

Art. 8.º Os lugares de conservador, monitor, assistente de conservador, técnico auxiliar de museografia, desenhador, almoxarife, guarda de museu e auxiliar de museografia serão providos nos termos do Decreto-Lei 45/80, de 20 de Março.

Art. 9.º Os lugares do quadro não referidos nos artigos anteriores serão providos de acordo com a lei geral.

Art. 10.º As dúvidas que se suscitarem na execução deste diploma serão esclarecidas por despacho conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, e dos Ministros da Cultura e Coordenação Científica e da Reforma Administrativa, consoante a natureza das matérias.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 18 de Março de 1982. - Diogo Pinto Freitas do Amaral.

Promulgado em 13 de Abril de 1982.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Quadro de pessoal do Museu da Terra de Miranda
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/937.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-03-20 - Decreto-Lei 45/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Reestrutura os serviços e os quadros de pessoal dos museus dependentes da Direcção-Geral do Património Cultural.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-26 - Portaria 526/82 - Ministérios da Cultura e Coordenação Científica e da Reforma Administrativa

    Estabelece normas sobre o recrutamento para o cargo de director do Museu da Terra de Miranda, dadas as suas atribuições definidas pelo Decreto-Lei nº 136/82, de 23 de Abril.

  • Tem documento Em vigor 1997-06-07 - Aviso 166/97 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Torna público ter Portugal alterado a autoridade central designada nos termos da Convenção Europeia sobre o Reconhecimento e a Execução das Decisões Relativas à Guarda de Menores e sobre o Restabelecimento da Guarda de Menores.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda