Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6509/2015, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Constituição de um Grupo de Trabalho interministerial para avaliação do regime de antecipação da pensão de velhice dos trabalhadores inscritos marítimos que exercem atividade na pesca

Texto do documento

Despacho 6509/2015

Os trabalhadores inscritos marítimos que exercem a atividade a bordo de embarcações beneficiam de um regime especial de acesso antecipado à pensão de velhice, tendo por base a natureza especialmente penosa e desgastante da atividade profissional exercida.

Contudo, verifica-se a existência de dois regimes de antecipação distintos. Um que abrange os inscritos marítimos da marinha de comércio de longo curso, de cabotagem e costeira, regido pela Portaria de 18 de dezembro de 1975, na redação dada pela Portaria 804/77, de 31 de dezembro, e outro, aplicável aos inscritos marítimos que exercem atividade nas pescas, regulado pelo Decreto Regulamentar 40/86, de 12 de setembro, na redação dada pelo Decreto Regulamentar 2/98, de 4 de fevereiro, os quais apresentam diferenças, designadamente no que respeita ao regime de acumulação da pensão antecipada com rendimentos de trabalho.

Tendo em conta esta realidade e o facto de a legislação que regula os referidos regimes de antecipação da pensão de velhice ter mais de três décadas de existência, tendo estes sido baseados em pressupostos sobre evolução do mercado de trabalho que se revelaram, porventura, desfasados da atual realidade laboral do exercício da atividade da pesca, importa proceder à avaliação do regime aplicável aos marítimos que exercem atividade na pesca face, também, à evolução normativa entretanto ocorrida no âmbito da segurança social.

Nestes termos, determina-se:

1 - A constituição de um Grupo de Trabalho interministerial para avaliação do regime de antecipação da pensão de velhice dos trabalhadores inscritos marítimos que exercem atividade na pesca.

2 - O Grupo de Trabalho tem por missão propor alterações aos regimes de antecipação dos inscritos marítimos ou a constituição de um único regime de antecipação, em função da avaliação efetuada, tendo por objetivo a criação de um regime adequado à situação laboral dos trabalhadores a abranger assente em critérios de equidade e de sustentabilidade financeira.

3 - O Grupo de Trabalho é constituído por:

a) Dois representantes da Direção-Geral da Segurança Social;

b) Um representante do Instituto da Segurança Social, I. P.;

c) Um representante da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos;

d) Um representante dos armadores da pesca;

e) Um representante dos trabalhadores marítimos que exercem atividade na pesca.

4 - O Grupo de Trabalho é coordenado por um dos representantes da Direção-Geral da Segurança Social, entidade a quem compete o apoio logístico e técnico necessário ao seu funcionamento.

5 - Os elementos do Grupo de Trabalho representantes de entidades públicas são indicados pelos respetivos organismos no prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação do presente despacho.

6 - Os elementos do Grupo de Trabalho representantes dos armadores e trabalhadores marítimos que exercem atividade na pesca são nomeados por despacho conjunto do Secretário de Estado do Mar e do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social no prazo de 10 dias úteis, mediante proposta das associações representativas dos respetivos setores.

7 - A participação no Grupo de Trabalho não confere direito a remuneração ou qualquer outra compensação.

8 - A primeira reunião do Grupo de Trabalho realiza-se no prazo máximo de 15 dias úteis após a designação de todos os elementos do Grupo de Trabalho.

9 - O Grupo de Trabalho apresenta aos membros Governo responsáveis pelo setor do mar e da segurança social, no prazo máximo de seis meses após a sua primeira reunião, um relatório com as suas conclusões e proposta de alteração dos regimes de antecipação da pensão de velhice dos inscritos marítimos que exercem atividade na pesca.

3 de junho de 2015. - O Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. - O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Correia Branquinho.

208703356

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/885563.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-12-31 - Portaria 804/77 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Estabelece as condições de reforma dos trabalhadores inscritos marítimos da marinha de comércio de longo curso.

  • Tem documento Em vigor 1986-09-12 - Decreto Regulamentar 40/86 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Determina que os trabalhadores inscritos marítimos que exerçam actividades na pesca, beneficiários da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca, possam ter acesso às pensões de velhice a partir dos 55 anos de idade, desde que totalizem, pelo menos, 30 anos de serviço.

  • Tem documento Em vigor 1998-02-04 - Decreto Regulamentar 2/98 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Altera o Decreto Regulamentar n.º 40/86, de 12 de Setembro que determina que os trabalhadores que exerçam actividades na pesca, beneficiários da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais da Pesca, possam ter acesso às pensões de velhice a partir dos 55 anos de idade, desde que totalizem pelo menos 30 anos de serviço.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda