Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 315/79, de 20 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece os requisitos a que deverá obedecer a mudança ou transformação de instalações das escolas de condução.

Texto do documento

Decreto-Lei 315/79

de 20 de Agosto

À desejada melhoria da qualidade do ensino da condução de veículos automóveis não é estranho o equipamento pedagógico das escolas de condução nem as instalações de que dispõem.

O presente diploma surge com o objectivo de garantir um gradual aperfeiçoamento das condições em que o ensino é ministrado e, sem prejuízo de outras medidas em preparação, no intuito de assegurar idêntico estatuto para as escolas que porventura se licenciem e para aquelas que mudem de instalações.

Por outro lado, unificam-se e tipificam-se com maior clareza as sanções que nesta matéria se encontravam dispersas por vários diplomas.

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A mudança ou transformação de instalações das escolas de condução depende de prévia autorização da Direcção-Geral de Viação.

2 - A autorização a que se refere o número anterior será recusada quando:

a) As novas instalações propostas se situem fora da área do concelho em que a escola se localize;

b) Envolva prejuízo para a qualidade do ensino ou para o bom funcionamento da escola;

c) Implique situações de injustificada concorrência com escolas de condução existentes no mesmo concelho, pela proximidade entre estas e o local para onde as novas instalações são propostas.

Art. 2.º - 1 - As instalações das escolas de condução a que se refere o artigo anterior compreendem edifício ou parte de edifício a tal exclusivamente destinado, composto de compartimentos amplos e arejados, em boas condições de higiene e limpeza e de fácil acesso entre si, dotadas das arrecadações necessárias ao exercício da actividade.

2 - O equipamento pedagógico destinado a apetrechar as instalações referidas no número anterior deve permitir a adequada e completa ilustração do ensino ministrado e compreender o material indispensável à boa habilitação dos instruendos para as provas que constituem o exame de condução.

Art. 3.º Às escolas de condução que tiverem instalações e apetrechamento aprovados ao abrigo do presente diploma e seus regulamentos não se aplica, quanto a estes aspectos, o disposto no n.º 2 do artigo 12.º do Decreto-Lei 364/76, de 14 de Maio.

Art. 4.º - 1 - São consideradas infracções:

a) A utilização de instalações não aprovadas pela Direcção-Geral de Viação;

b) A utilização das instalações, mesmo parcialmente para fins estranhos à ministração do ensino da condução;

c) A alteração da compartimentação aprovada para as instalações pela Direcção-Geral de Viação;

d) A inexistência de equipamento ou material didáctico que tenha sido aprovado para a escola, bem como a sua inoperacionalidade;

e) A utilização de apetrechamento não aprovado pela Direcção-Geral de Viação;

f) A utilização de compartimentos constitutivos das instalações da escola para fins diferentes daqueles para que foram aprovados;

g) A falta de conservação e asseio das instalações ou do respectivo apetrechamento;

h) A utilização das salas de aula com lotação que exceda a que tiver sido fixada.

2 - As infracções previstas no número anterior são punidas com as seguintes multas, aplicáveis ao proprietário da escola de condução:

a) De 5000$00 a 25000$00, as infracções previstas nas alíneas a) e b);

b) De 2500$00 a 12500$00, as infracções previstas nas alíneas c), d), e) e f);

c) De 1000$00 a 5000$00, as infracções previstas nas alíneas g) e h).

3 - À cobrança das multas previstas no presente diploma e respectivos regulamentos é aplicável o disposto no Código da Estrada, bem como no artigo 3.º do Decreto Regulamentar 40/77, de 16 de Junho.

4 - O disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei 366/77, de 2 de Setembro, é aplicável quando se verificarem as infracções previstas no presente diploma e respectivos regulamentos.

5 - A prática de três ou mais infracções ao disposto no presente diploma e respectivos regulamentos verificadas dentro de um período de três anos pode determinar o cancelamento do alvará pela Direcção-Geral de Viação.

6 - O disposto no presente artigo é aplicável a todas as escolas de condução, independentemente de terem ou não instalações e apetrechamento aprovados ao abrigo do presente diploma.

Art. 5.º Os tribunais devem enviar à Direcção-Geral de Viação certidão de todas as decisões proferidas relativamente às infracções previstas no presente diploma e seus regulamentos para anotação no cadastro a que se refere o artigo 16.º do Decreto-Lei 364/76, de 14 de Maio.

Art. 6.º Por portaria do Ministro dos Transportes e Comunicações, serão aprovados os regulamentos necessários à boa execução do presente diploma.

Art. 7.º É revogado o disposto no n.º 3 do artigo 11.º do Decreto-Lei 364/76, de 14 de Maio, o n.º 4 do artigo 53.º do Código da Estrada, bem como o disposto no n.º 5, alíneas g) e h), e no penúltimo parágrafo do n.º 8 do artigo 43.º do Regulamento do Código da Estrada.

Carlos Alberto da Mota Pinto - Eduardo Henriques da Silva Correia.

Promulgado em 30 de Julho de 1979.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/08/20/plain-6328.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6328.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-05-14 - Decreto-Lei 364/76 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Reestrutura o ensino de condução automóvel e o sistema de funcionamento das escolas de condução.

  • Tem documento Em vigor 1977-06-16 - Decreto Regulamentar 40/77 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Altera o montante e o sistema de multas por infracções à legislação rodoviária.

  • Tem documento Em vigor 1977-09-02 - Decreto-Lei 366/77 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Estabelece o regime de concessão e exploração das escolas de condução e integra os industriais regressados das ex-colónias depois de 25 de Abril de 1974.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-10-03 - Portaria 531/79 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Fixa os requisitos e formalidades a preencher pela mudança de instalações das escolas de condução.

  • Tem documento Em vigor 1982-09-13 - Decreto-Lei 376/82 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes - Secretaria de Estado dos Transportes Interiores - Direcção-Geral de Viação

    Altera o Decreto-Lei n.º 6/82, de 12 de Janeiro, que reestrutura o sistema de ensino da condução.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda