Reconhecimento do interesse público da final da prova desportiva Liga dos Campeões Feminina de Futebol em 2025, sob a égide da UEFA (UEFA Women’s Champions League 2025 ou UWCL 2025)
A Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei 5/2007, de 16 de janeiro, admite o reconhecimento do interesse público de eventos desportivos, por despacho do membro do Governo responsável pela área do desporto.
No dia 24 de maio de 2025, disputa-se no concelho de Lisboa, na instalação desportiva Estádio José Alvalade a final da prova desportiva Liga dos Campeões Feminina de 2025, sob a égide da UEFA (UWCL 2025), que contará com a participação milhares de pessoas, entre jogadoras, responsáveis técnicos, árbitros, familiares, voluntários e adeptos.
Importa referir que a final da prova desportiva, UWCL 2025, representa um dos maiores eventos desportivos a nível mundial, com uma elevada visibilidade internacional. A realização desta competição em território nacional contribui para o fortalecimento da imagem de Portugal no cenário desportivo global, com impacto direto na promoção do desporto feminino, refletindo o compromisso do XXIV Governo Constitucional com a sua valorização e expansão.
Tratam-se, pois, de um jogo de referência do calendário internacional que se realiza em Portugal, no futebol feminino, e com níveis de participação crescente, cuja relevância desportiva tem sido paulatinamente reconhecida.
Esta prova apresenta igualmente uma relevante projeção mediática, que se assume como elemento potenciador da afirmação do País como destino de excelência para a realização de grandes eventos desportivos, tendo uma preocupação no âmbito da intervenção social.
Ademais, terá um impacto positivo e significativo na economia nacional. A nível local, contribuirá para a criação de postos de trabalho temporários, estimulará o consumo no setor de serviços e gerará receitas através de bilheteira, patrocínios e no quadro das transmissões televisivas e omnicanal.
Acresce, o evento terá um efeito multiplicador em outros setores, como transportes, retalho, e gastronomia, beneficiando diretamente a cidade envolvida na sua organização e aumentando o impacto económico do evento a nível nacional.
A organização da final da prova desportiva, UWCL 2025, contribui para a visibilidade e promoção da prática feminina em geral e da prática feminina do futebol em particular, um desporto historicamente marcado pela desigualdade de género.
A realização de um evento de tão grande magnitude demonstra o empenho do Governo português, da UEFA e da Federação Portuguesa de Futebol em promover a igualdade de género, estimulando o interesse e a participação das mulheres no desporto. Este evento será um marco importante para o desporto feminino, representando um passo significativo na luta pela equidade entre os géneros no contexto desportivo.
Por último, refira-se que o referido jogo conta com a homologação da Federação Portuguesa de Futebol, bem como com o apoio do Município de Lisboa.
Face ao exposto, reconheço o interesse público da final da prova desportiva, Liga dos Campeões Feminina de Futebol em 2025, sob a égide da UEFA (UEFA Women’s Champions League 2025), a realizar no dia 24 de maio de 2025 no estádio José Alvalade em Lisboa.
26 de março de 2025. - O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Miguel Pereira Dias.
318870493