Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Edital 109/2025, de 21 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concurso público internacional para a contratação de um investigador principal para a carreira de investigação científica, em regime de direito privado, na área disciplinar de Saúde Tropical.

Texto do documento

Edital 109/2025



Concurso público internacional para a contratação de 1 Investigador Principal para a carreira de investigação científica, em regime de direito privado, na área disciplinar de Saúde Tropical

Professor Filomeno Fortes, Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa, ao abrigo das competências delegadas pelo Despacho 181/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 3, de 4 de janeiro de 2023, faz saber que, por despacho de 30 de dezembro de 2024 do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Professor João Sàágua se encontra aberto, por um período de 15 dias úteis a contar do dia imediatamente seguinte ao da publicação do Aviso no Diário da República, um concurso documental, de âmbito internacional, com referência interna CT-ID/06-2025, para o recrutamento de um Investigador Principal, na área disciplinar de Saúde Tropical, com ênfase em Epidemiologia Clínica, na modalidade de contrato de trabalho por tempo indeterminado celebrado em regime de direito privado, nos termos do Código do Trabalho (Lei 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual) e do Regulamento relativo às carreiras, ao recrutamento e aos contratos de trabalho de investigadores em regime de contrato de trabalho da Universidade Nova de Lisboa, adiante designado por RCI-UNL (Regulamento 393/2018, de 12 de junho, alterado pelo Despacho 6510/2019, de 14 de junho, e pelo Despacho 10293/2021, de 11 de outubro).

O presente concurso é aberto no âmbito do programa FCT TENURE - 1.ª edição, no âmbito dos objetivos estratégicos da Unidade de Investigação Global Health and Tropical Medicine (GHTM), sendo o investigador, uma vez contratado, constituído membro integrado desta Unidade de Investigação e do programa de financiamento adicional “Aliança” para apoiar a contratação de doutorados pelo Governo Português (Orçamento de Estado de 2024) para estimular a contratação de investigadores.

Essa contratação está condicionada à assinatura do contrato-programa FCT TENURE - 1.ª edição. O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento das vagas resultantes dos resultados do Concurso para as posições da Unidade de Investigação GHTM na sequência da candidatura submetida pela Universidade NOVA de Lisboa, podendo ser feito cessar até a homologação da lista de ordenação final das pessoas candidatas e caducando com a respetiva ocupação dos postos de trabalho em oferta. Na eventualidade de nenhuma pessoa candidata demonstrar possuir o perfil indicado para o desempenho das funções descritas no âmbito deste aviso, o Júri reserva-se o direito de não atribuir o lugar a concurso.

Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Universidade NOVA de Lisboa, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação. Neste sentido, os termos ‘candidato’, ‘professor’, ‘investigador’, e outros similares não são usados neste edital para referir o género das pessoas.

De igual modo, nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

I - Local de trabalho:

O local de trabalho será nas instalações do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa, localizadas na Rua da Junqueira n.º 100, na cidade de Lisboa.

O trabalhador efetuará todas as deslocações, em Portugal ou no estrangeiro, inerentes às suas funções ou necessárias ao exercício da sua atividade.

II - Principais funções e atividades:

O candidato selecionado desempenhará as funções de Investigador Principal no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e realizará atividades de investigação e desenvolvimento e todas as demais atividades científicas e técnicas no âmbito da Unidade de Investigação Global Health and Tropical Medicine (GHTM) e das missões da Universidade NOVA de Lisboa e ainda deverá:

a) Participar na conceção, desenvolvimento e execução de projetos de investigação e desenvolvimento na área de Saúde Tropical e em atividades científicas e técnicas conexas;

b) Orientar os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos a seu cargo na área de Saúde Tropical, incluindo Epidemiologia Clínica das doenças tropicais, da saúde sexual e materno infantil, medicina do viajante ou saúde de migrantes e populações vulneráveis, e em atividades científicas e técnicas conexas;

c) Colaborar no desenvolvimento de ações de formação no âmbito da metodologia da investigação e desenvolvimento na área de Saúde Tropical, especialmente em Epidemiologia Clínica;

d) Acompanhar os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos bolseiros, pelos estagiários de investigação e pelos assistentes de investigação e participar na sua formação;

e) Orientar e participar em programas de formação da instituição com carga horária de até 4 horas semanais.

III - Posição remuneratória e exclusividade:

1 - O posicionamento inicial do investigador em regime de direito privado num dos níveis remuneratórios da categoria é passível de negociação com a NOVA, de acordo com o perfil e experiência do investigador, nos termos do artigo 15.º, n.º 3 do RCI-UNL, nos termos dos anexos I e II ao mesmo Regulamento, aplicando-se as atualizações salariais da Administração Pública.

2 - A retribuição mensal corresponde à da categoria de Investigador Principal, em regime de dedicação plena, posição remuneratória 1 e nível remuneratório 62-A ou posição remuneratória 1 e nível remuneratório 70-A, sem ou com Agregação ou Habilitação, respetivamente, nos termos dos anexos I e II ao RCI-UNL, aplicando-se as atualizações salariais da Administração Pública.

IV - Modalidade de contratação

O recrutamento do Investigador Principal, sob a forma de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, decorrerá nos termos do RCI-UNL, nomeadamente no que respeita ao período experimental de três anos. Tudo o que não estiver incluído neste aviso será aplicável o RCI-UNL.

V - Requisitos de admissão dos candidatos

1 - Nos termos do Estatuto da Carreira de Investigação Científica, aprovado pelo Decreto-Lei 124/99, de 20 de abril (ECIC), na sua redação atual, é requisito geral a titularidade do grau de doutor em Medicina, Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Saúde Pública, Epidemiologia ou área afim, no âmbito da área científica do concurso, e posse de um currículo científico relevante nessa área.

2 - Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, é obrigatório o reconhecimento em Portugal, nos termos previstos na legislação para o efeito aplicável. Este reconhecimento tem de estar cumprido até à data do termo do prazo para a candidatura ao concurso.

3 - Os candidatos devem ter conhecimentos linguísticos no nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) Portuguesa ou Inglesa.

4 - Os candidatos devem ser detentores de um currículo científico e profissional que demonstre um perfil adequado para liderar um programa de investigação em epidemiologia clínica no âmbito do GHTM IHMT NOVA com o objetivo geral de realizar investigação translacional e de implementação sobre doenças infecciosas e parasitárias, doenças tropicais negligenciadas, saúde sexual e reprodutiva, medicina do viajante e saúde dos migrantes. Espera-se a demonstração de publicação em periódicos científicos de alto impacto, experiência em cooperação internacional e formação/supervisão em diferentes níveis, incluindo estudantes de mestrado e doutoramento e doutorados, obtenção de financiamento externo de fontes nacionais e internacionais e experiência de investigação, formação e cooperação em ambiente tropical, com ênfase em países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

5 - Os candidatos ao presente procedimento de recrutamento devem instruir a candidatura com os documentos descritos neste Edital. A não entrega de algum dos documentos, no prazo previsto e nos termos deste Edital, determina a não admissão da candidatura, previamente à deliberação sobre o mérito absoluto.

VI - Formalização das candidaturas

1 - O formulário de candidatura encontra-se disponível em:

https://www.ihmt.unl.pt/category/bolsas-e-concursos/concursos-docentes-e-investigadores/

e no portal EURAXESS.

2 - O processo de candidatura deve ser acompanhado de documentação em português ou inglês. O Curriculum vitae e o Plano de desenvolvimento científico e tecnológico deverão ser obrigatoriamente apresentados em inglês.

3 - A candidatura submetida por e-mail deverá conter obrigatoriamente os seguintes documentos:

a) Certidão comprovativa do grau de Doutor em Medicina, Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Saúde Pública, Epidemiologia ou em área afim, com reconhecimento em Portugal no caso de grau conferido por instituição estrangeira;

b) Curriculum vitae do candidato, redigido em inglês, que deve incluir:

i) As identificações “ORCID” e “Scopus Author ID” e, opcionalmente, “Google Scholar ID” e “Researcher ID”;

ii) Descrição das atividades de investigação e desenvolvimento e todas as outras atividades consideradas relevantes para o presente concurso, de acordo com os termos do presente anúncio;

iii) Menção a cinco publicações selecionadas pelo candidato (artigos científicos, livros ou capítulos de livros) com a sua (co)autoria, que considere mais representativas do seu contributo na área disciplinar de Saúde Tropical, especialmente na subárea de Epidemiologia Clínica;

c) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico, com limite de 3.500 palavras (excluindo referências), a ser desenvolvido pelo candidato nos próximos cinco anos, na área disciplinar de Saúde Tropical e com ênfase em Epidemiologia Clínica, enquadrado na missão, objetivos e áreas de investigação na Unidade de Investigação GHTM IHMT NOVA;

d) Declaração, sob compromisso de honra, de que, caso o júri opte por solicitar qualquer outra documentação científica constante do Curriculum vitae do candidato, a mesma será entregue no prazo de 10 dias úteis;

e) Declaração, sob compromisso de honra, de que se for selecionado no concurso está habilitado a comunicar e lecionar em língua portuguesa ou inglesa no nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR);

f) Outros documentos que o candidato considere relevantes para a análise da sua candidatura.

4 - Os documentos comprovativos dos requisitos gerais de recrutamento em funções privadas podem ser substituídos por declaração prestada no formulário disponível no site do IHMT NOVA em https://www.ihmt.unl.pt/category/bolsas-e-concursos/concursos-docentes-e-investigadores/

VII - Apresentação do pedido

1 - O processo de candidatura, assim como todos os documentos que o instruem, deverão ser apresentados até ao 15.º dia útil contado a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso no Diário da República.

2 - Os candidatos devem submeter os seus documentos de candidatura, em formato PDF, para o seguinte correio eletrónico drh@ihmt.unl.pt. O assunto do e-mail deve indicar a referência do Edital.

VIII - Requisitos de aprovação em mérito absoluto

1 - Após admissão das candidaturas, o júri deliberará sobre a aprovação em mérito absoluto dos candidatos, expressa nas fórmulas Recusado ou Aprovado.

2 - As deliberações são tomadas por votação nominal fundamentada, por maioria absoluta dos votos dos membros do júri presentes, não sendo permitidas abstenções.

3 - A aprovação em mérito absoluto dependerá da demonstração de capacidade de liderança expressa por publicações indexadas como último autor ou autor correspondente/principal; liderança de projetos de investigação de dimensão significativa angariados em ambiente competitivo e (co-) orientação de estudantes de doutoramento; evidência de impacto da investigação realizada e da condução de esforços com vista à maximização desse impacto (tais como transferência de conhecimento, colaboração com indústria ou sociedade, comunicação de ciência, apoio a políticas públicas, entre outros). Para demonstrar tais capacidades, os candidatos deverão cumprir cumulativamente os requisitos descritos nas alíneas a), b), c) e d) e pelo menos cinco dos sete requisitos seguintes, descritos nas alíneas, e), f), g), h), i), j) e k):

a) Ter pelo menos 30 publicações indexadas internacionalmente, com conteúdos compatíveis com a área disciplinar do concurso, Saúde Tropical, em periódicos dos dois primeiros quartis (Q1 e Q2), tendo como referência o “Journal Citation Reports” ou “Scopus”, e/ou livros ou capítulos de livros publicados por editoras nacionais ou internacionais, sendo primeiro, último ou autor correspondente em pelo menos dez deles;

b) Ter participado e/ou assumido a coordenação, ou ter sido responsável pela participação da instituição a que pertencia, formalmente, em pelo menos cinco (5) projetos de investigação com financiamento competitivo;

c) Ter integrado ou integrar a equipa de orientação de pelo menos uma tese de Doutoramento ou dissertação de Mestrado ou Mestrado integrado concluída, e duas em curso, em áreas compatíveis com a área disciplinar do concurso;

d) Ter pelo menos cinco (5) evidências comprovadas do impacto da investigação realizada e da condução de esforços com vista à maximização desse impacto (tais como transferência de conhecimento, colaboração com indústria ou sociedade, comunicação de ciência, apoio a políticas públicas, entre outros);

e) Ter pelo menos quinhentas (500) citações documentadas na base de dados “Scopus” ou “Web of Science”;

f) Ter participado no desempenho de tarefas de extensão universitária, divulgação científica, inovação, impacto, criação de valor e valorização do conhecimento;

g) Ter participado enquanto orador em palestras ou seminários, de âmbito nacional ou internacional;

h) Ter reconhecimento da qualidade da atividade científica através de prémios ou distinções atribuídas por organismos nacionais ou internacionais de referência;

i) Ter experiência comprovada em formação, ou investigação, ou apoio ao desenvolvimento envolvendo instituições e/ou recursos humanos em ambiente tropical, com ênfase em países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP);

j) Ter participado no ensino de uma (1) unidade curricular de um curso conferente de grau em funcionamento nos últimos cinco anos, na área disciplinar do concurso, Saúde Tropical, ou em áreas afins;

k) Ter participado, durante pelo menos um ano ou equivalente, em pelo menos um (1) órgão de gestão académica e universitária.

4 - A inobservância de algum dos requisitos referidos nas alíneas “a)”, “b)”, “c)” e d) e de no mínimo de cinco dos requisitos descritos nas alíneas “d)” a “k)” determina a exclusão da candidatura - recusado.

IX - Método de seleção e avaliação

1 - Neste concurso, uma vez identificados os candidatos aprovados em mérito absoluto, procede-se à sua avaliação e ordenação em mérito relativo. A aptidão e o desempenho dos candidatos serão avaliados nos vários parâmetros nos termos do artigo 16.º do Estatuto da Carreira de Investigação Científica, aprovado pelo Decreto-Lei 124/99, de 20 de abril (ECIC). A avaliação consiste na apreciação do Curriculum vitae e do Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico apresentados pelos candidatos, sendo considerada e ponderada a qualidade do trabalho dos candidatos, nos termos do artigo 16.º do ECIC, nas valências de investigação, inovação e extensão, docência, gestão institucional e outras.

2 - Na Avaliação Curricular (AC) dos candidatos em cada um dos parâmetros abaixo descritos deve ter-se em consideração a área científica em que o concurso é aberto e será dada ênfase e valorização:

a) À formação em Medicina (mestrado integrado, licenciatura ou equivalente), prática clínica em ambiente tropical e autorização para o exercício da Medicina em Portugal e à experiência na área da cooperação científica e académica nacional/internacional no terreno com ênfase na CPLP;

b) À avaliação de desempenho em funções exercidas anteriormente, sempre que exista;

c) Aos trabalhos e atividades realizadas na área do concurso, nos cinco anos anteriores à data da respetiva abertura, em particular como primeiro, último ou autor correspondente;

d) Experiência na área da cooperação científica e académica nacional/internacional, com ênfase na CPLP;

e) Experiência de trabalho de investigação em:

i) Medicina ou Saúde Tropical;

ii) Epidemiologia Clínica;

iii) Ensaios Clínicos;

iv) Migrantes e outras Populações vulneráveis de países de baixo e médio rendimento;

v) Medicina do viajante;

vi) Saúde sexual e saúde materno infantil;

vii) Doenças tropicais negligenciadas.

3 - Os parâmetros a ter em consideração para a avaliação e seriação em mérito relativo dos candidatos admitidos em mérito absoluto baseiam-se i) na Avaliação Curricular (AC) e ii) na Apreciação do Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDCT) a ser desenvolvido pelo candidato nos próximos três anos, sendo atribuídos as seguintes ponderações:

a) Avaliação curricular - 70 %;

b) Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - 30 %

4 - Na Avaliação Curricular (AC) os itens a considerar e respetivos fatores de ponderação são os seguintes:

4.1 - Investigação científica (INV), ponderação de 65 %, comportando os seguintes itens:

a) Capacidade de inserção nos sistemas de financiamento nacionais e internacionais expressa em projetos financiados que os candidatos comprovadamente (co)coordenam ou participam;

b) Capacidade de inserção nos sistemas de financiamento nacionais e internacionais expressa em projetos financiados em que os candidatos são responsáveis pela participação da instituição a que pertencem ou pertenceram;

c) Produção científica com particular incidência na autoria e coautoria de:

i) Artigos publicados em revistas indexadas;

ii) Livros ou capítulos de livros científicos;

iii) Comunicações em congressos internacionais e nacionais;

iv) Outras atividades de disseminação e extensão científicas.

d) Menção a cinco publicações selecionadas pelo candidato (artigos científicos, livros ou capítulos de livros) com a sua (co-)autoria, que considere mais representativas do seu contributo nas áreas referidas no n.º 3b) do ponto VI. Para cada trabalho deverá ser apresentada breve justificativa para a sua escolha, destacando o seu contributo para a área científica do concurso e o grau de participação do candidato na publicação, não ultrapassando 2.500 palavras no total das cinco publicações, excluindo referências.

e) Capacidade para orientação de trabalhos de pós e pré-graduação expressa em orientação e coorientação ao nível de doutoramento, mestrado, estágio de estudos avançados ou de pós-graduação e de licenciatura;

f) Participação em:

i) Comissões científicas;

ii) Organização de congressos e outras reuniões científicas nacionais e/ou internacionais;

iii) Comunicações em reuniões científicas;

iv) Painéis de avaliação do sistema educativo, tecnológico e científico;

v) Atividades por solicitação institucional;

vi) Redes científicas.

g) Prémios de mérito científico nacionais e internacionais.

4.2 - Atividades de Inovação, impacto, criação de valor, extensão universitária, divulgação científica, e valorização do conhecimento (INOV), ponderação de 20 %, comportando os seguintes itens:

a) Exercício de atividades de consultadoria, tradução/revisão científica;

b) Prestação de serviços à comunidade;

c) Divulgação científica;

d) Patentes registadas;

e) Autoria e coautoria de normas técnicas e legislação;

f) Spin-offs criadas;

g) Outras atividades relacionadas com a missão da instituição a que o candidato pertence ou pertenceu, de divulgação e comunicação exterior daquela que contribuam para a sua visibilidade.

4.3 - Atividade de Formação avançada e docência (DOC), ponderação de 10 % comportando os seguintes itens:

a) (Co)Coordenação de projetos académicos/pedagógicos;

b) Participação em projetos académicos/pedagógicos;

c) (Co)Coordenação e participação em projetos académicos/pedagógicos internacionais;

d) Organização de cursos de especialização e atualização;

e) Produção de materiais pedagógicos/didáticos;

f) Intervenção e dinamização pedagógica a partir da participação em órgão de gestão pedagógica nas instituições a que o candidato pertence ou pertenceu;

g) Atividade letiva (carga e diversidade);

h) Formação para aquisição e desenvolvimento de competências na área pedagógica;

i) Participação em júris de provas académicas (com maior valorização em caso de arguição.

4.4 - Atividades administrativas e de Gestão académica (GA), ponderação de 5 % comportando os seguintes itens:

a) Participação em órgãos de gestão, no exercício e cargos de direção e coordenação de instituições académicas, atividades científicas e pedagógicas e na participação ativa na criação e gestão de bibliotecas, laboratórios e outras infraestruturas e serviços relevantes das Instituições Universitárias a que pertencem ou pertenceram;

b) Coordenação ou participação em grupos de trabalho temporários nomeados pelos órgãos de gestão universitária;

c) Participação em júris de concursos para recrutamento de Investigadores, Docentes e Técnicos Superiores relacionados com atividades científicas.

5 - O Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDCT), com limite de 3.500 palavras (excluindo referências), nas áreas referidas no n.º 3c) do ponto VI, deve realçar as vertentes de investigação científica fundamental, aplicada e/ou de desenvolvimento científico, nomeadamente o seu carater de inovação, mérito científico, enquadramento na missão do IHMT, alinhamento com os objetivos e áreas de investigação do GHTM e a transferência de conhecimento para a sociedade. O Plano deverá ser desenhado para cinco anos e contemplar os seguintes elementos:

i) O estado da arte;

ii) A descrição das tarefas a serem realizadas;

iii) O planeamento temporal das tarefas;

iv) A descrição do alinhamento estratégico com os objetivos e áreas de atividade do GHTM;

v) A descrição dos recursos humanos e materiais necessários;

vi) A lista de indicadores de produção a serem obtidos por ano;

vii) A descrição do impacto científico, societal e económico/tecnológico do projeto;

viii) O modelo e/ou possíveis fontes para angariação de financiamento.

X - Ordenação e metodologia de votação

1 - Uma vez identificados os candidatos aprovados em mérito absoluto, o júri procederá à sua classificação em mérito relativo.

2 - Cada membro do júri procede a uma avaliação curricular dos candidatos mediante a apresentação de um parecer escrito, a constar posteriormente em ata, no qual propõe a ordenação dos candidatos com base nos critérios de avaliação indicados no presente aviso, pontuando cada candidato para cada critério numa escala numérica de 0 a 100 valores.

3 - A avaliação curricular (AC) será efetuada de acordo com a seguinte fórmula:

AC = INV (65 %) + INOV (20 %) + DOC (10 %) + GA (5 %)

A ordenação dos candidatos a ser realizada por cada membro do júri, considerando a avaliação curricular (AC) e o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDCT), será efetuada de acordo com a seguinte ponderação:

Classificação final (CF) = AC (70 %) + PDCT (30 %)

4 - A ordenação dos candidatos aprovados de acordo com o número anterior é feita por votação dos membros do júri, respeitada a ordenação adotada no parecer referido no n.º 2 desta secção, nos seguintes termos:

a) O primeiro voto destina-se a determinar o candidato a colocar em primeiro lugar;

b) Na votação referida no número anterior, se um candidato obtiver mais de metade dos votos para ficar em primeiro lugar, esse candidato será classificado nessa posição;

c) Não se verificando a situação referida no número anterior, realiza-se nova votação, apenas entre os candidatos que obtiveram votos para o 1.º lugar, após retirada do candidato menos votado para esse lugar na votação anterior;

d) Se houver mais do que um candidato a ser retirado, por igual número de votos, com um mínimo de um voto cada, procede-se a uma votação apenas sobre esses candidatos para determinar o candidato a retirar da votação seguinte; nesta votação, cada membro votará, de entre os candidatos com votos iguais, no candidato que ocupar a posição mais baixa na ordenação contida em seu parecer;

e) Em caso de empate, o desempate é feito através do voto de desempate ou de qualidade do presidente do júri, nos termos do n.º 3 do artigo 19.º do Estatuto da Carreira de Investigação Científica, aprovado pelo Decreto-Lei 124/99, de 20 de abril (ECIC);

f) A votação é repetida até que seja determinado, pelo procedimento descrito acima, qual candidato deve ser classificado em primeiro lugar. Se restarem apenas dois candidatos e cada um deles obtiver metade dos votos, o desempate é feito através do voto de qualidade do presidente do júri;

g) Uma vez escolhido o candidato ao primeiro lugar, esse candidato é retirado da votação e todo o processo é repetido para o segundo lugar e assim sucessivamente até que seja obtida uma lista ordenada de todos os candidatos.

XI - Notificações e Audição dos Interessados

1 - Procede-se à audição prévia, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, dos candidatos que não tenham sido admitidos, e dos que tenham sido recusados em mérito absoluto.

2 - O projeto de ordenação final é notificado aos candidatos para se pronunciarem, querendo, para efeitos de audiência prévia.

3 - Todos os candidatos são notificados da homologação da deliberação final do júri.

4 - As notificações são feitas por e-mail.

5 - O processo concursal pode ser consultado pelos candidatos, na Divisão de Recursos Humanos do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, nos termos indicados na referida notificação.

XII - Composição do júri

O júri do concurso é composto por:

Presidente: Doutor Filomeno Fortes, Professor Catedrático do IHMT-NOVA, Universidade Nova de Lisboa, por delegação de competências.

Vogais:

Doutor Afrânio Kritski, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Doutor Jahit Sacarlal, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique;

Doutora Dirce Maria Zanetta, Professora Titular da Universidade de São Paulo;

Doutora Ana Isabel Lopes, Catedrática Faculdade Medicina Lisboa, Universidade Lisboa;

Doutora Filomena Pereira, Professora Catedrática do IHMT-NOVA, Universidade Nova de Lisboa;

Doutor Miguel Viveiros, Professor Catedrático do IHMT-NOVA, Universidade Nova de Lisboa.

XIII - Proteção de Dados

De acordo com o RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados recolhidos serão tratados exclusivamente para o processamento da candidatura.

9 de janeiro de 2025. - O Diretor do IHMT-NOVA, Prof. Doutor Filomeno Fortes.

318551077

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6043259.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-04-20 - Decreto-Lei 124/99 - Ministério da Ciência e da Tecnologia

    Aprova o estatuto da Carreira de Investigação Científica.

  • Tem documento Em vigor 2009-02-12 - Lei 7/2009 - Assembleia da República

    Aprova a revisão do Código do Trabalho. Prevê um regime específico de caducidade de convenção colectiva da qual conste cláusula que faça depender a cessação da sua vigência de substituição por outro instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda