Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento 1159/2025, de 15 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Promove o Regulamento de Tabela de Taxas e Preços da Freguesia de Foros de Arrão a vigorar na Freguesia de Foros de Arrão.

Texto do documento

Regulamento 1159/2025

Regulamento de Tabela de Taxas e Preços da Freguesia de Foros de Arrão

Nota justificativa As taxas das autarquias locais são tributos que assentam na prestação concreta de um serviço público local, na utilização privada de bens do domínio público e privado das autarquias locais ou na remoção de um obstáculo jurídico ao comportamento dos particulares, quando tal seja atribuição das autarquias locais, nos termos da lei.

Em conformidade com o disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa, nas alíneas d) e f) do n.º 1 do artigo 9.º conjugadas com a alínea h) do n.º 1 do artigo 16.º da Lei 75/2013, de 12 de setembro (que alterou a Lei 169/99, de 18 de setembro, alterada e republicada pela Lei 5-A/2002, de 11 de janeiro, pela Lei 67/2007, de 31 de dezembro, e pela Lei Orgânica 1/2011, de 30 de novembro), e cumprindo o estabelecido na Lei das Finanças Locais (Lei 73/2013, de 3 de setembro, com as alterações introduzidas pela Retificação n.º 46-B/2013, de 1 de novembro e Lei 82-D/2014, de 31 de dezembro) e no Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais (Lei 53-E/2006, de 29 de dezembro, alterada pela Lei 64-A/2008, de 31 de dezembro e Lei 117/2009, de 29 de dezembro), é aprovado o presente Regulamento e Tabela de Taxas e Preços a vigorar na Freguesia de Foros de Arrão.

Para a elaboração do presente regulamento foram tidos em consideração os critérios expressos no, já referido, Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais, dos quais se destacam os princípios da equivalência jurídica e da justa repartição dos encargos públicos, bem como a fundamentação económicofinanceira relativa aos valores das taxas e preços. Procurou-se conciliar a necessidade de arrecadar receitas que façam face a despesas correntes e de investimento e a obrigatoriedade de ter em consideração o meio socioeconómico.

O projeto de regulamento e tabela de taxas e preços foi submetido a consulta pública, nos termos do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo (Lei 4/2015, de 15 de janeiro e Retificação n.º 9/2015, de 3 de março).

Artigo 1.º

Objeto O presente regulamento e os seus anexos têm por finalidade estabelecer as taxas e preços, bem como as normas que regulam a sua incidência, liquidação, cobrança e pagamento, nos termos da lei, a aplicar nas atividades da autarquia no âmbito das suas atribuições e competências.

Artigo 2.º

Incidência objetiva 1-As taxas da Freguesia incidem sobre utilidades prestadas aos particulares ou geradas pela atividade da Freguesia, designadamente:

a) Pela concessão de licenças, prática de atos administrativos e satisfação administrativa de outras pretensões de caráter particular;

b) Pela utilização e aproveitamento do domínio público e privado da Freguesia;

c) Pela gestão de equipamento rural e urbano;

d) Pelas atividades de promoção do desenvolvimento local.

2-Os preços dizem respeito a um conjunto de serviços prestados pela Freguesia para satisfazer necessidades da população.

3-As utilidades prestadas aos particulares ou geradas pela atividade da Freguesia que resultem da atribuição legal de competências ou da celebração de contratos de delegação de competências entre o Município de Ponte de Sor e Freguesia de Foros de Arrão após aprovação do presente regulamento, ficam sujeitas ao presente regulamento e, em tudo o que nele for omisso, nos termos do regulamento geral de taxas, preços e outras receitas do Município de Ponte de Sor e da tabela de taxas municipais e tabela de preços e outras receitas municipais.

Artigo 3.º

Incidência subjetiva 1-O sujeito ativo da relação jurídicotributária, geradora da obrigação de pagamento das taxas e preços previstos no presente regulamento, é a Freguesia de Foros de Arrão, titular do direito de exigir aquela prestação.

2-O sujeito passivo é a pessoa singular ou coletiva e outras entidades legalmente equiparadas que, nos termos da lei e do presente regulamento, esteja vinculado ao cumprimento da prestação tributária, ou seja, ao pagamento de taxas e preços a esta Freguesia.

3-Estão sujeitos ao pagamento das taxas e preços previstos neste regulamento, o Estado, as Regiões Autónomas, as Autarquias Locais, os fundos e serviços autónomos e as entidades que integram o setor empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais.

Artigo 4.º

Taxas e Preços Esta autarquia cobra taxas e preços relativos a:

a) Emissão de documentos (atestados, declarações e Outros Documentos);

b) Registo e licenciamento de cães e gatos;

c) Certificação de fotocópias;

d) Fotocópias;

e) Cemitérios (inumações, exumação, transladações e concessões de terrenos e gavetão, Licenças para obras em campa, averbamentos de alvarás);

f) Licenciamento de venda ambulante de lotarias;

g) Licenciamento de arrumador de automóveis;

h) Licenciamento de Aluguer de Espaços;

Artigo 5.º

Fundamentação económicofinanceira e fórmulas de cálculo das taxas e preços 1-Para efeitos de cálculo dos valores das taxas e preços foram considerados custos diretos e indiretos associados a cada serviço prestado, designadamente, custos com pessoal, manutenção e limpeza, aquisição e desgaste de equipamentos, aquisição de materiais, investimentos, encargos financeiros, bem como os tempos médios de execução dos serviços.

2-A fundamentação económicofinanceira e fórmulas de cálculo das taxas e preços encontram-se demonstradas no Anexo I deste regulamento e que dele faz parte integrante.

Artigo 6.º

Valor das taxas e preços Os valores das taxas e preços a cobrar por esta Freguesia são os constantes no Anexo II deste regulamento e que dele faz parte integrante.

Artigo 7.º

Liquidação e cobrança 1-A liquidação das taxas e preços consiste na determinação do montante a pagar com base na Tabela de Taxas e Preços, no tipo de serviços prestados e nos elementos fornecidos pelos utentes.

2-O documento de liquidação designa-se por guia de recebimento/fatura.

3-A liquidação de taxas e preços não precedida de procedimento é feita nos respetivos documentos de cobrança.

4-A cobrança será efetuada no momento ou após a execução do ato, ou serviço a que respeitem.

Artigo 8.º

Pagamento 1-A relação jurídicotributária extingue-se através do pagamento da taxa e preço, ou de outras formas de extinção nos termos da Lei Geral Tributária.

2-As taxas e preços são pagos em moeda corrente, por numerário, cheque, transferência bancária, e por outros meios previstos na lei.

3-Salvo disposição em contrário, o pagamento das taxas e preços será efetuado no momento ou após a execução do ato ou serviço a que respeitem.

4-De todas as taxas e preços cobrados pela Freguesia de Foros de Arrão será emitida fatura ou documento equivalente que comprove o respetivo pagamento.

Artigo 9.º

Pagamento em prestações 1-A Freguesia de Foros de Arrão poderá autorizar o pagamento das taxas e preços em prestações mensais, mediante requerimento fundamentado, dentro do prazo para pagamento voluntário.

2-O pedido de pagamento em prestações deve conter a identificação do requerente, a natureza da dívida e o número de prestações pretendido, bem como os motivos e documentos que o fundamentam.

3-No caso do deferimento do pedido, o valor de cada prestação mensal corresponderá ao valor resultante da divisão do total da dívida pelo número de prestações autorizado.

4-O pagamento de cada prestação deve ser efetuado nos primeiros oito dias do mês a que disser respeito.

5-A falta de pagamento de qualquer prestação implica o vencimento imediato das seguintes, e a consequente cobrança da dívida remanescente em processo de execução fiscal.

Artigo 10.º

Isenções 1-Estão isentos do pagamento das taxas e preços previstos no presente regulamento todos os particulares e entidades coletivas que beneficiem de isenção prevista em outros diplomas.

2-As associações religiosas, culturais, desportivas e recreativas e as instituições de solidariedade social, desde que legalmente constituída e quando as pretensões que visem prossecução dos respetivos fins estatuários.

3-As isenções previstas no número anterior não dispensam os interessados de requerer as licenças ou autorizações necessárias ou de realizar as comunicações devidas.

4-Em situações de caráter excecional, a Freguesia de Foros de Arrão pode conceder outras isenções totais ou parciais a particulares, entidades coletivas ou entidades comerciais, devendo a deliberação de isenção constar em ata de reunião com a respetiva fundamentação.

5-Sempre que, nos termos do presente regulamento, seja de aplicar a tabela de taxas ou a tabela de preços e outras receitas municipais do Município de Ponte de Sor, aplicam-se ainda as respetivas isenções ou reduções previstas no regulamento geral de taxas preços outras receitas do Município de Ponte de Sor.

Artigo 11.º

Caráter urgente 1-Os documentos referidos na Tabela de Taxas e Preços, que não tenham classificação de urgente, são emitidos no prazo máximo de dois dias (48 horas).

2-Os documentos com caráter urgente serão fornecidos até um dia (24 horas) após o seu requerimento.

3-Os pedidos classificados como urgentes terão um acréscimo de 25 % ao valor normal do valor devido.

Artigo 12.º

Incumprimento 1-São devidos juros de mora pelo cumprimento extemporâneo da obrigação de pagamento das taxas e preços.

2-A taxa de juros de mora a aplicar é a definida, para cada ano, pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), através de Aviso publicado no Diário da República, no momento da elaboração deste documento vigora o Aviso 369/2021, de 7 de janeiro, que estabelece o valor da taxa dos juros de mora em 4,705 %.

3-De acordo com a legislação em vigor, estão isentos de juros de mora o Estado e as outras pessoas coletivas públicas que não tenham forma, natureza ou denominação de empresa pública.

4-Estão isentas de juros de mora as dívidas abrangidas por legislação especial em que se faça expressa referência, quer à não sujeição a juros de mora, quer a outro procedimento relativo à falta de pagamento nos prazos estabelecidos.

5-As dívidas que não forem pagas voluntariamente são objeto de cobrança coerciva através de processo de execução fiscal, nos termos do Código de Procedimento e de Processo Tributário.

Artigo 13.º

Atualização dos valores das taxas e preços 1-Os valores das taxas e preços estabelecidos neste documento podem ser atualizados através do orçamento anual da Freguesia de Foros de Arrão, de acordo com a taxa de inflação.

2-A Freguesia de Foros de Arrão poderá propor à Assembleia de Freguesia a atualização extraordinária ou a alteração das taxas e preços previstos neste documento, mediante fundamentação económicofinanceira subjacente ao novo valor.

3-Quando as taxas e preços resultem de valores fixados por disposição legal, estas serão atualizadas de acordo com a legislação em vigor.

Artigo 14.º

Publicidade A Freguesia de Foros de Arrão disponibilizará nas instalações dos serviços administrativos, em suporte papel o Regulamento e Tabela de Taxas e Preços.

Artigo 15.º

Caducidade O direito da Freguesia de Foros de Arrão de liquidar as taxas e preços caducos, se a liquidação não for validamente notificada ao sujeito passivo, no prazo de quatro anos a contar da data em que o facto tributário ocorreu.

Artigo 16.º

Prescrição 1-As dívidas por taxas e preços à Freguesia de Foros de Arrão prescrevem no prazo de oito anos a contar da data em que o facto tributário ocorreu.

2-A citação, a reclamação e a impugnação interrompem a prescrição.

3-A paragem dos processos de reclamação, impugnação e execução fiscal por prazo superior a um ano por facto não imputável ao sujeito passivo faz cessar a interrupção da prescrição, somando-se, neste caso, o tempo que decorreu após aquele período ao que tiver decorrido até à data da autuação.

Artigo 17.º

Garantias 1-Os sujeitos passivos das taxas e preços podem reclamar ou impugnar a respetiva liquidação.

2-A reclamação deverá ser efetuada por escrito e dirigida à Freguesia de Foros de Arrão, no prazo de 30 dias a contar da notificação da liquidação.

3-A reclamação presume-se indeferida para efeitos de impugnação judicial se não for decidida no prazo de 60 dias.

4-Do indeferimento tácito ou expresso cabe impugnação judicial para o tribunal administrativo e fiscal da área da Freguesia de Foros de Arrão, no prazo de 60 dias a contar do indeferimento.

5-A impugnação judicial depende da prévia dedução da reclamação prevista no n.º 2 deste artigo.

Artigo 18.º

Legislação subsidiária Em tudo quanto não estiver, expressamente previsto, neste regulamento é aplicável, sucessivamente:

a) O Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais;

b) A Lei das Finanças Locais;

c) A Lei Geral Tributária;

d) A Lei das Autarquias Locais;

e) O Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais;

f) O Código de Procedimento e de Processo Tributário;

g) O Código de Processo Administrativo nos Tribunais Administrativos;

h) O Código do Procedimento Administrativo.

Artigo 19.º

Norma revogatória É revogado o Regulamento e Tabela de Taxas e Preços anteriormente vigente na Freguesia de Foros de Arrão.

Artigo 20.º

Entrada em vigor O presente Regulamento entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação no Diário da República a afixar no edifício da Sede da Junta de Freguesia após aprovação pela Assembleia de Freguesia.

29 de setembro de 2025.-O Presidente, José Manuel Esporeta.

ANEXO I

Fundamentação económicofinanceira e fórmulas de cálculo das taxas e preços Artigo 1.º Emissão de documentos 1-A fórmula de cálculo a aplicar na emissão de documentos é a seguinte:

Taxa de Emissão de documentos = tedos = tme × (vhtn + vhie) + ct

a) Tme = tempo médio de execução = (tempo médio de elaboração do documento + tempo médio de realização do registo contabilístico + tempo médio despendido no arquivo) = 60 minutos;

b) Vhtn = valor hora do custo do trabalho normal dos trabalhadores dos serviços administrativos = (remuneração base mensal + subsídio de natal mensal + subsídio de férias mensal + subsídio de refeição mensal + abono para falhas + desconto para o sistema de proteção social mensal + seguro de acidentes de trabalho mensal) ÷ 22 dias ÷ 7 horas = (1122,84 + 93,57 + 93,57 + 120 + 86,29 + 331,61 + 18,85) ÷ 22 ÷ 7 = 12,12 €

c) Vhie = valor hora da despesa com instalações e equipamentos = ((consumo de água médio mensal + consumo de eletricidade médio mensal + consumo médio de custos com manutenção dos equipamentos e softwares informáticos e administrativos + consumo de comunicações médio mensal) ÷ 22 dias ÷ 7 horas) = (26,70 + 101,74 + 232,82 + 77,56) ÷ 22 ÷ 7) = 2,85 €

d) ct= custo total (custo médio de consumíveis) 2-Para a emissão de documentos com diversos fins (atestados, declarações e outros documentos) para os requerentes recenseados na Freguesia, a fórmula traduz-se nos seguintes cálculos:

Tedos (Emissão de Documentos) = tme × (vhtn + vhie) +ct Tedos = 0,33 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 4,97 € ≈ 5,00 € Atestados, declarações e outros documentos que comprovem a insuficiência económica, que sejam utilizados para fins judiciais, eleitorais e que comprovem o estado de antigo combatente ou outros estão isentos;

3-Para a emissão de Segundas vias ou Averbamentos a Alvará, para os requerentes recenseados na Freguesia, a fórmula traduz-se nos seguintes cálculos:

Tedos (SVAA) = tme x (vhtn + vhie) +ct Tedos = 1,32 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 19,72 € ≈ 20,00 € 4-Para a emissão de licenças de atividades diversas (venda ambulante de lotarias e arrumadores de automóveis) para os requerentes recenseados na Freguesia, a fórmula traduz-se nos seguintes cálculos:

Tedos (Atividades diversas) = tme × (vhtn + vhie) +ct Tedos = 0,33 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 4,97 € ≈ 5,00 € 5-No caso dos requerentes não recenseados na Freguesia, a emissão de documentos com diversos fins (atestados, declarações e outros documentos), traduz-se na mesma fórmula, à qual é acrescentado um critério de desincentivo:

Tedos (Emissão de Documentos NR) × cd = Ponte 2 × 125 % Tedos (Atividades Diversas NR) × cd = Ponte 4 × 125 % 6-A taxa de urgência para a emissão de documentos associa-se ao valor calculado no ponto 4, à qual é acrescentado um critério de desincentivo:

Tedos (Emissão de Documentos R) x cd = Ponto 2 x 125 % Tedos (Atividades Diversas R) × cd = Ponto 3 × 125 % Tedos (SVAA) × cd = Ponto 4 × 125 % Tedos (Não Recenseados) × cd = Ponto 5 × 125 % 7-Para a venda do Emblema da Freguesia, temos:

Tedos (EF) = 5,00 € Os estudantes eleitores da Freguesia estão isentos destas taxas.

Artigo 2.º

Certificação de fotocópias 1-O Decreto Lei 28/2000, de 13 de março, atribui às Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias a possibilidade de certificar a conformidade de fotocópias com os documentos originais que lhes sejam apresentados.

2-O artigo 2.º do referido diploma estabelece que é da competência da Freguesia fixar os preços a cobrar pelos serviços de certificação de fotocópias, não podendo exceder o preço resultante da tabela em vigor nos cartórios notariais.

3-Neste contexto, os preços fixados correspondem a 100 % das taxas definidas no n.º 9 do artigo 27.º do Regulamento Emolumentar dos Registos e dos Notariados, respetivamente para as alíneas a) e b):

a) Até 4 páginas, inclusive = (27 % × 18,00) = 4,86 ≈ 5,00 €;

b) A partir da 5.ª página, por cada página a mais = 1,00 €, até ao limite de 150 €.

Artigo 3.º

Outros serviços administrativos 1-A fórmula de cálculo a aplicar na extração de fotocópias e impressões é a definida para a emissão de documentos, apresentada no artigo 1.º deste anexo, e em alguns casos, associada a critérios de desincentivo:

Tedos (Fotocópias) = tme × (vhtn + vhie) + ct 1.1-Fotocópias e Impressos:

a) A cores A4, por página:

Tedos = 0,017 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 0,28 ≈ 0,30 €

b) A preto e branco A4, por página:

= 2/3 × da alínea a) = 0,66 × 0,30 = 0,198 ≈ 0,20 €

c) A preto e branco A3, por página:

Tedos = 0,027 × (12,12 + 2,85) + 0,03 =0,43 ≈ 0,40 €

d) A cores A3, por página:

Tedos = 0,036 × (12,12 + 2,85) + 0,03 =0,57 ≈ 0,60 € Artigo 4.º Licenciamento de cães e gatos 1-De acordo com Decreto Lei 82/2019, de 27 de junho, as taxas a aplicar no registo e no licenciamento de cães e gatos devem ter como referência o valor da Taxa N de profilaxia médica (fixada anualmente por despacho do governo), não podendo exceder o triplo daquele valor e variando de acordo com a categoria do animal. No momento da elaboração deste documento vigora o Despacho 6756/2012 (2.ª série), de 18 de maio, que estabelece o valor da Taxa N em 5,00 €.

1.1-As fórmulas de cálculo a aplicar são as definidas nas alíneas seguintes:

a) Licenças

i) Categoria A (cão de companhia) = 80 % da taxa N de profilaxia médica = 0,80 × 5,00 € = 4,00 € A percentagem da taxa N a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo:

tedos = tme × (vhtn + vhie) + ct tedos = 0,26 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 3,92 € ≈ 4,00 € = 80 % da taxa N

ii) Categoria B (cão com fins económicos) = 80 % da taxa N de profilaxia médica = 0,80 × 5,00 € = 4,00 € A percentagem da taxa N a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo. tedos = tme × (vhtn + vhie) + ct tedos = 0,260 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 3,92 € ≈ 4,00 € = 80 % da taxa N

iii) Categoria C (cão para fins militares, policiais e de segurança pública)-isento de acordo com o n.º 4 do artigo 27.º do Decreto Lei 82/2019, de 27 de junho na sua versão atualizada.

vi) Categoria D (cão para investigação científica)-isento de acordo com a alínea b) do n.º 7 do artigo 27.º do Decreto Lei 82/2019, de 27 de junho na sua versão atualizada.

v) Categoria E (cão de caça) = 200 % da taxa N de profilaxia médica = 2,00 × 5,00 € = 10,00 € A percentagem da taxa N a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo. tedos = (tme × (vhtn + vhie)) + ct tedos = 0,66 × (12,12 + 2,85) +0,03 = 9,91 € ≈ 10,00 € = 200 % da taxa N

vi) Categoria F (cão-guia) = isento de acordo com a alínea a) n.º 7 do artigo 27.º do Decreto Lei 82/2019, de 27 de junho na sua versão atualizada.

vii) Categoria G (cão potencialmente perigoso) = 240 % da taxa N de profilaxia médica = 2,40 × 5,00 € = 12,00 € A percentagem da taxa da Categoria G a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo, com a inclusão de um critério de desincentivo à detenção desta categoria de cães. tedos = (tme × (vhtn + vhie) + ct) × cd tedos = (0,33 × (12,12 + 2,85) +0,03) × 240 % = 11,93 ≈ 12,00 € = 240 % da taxa N

viii) Categoria H (cão perigoso) = 300 % da taxa N de profilaxia médica = 3,00 × 5,00 € = 15,00 € A percentagem da taxa da Categoria G a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo, com a inclusão de um critério de desincentivo à detenção desta categoria de cães. tedos = (tme × (vhtn + vhie) + ct) × cd tedos = (0,33 × (12,12 + 2,85) +0,03) × 300 % = 14,91 ≈ 15,00 € = 300 % da taxa N

ix) Categoria I (gato) = 20 % da taxa N de profilaxia médica = 0,20 × 5,00 € = 1,00 € A percentagem da taxa N a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo:

tedos = [tme × (vhtn + vhie)] + ct tedos = 0,6 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 0,92 € ≈ 1,00 € = 20 % da taxa N

x) Categoria I (Furão) = 20 % da taxa N de profilaxia médica = 0,20 × 5,00 € = 1,00 € A percentagem da taxa N a utilizar é obtida através da aplicação da fórmula de emissão de documentos e outros serviços, definida no artigo 1.º deste anexo:

tedos = [tme × (vhtn + vhie)] + ct tedos = 0,06 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 0,92 € ≈ 1,00 € = 20 % da taxa N

xi) Atualização Base de Dados Proprietários de Canídeos, Gatídeos e Furões tedos (ABD) = tme × (vhtn + vhie) +ct Tedos = 0,17 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 2,57 € ≈ 2,50 €

xii) Atualização de Titular e outras alterações ao registo tedos (ABD) = tme × (vhtn + vhie) + ct Tedos = 0,17 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 2,57 € ≈ 2,50 €

b) De acordo com n. º8 do artigo 27.º Decreto Lei 82/2019, de 27 de junho na sua versão atualizada, as licenças relativas a animais recolhidos em instalações pertencentes a sociedades zoófilas legalmente constituídas e sem fins lucrativos e nos canis municipais são gratuitas.

Artigo 5.º

Concessões no cemitério 1-A fórmula de cálculo de concessão de terrenos para sepulturas, columbários, ossários e gavetões no cemitério está indexada ao valor médio de construção por metro quadrado, que no ano de elaboração deste documento se situa nos 512,00 €, a área do espaço ocupado, o custo administrativo para a prestação do serviço e a critérios de desincentivo à concessão perpétua dos terrenos.

2-A fórmula de cálculo para o custo do serviço administrativo é a constante no artigo 1.º deste anexo:

tedos = tme × (vhtn + vhie) + ct tedos = 0,33 × (12,12 + 2,85) + 0,03 = 4,97 € ≈ 5,00 €

2.1-Concessão no cemitério:

a) Concessão de terreno para sepultura:

= (valor médio de construção por metro quadrado × área × cd) + tedos =

= (512,00 × 1 m2 × 0,75) + 5,00 = 389 ≈ 400,00 €

2.2-Concessão de ossário/columbário:

= (valor médio de construção por metro quadrado x área x cd) + tedos =

= (512,00 ×0,54 m2 × 0,52) + 5,00 = 148,77 ≈ 150,00 €

2.3-Transmissão por atos entre vivos aplica-se 75 % da taxa da concessão.

2.4-Transmissão classes sucessíveis aplica-se 10 % da taxa da concessão.

Artigo 6.º

Serviços cemiteriais 1-No que diz respeito aos serviços realizados no cemitério relativos a inumações, exumações e trasladações, a fórmula a aplicar tem em consideração o custo do trabalho normal dos trabalhadores responsáveis pelos mesmos, o tempo despendido, despesas com a manutenção dos cemitérios, e custo dos materiais/máquinas/veículos utilizados, e em alguns casos, critérios de incentivo e desincentivo, consoante a atividade e o que a mesma implica.

2-Fórmula de cálculo:

Serviços Cemiteriais (SC) = (valor hora do custo do trabalho normal dos trabalhadores responsáveis pelos serviços cemiteriais x n.º de horas despendidas) + (custo de água) = (17,87 × 1h) + 0,05 € = 17,92 € Tme = Tempo médio dispensado 2.1-Inumação para sepultura:

= (sc × tme) + tedos

= (17,92 × 2h) + 5,00 = 40,84 € ≈ 40,00 €

2.2-Exumação:

= (sc × tme) + tedos

= (17,92 × 3,55) + 5,00 = 68,61 € ≈ 70,00 €

2.3-Transladação

= (sc × tme) + tedos

= (17,92 × 3,55) + 5,00 = 15,75 € ≈ 70,00 €

2.4-Licença para obras em sepulturas

= (sc × tme) + tedos

= (17,92 × 0,80) + 5,00 = 19,33 € ≈ 20,00 €

2.5-Transladações para Ossário:

= (sc × tme) + tedos

= (17,92 × 0,56) + 5,00 = 15,03 € ≈ 15,00 €

2.6-Manutenção de Sepultura, anual:

= (sc × tme) + tedos

= (17,92 × 1,11) + 5,00 = 24,89€ ≈ 25,00 €

Artigo 7.º

Utilização de instalações 1-A fórmula de cálculo para a utilização de instalações da autarquia tem como base os Serviços Administrativos e os Encargos com as Instalações com as mesmas.

2-A fórmula de cálculo para o custo do serviço administrativo é a constante no artigo 1.º deste anexo:

Tedos (Emissão de Documentos) = tme × (vhtn + vhie) +ct Tedos = 0,33 × (12,12 + 2,85) +0,03 = 4,97 ≈ 5,00 € SMCI (Serviços de Manutenção de Cedência de Instalações/Espaços) = 17,87 €/h 2.1-Utilização da Casa Mortuária, por dia, até as 24:

00h:

Tedos (SCM) = Tedos + SMCI × tme + CTcm Tedos (SCM) = 5,00 + (17,87 × 3,01h) + 0,12 € = 58,90 ≈ 70,00 € em que, Tedos (SCM) = Tedos + SMCI × tme + CTcm Tedos (SCM) = 5,00 + (17,87 × 3,01h) + 0,12 € = 58,90 ≈ 70,00 € em que, CTcm = (custo de Luz estimado/hora) = 0,12 € Tedos (SCM) = Tedos + SMCI × tme + CTcm Tedos (SCM) = 5,00 + (17,87 × 3,01h) + 0,12 € = 58,90 ≈ 70,00 € em que, Tedos (SCM) = Tedos + SMCI × tme + CTcm Tedos (SCM) = 5,00 + (17,87 × 3,01h) + 0,12 € = 58,90 ≈ 70,00 € em que, CTcm = (custo de Luz estimado/hora) = 0,12 €;

Tme = Tempo médio dispensado para a manutenção das instalações.

Artigo 8.º

Publicidade Nos assuntos relacionados com a publicidade nas viaturas, aplicam-se as taxas do Município de Ponte de Sor, no que se concerne ao licenciamento e renovação.

Artigo 9.º

Ocupação da Via Pública Nos assuntos relacionados com a Ocupação de Via Pública, aplicam-se as taxas do Município de Ponte de Sor no que se concerne ao licenciamento e renovação.

ANEXO II

Tabelas de Taxas e Preços

Natureza

Valor em euros (€)

Serviços Administrativos:

Atestados, Declarações, Certidões e outros documentos

5,00 €

Averbamento Alvará

20,00 €

Venda Ambulante de Lotarias

5,00 €

Arrumadores de Automóveis

5,00 €

Emblema da Freguesia

5,00 €

Serviços AdministrativosTaxas Adicionais:

Requerente não recenseado

125%

Taxa de Urgência

125%

Certificado de Fotocópias:

Até 4 º página, inclusive

5,00 €

A partir da 5º página, por cada página a mais

1,00 €

Fotocópias e Impressos:

A cores A4, por página

0,30 €

A preto e branco A4, por página

0,20 €

A preto e branco A3, por página

0,40 €

A cores A3, por página

0,60 €

Licenciamento de Cães e Gatos:

Categoria A (cão de Companhia)

4,00 €

Categoria B (cão com fins económicos)

4,00 €

Categoria C (cão para fins militares, policiais e de segurança pública)

Isento

Categoria D (cão para investigação científica)

Isento

Categoria E (cão de caça)

10,00 €

Categoria F (cão-guia)

Isento

Categoria G (cão potencialmente perigosos)

12,00 €

Categoria H (cão perigoso)

15,00 €

Categoria I (gato)

1,00 €

Categoria J (Furão)

1,00 €

Atualização Base de Dados Proprietários de Canídeos, Gatídeos e furões

2,50 €

Alteração de Titular e outras alterações ao registo

2,50 €

Concessão no cemitério:

Concessão de terreno para sepultura

400,00 €

Concessão de ossário/columbário

150,00 €

Transmissão entre vivos de classes sucessivas

10 % da concessão

Transmissão entre vivos

75 % da concessão

Serviços Cemitériais:

Inumação Sepultura simples

40,00 €

Exumação

70,00 €

Transladação

70,00 €

Transladação para Ossários

15,00 €

Licença para obras em sepultura

20,00 €

Manutenção de Sepultura, anual

25,00 €

Utilização de Espaços:

Casa Mortuária

70,00 €

319642933

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6313365.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-09-18 - Lei 169/99 - Assembleia da República

    Estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos orgãos dos municípios e das freguesias.

  • Tem documento Em vigor 2000-03-13 - Decreto-Lei 28/2000 - Ministério da Justiça

    Confere competência para certificação da conformidade de fotocópias com os documentos originais às juntas de feguesia, ao serviço público de correios, CTT - Correios de Portugal, S.A., às câmaras de comércio e indústria reconhecidas nos termos do Dec Lei nº 244/92, de 29 de Dezembro, aos advogados e aos solicitadores.

  • Tem documento Em vigor 2002-01-11 - Lei 5-A/2002 - Assembleia da República

    Altera a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias. Republicado em anexo aquele diploma com as alterações ora introduzidas.

  • Tem documento Em vigor 2006-12-29 - Lei 53-E/2006 - Assembleia da República

    Aprova o regime geral das taxas das autarquias locais.

  • Tem documento Em vigor 2007-12-31 - Lei 67/2007 - Assembleia da República

    Aprova o regime da responsabilidade civil extracontratual do Estado e demais entidades públicas e altera (sexta alteração) o Estatuto do Ministério Público.

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2009-12-29 - Lei 117/2009 - Assembleia da República

    Altera (segunda alteração) a Lei n.º 53-E/2006, de 29 de Dezembro, que aprova o regime geral das taxas das autarquias locais.

  • Tem documento Em vigor 2011-11-30 - Lei Orgânica 1/2011 - Assembleia da República

    Transfere competências dos governos civis e dos governadores civis para outras entidades da Administração Pública em matérias de reserva de competência legislativa da Assembleia da República.

  • Tem documento Em vigor 2013-09-03 - Lei 73/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.

  • Tem documento Em vigor 2013-09-12 - Lei 75/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.

  • Tem documento Em vigor 2019-06-27 - Decreto-Lei 82/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece as regras de identificação dos animais de companhia, criando o Sistema de Informação de Animais de Companhia

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda