A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 770/77, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços de sementes de cártamo e de girassol.

Texto do documento

Portaria 770/77

de 21 de Dezembro

Aos enormes acréscimos no consumo de óleos vegetais para a alimentação humana e, particularmente, de farinhas e bagaços de oleaginosas para a alimentação animal não tem correspondido um aumento significativo da produção nacional destes produtos.

De modo a suprir esta carência, tem sido o país obrigado a proceder a crescentes importações de produtos oleaginosos, que se estima venham no corrente ano a ser responsáveis pelo dispêndio de cerca de 8 milhões de contos em divisas.

Consciente deste agravamento progressivo, tem o Governo, por diversos meios, procurado incrementar a produção interna de oleaginosas arvenses, que poderão constituir um contributo valioso para a redução da dependência do exterior.

Com essa finalidade, tem sido garantido aos produtores o seu abastecimento em sementes seleccionadas e também o escoamento das suas produções a preços oficialmente fixados.

Ao fixar agora, com bastante antecedência em relação às sementeiras, os preços de intervenção do cártamo e girassol a níveis considerados bastante compensadores, procura o Governo orientar a produção para o interesse do fomento adequado destas culturas, nomeadamente incentivando o alargamento da área que lhes tem sido dedicada e a melhoria das técnicas de cultura utilizadas, de modo que a cultura destas oleaginosas possa, como deve, ser considerada uma actividade principal tanto em regadio como em sequeiro.

Nestes termos:

Ao abrigo do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 45835, de 27 de Julho de 1964, e na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º e no artigo 32.º do Decreto-Lei 426/72, de 31 de Outubro, determina-se o seguinte:

1 - O Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos garantirá o fornecimento de sementes de cártamo e de girassol, de variedades apropriadas segundo a recomendação do Ministério da Agricultura e Pescas, aos produtores nacionais que as requisitem, quer directamente, quer por intermédio de industriais.

2 - O Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos garantirá a aquisição das sementes de cártamo e de girassol, de produção nacional, nas condições estabelecidas no anexo ao presente diploma e aos preços seguintes:

Cártamo ... 13$50/kg Girassol ... 14$50/kg 3 - O Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos expedirá as instruções necessárias ao cumprimento do determinado nos números anteriores.

4 - Os serviços do Ministério da Agricultura e Pescas prestarão, na medida do possível, a assistência técnica que lhes venha a ser solicitada pelos produtores destas oleaginosas.

5 - Se, eventualmente, vierem a resultar encargos na execução do presente diploma por forma que os industriais fiquem em iguais condições na extracção de sementes nacionais e estrangeiras, serão oportunamente tomadas as providências necessárias em despacho normativo da Secretaria do Estado do Orçamento.

6 - Fica revogado o Despacho Normativo 86/77, de 19 de Março, dos Ministros da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo.

7 - Este despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Secretarias de Estado do Orçamento, do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno, 7 de Dezembro de 1977. - O Secretário de Estado do Orçamento, Alberto José dos Santos Ramalheira. - O Secretário de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas, Carlos Alberto Antunes Filipe. - O Secretário de Estado do Comércio Interno, António Escaja Gonçalves.

ANEXO

Condições para o estabelecimento dos preços de garantia a que se refere o n.º

2

1 - Características de qualidade:

Os preços fixados entendem-se para grão limpo, seco, são e sem cheiros estranhos.

2 - Características base:

(ver documento original) 3 - Bonificações e penalizações:

a) Por cada 1% de diferença nas percentagens de óleo constantes do quadro anterior, verificar-se-á a variação de 2% nos preços;

b) As variações na percentagem de humidade, quando inferiores a 7%, serão bonificadas no preço em 1% e, quando superiores a 8%, serão penalizadas na base de 1:1;

c) As variações na percentagem de impurezas abaixo de 1% e acima de 2% serão, respectivamente, bonificadas ou penalizadas na base de 1:1.

4 - Local de entrega:

Estes preços entendem-se para sementes entregues pelos produtores em local a designar pelo comprador; quando este local se situar fora do distrito em que as sementes hajam sido produzidas, o produtor terá direito a uma compensação, a pagar pelo comprador, correspondente ao acréscimo no custo do frete.

O Secretário de Estado do Orçamento, Alberto José dos Santos Ramalheira. - O Secretário de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas, Carlos Alberto Antunes Filipe. - O Secretário de Estado do Comércio Interno, António Escaja Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/12/21/plain-73228.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/73228.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-07-27 - Decreto-Lei 45835 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Atribui ao Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos, sob proposta do Ministro da Economia, a definição das princípios a que devem obedecer a organização e o funcionamento dos mercados e dos circuitos de comercialização e a política dos preços.

  • Tem documento Em vigor 1972-10-31 - Decreto-Lei 426/72 - Ministério da Economia

    Define as atribuições e a estrutura do Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos.

  • Tem documento Em vigor 1977-04-14 - Despacho Normativo 86/77 - Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo

    Fixa os preços de compra pelo Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos de sementes de cártamo e girassol.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-09-20 - Despacho Normativo 242/78 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo

    Autoriza o Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos a adquirir sementes de cártamo e de girassol.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-30 - Portaria 379/79 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo - Secretarias de Estado do Orçamento, do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno

    Fixa os preços do cártamo e do girassol para a campanha de produção de 1979.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda