A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 307/81, de 13 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Cria no Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes o Gabinete da Ponte Ferroviária sobre o Rio Douro (GPFD).

Texto do documento

Decreto-Lei 307/81
de 13 de Novembro
A situação actual de estrangulamento de carga, velocidade e capacidade da Ponte ferroviária de D. Maria Pia implica custos económicos e sociais elevados e não permite oferecer às populações do Minho, Douro e Trás-os-Montes as frequências de comboios rápidos e directos de passageiros e de mercadorias de que carecem.

As constantes indecisões quanto à construção de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Douro conduziram a uma situação altamente crítica, que urge ultrapassar.

Com o objectivo de levar a cabo, de forma muito dinâmica e eficiente, todas as acções relacionadas com os estudos, projectos e construção da nova ponte ferroviária, foi decidido, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 229/81, criar um gabinete para o efeito, com carácter eventual, uma vez que no estado actual do processo se não poderá definir com segurança o período de tempo necessário ao cabal desempenho das funções que lhe ficarão cometidas.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - É criado no Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes, com carácter eventual, o Gabinete da Ponte Ferroviária sobre o Rio Douro (GPFD), com personalidade jurídica e autonomia administrativa.

2 - O Gabinete da Ponte Ferroviária sobre o Rio Douro ficará na dependência directa do Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes.

Art. 2.º - 1 - O Gabinete tem por fim a promoção e coordenação de todas as actividades relacionadas com o empreendimento, competindo-lhe, nomeadamente:

a) Promover a elaboração de todos os estudos que se tornem necessários para a realização da obra ou com ela relacionados;

b) Proceder à abertura de concursos para estudos prévios e projectos da obra;
c) Proceder à abertura e análise das propostas para a adjudicação da execução da obra;

d) Preparar a elaboração dos contratos para a execução do empreendimento e fiscalizar o seu cumprimento;

e) Representar o Governo em todos os actos relacionados com os estudos e a realização deste empreendimento;

f) Assegurar a cooperação dos serviços e entidades que intervenham nos estudos e na execução da obra;

g) Proceder às expropriações e aquisições ou arrendamentos de prédios ou terrenos necessários para a execução da obra, incluindo estaleiros e respectivos acessos;

h) Dirigir e fiscalizar os trabalhos;
i) Promover o pagamento das despesas.
Art. 3.º - 1 - O Gabinete será constituído por 1 director e 3 vogais, os quais constituirão o conselho administrativo do Gabinete.

2 - O director e os 3 vogais serão nomeados pelo Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes.

3 - O director designará um dos vogais para o substituir nas suas faltas e impedimentos.

Art. 4.º - 1 - O director e 2 vogais serão indicados pelo Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes, sendo o outro vogal indicado pelo Ministro de Estado e das Finanças e do Plano.

2 - Ao vogal indicado pelo Ministro de Estado e das Finanças e do Plano compete superintender nos serviços administrativos e de expediente do Gabinete e coordenar as acções de carácter financeiro.

Art. 5.º - 1 - O pessoal técnico, administrativo e auxiliar necessário ao funcionamento do Gabinete será assegurado pelo Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes.

Art. 6.º - 1 - O Gabinete será assistido por um conselho técnico consultivo, com a seguinte composição:

a) 1 representante do Ministério da Qualidade de Vida;
b) 1 representante do Ministério das Finanças e do Plano;
c) 1 representante do Ministério da Cultura e Coordenação Científica;
d) 1 representante do Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes;
e) 1 representante do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes;
f) 1 representante de entidades interessadas e especialistas de reconhecida competência nos diversos sectores abrangidos pela obra.

2 - Os membros do conselho técnico consultivo serão nomeados pelo Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes.

Art. 7.º - 1 - O conselho técnico consultivo reunirá em sessões plenárias por determinação do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes ou a solicitação do director do Gabinete.

2 - O representante do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes presidirá às sessões plenárias do conselho técnico consultivo.

3 - Os membros do conselho técnico consultivo prestarão, individualmente, a assistência técnica que lhes for solicitada pelo director do Gabinete, dentro das respectivas especialidades.

Art. 8.º Os vencimentos e gratificações dos membros do Gabinete, do pessoal a ele afecto e dos membros do conselho técnico consultivo serão fixados por despacho conjunto dos Ministros de Estado e das Finanças e do Plano, da Habitação, Obras Públicas e Transportes e da Reforma Administrativa.

Art. 9.º - 1 - As despesas do Gabinete serão suportadas por verbas a inscrever no orçamento do Gabinete do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes.

2 - No presente ano económico e enquanto não forem inscritas para o efeito as verbas referidas no número anterior, as despesas do Gabinete serão suportadas por comparticipações financeiras do Fundo Especial de Transportes Terrestres.

3 - O Gabinete requisitará à 12.ª Delegação-Geral da Contabilidade Pública, por conta das verbas destinadas à construção da nova ponte ferroviária sobre o rio Douro, as importâncias de que necessita para o pagamento das suas despesas.

4 - As importâncias referidas no número anterior serão depositadas à ordem do Gabinete na Caixa Geral de Depósitos, devendo a respectiva conta ser movimentada por meio de cheques, que terão, obrigatoriamente, as assinaturas do director ou, em caso de impedimento, do seu substituto e de um vogal.

Art. 10.º O Gabinete prestará anualmente contas de gerência ao Tribunal de Contas.

Art. 11.º As dúvidas de interpretação e de aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 22 de Outubro de 1981. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 4 de Novembro de 1981.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6857.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-06-11 - Despacho Normativo 92/82 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes - Gabinete do Ministro

    Esclarece dúvidas sobre a interpretação de algumas disposições contidas no Decreto-Lei n.º 307/81, de 13 de Novembro, que cria no Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes o Gabinete da Ponte Ferroviária sobre o Rio Douro.

  • Tem documento Em vigor 1982-12-24 - Portaria 1216/82 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Autoriza a repartição por vários anos económicos dos encargos resultantes do contrato para a elaboração dos estudos da nova ponte ferroviária sobre o rio Douro, seus acessos imediatos e prestação de assistência técnica à execução das obras.

  • Tem documento Em vigor 1982-12-31 - Portaria 1345/82 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Autoriza a repartição por vários anos económicos dos encargos resultantes da adjudicação directa dos estudos e projectos das diferentes obras a executar para o estabelecimento de uma via dupla ferroviária entre a estação de Vila Nova de Gaia e o túnel da serra do Pilar.

  • Tem documento Em vigor 1983-12-14 - Resolução do Conselho de Ministros 58/83 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Autoriza a abertura de concurso para a execução da empreitada de construção da ponte ferroviária sobre o rio Douro e seus acessos entre as estações de Vila Nova de Gaia-Devesas e Porto-Campanhã.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-24 - Resolução do Conselho de Ministros 38/85 - Presidência do Conselho de Ministros

    Autoriza o pessoal ao serviço do Gabinete da Ponte Ferroviária sobre o Rio Douro (GPFD) em regime de destacamento ou requisição a permanecer nessa situação até integral prossecução dos objectivos fixados pelo Decreto-Lei n.º 307/81, de 13 de Novembro, sem sujeição aos prazos fixados na lei geral.

  • Tem documento Em vigor 1985-08-21 - Portaria 624/85 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e do Equipamento Social

    Aumenta o quadro de pessoal da Direcção-Geral de Transportes Terrestres com um lugar de chefe de repartição.

  • Tem documento Em vigor 1986-10-15 - Decreto-Lei 347/86 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Extingue o Gabinete da Ponte Ferroviária sobre o Rio Douro e cria, em sua substituição, o Gabinete do Nó Ferroviário do Porto.

  • Tem documento Em vigor 1997-04-29 - Decreto-Lei 104/97 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Cria a Rede Ferroviária Nacional - REFER, E.P., pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, sujeita à tutela dos Ministros das Finanças e do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, que se rege pelos estatutos publicado em anexo. A REFER tem por objecto principal a prestação de serviço público de gestão da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional. Extingue o Gabinete do Nó Ferroviário de Lisboa (GNFL), o Ga (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda