A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 265/94, de 30 de Abril

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Universidade Aberta a conferir o grau de mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais e regula o respectivo curso especializado.

Texto do documento

Portaria 265/94
de 30 de Abril
Sob proposta do presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e do reitor da Universidade Aberta, ouvido o conselho científico desta última;

Considerando o disposto nos n.os 4 do artigo 5.º e 2 do artigo 27.º, ambos do Decreto-Lei 444/88, de 2 de Dezembro;

Ao abrigo do disposto no Decreto-Lei 173/80, de 29 de Maio, artigo 7.º do Decreto-Lei 155/89, de 11 de Maio, e Decreto-Lei 216/92, de 13 de Outubro:

Manda o Governo, pela Ministra da Educação, o seguinte:
1.º
Criação
A Universidade Aberta confere o grau de mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais, ministrando, em consequência, o respectivo curso.

2.º
Organização do curso
O curso especializado conducente ao mestrado em Contabilidade e Finanças Empresariais, adiante simplesmente designado por curso, é um curso de carácter formal, leccionado em regime presencial, e organiza-se pelo sistema de unidades de crédito.

3.º
Estrutura curricular
Os elementos a que se refere o n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 173/80, de 19 de Maio, são os constantes do anexo I a esta portaria.

4.º
Plano de estudos
O plano de estudos é o constante do anexo II à presente portaria.
5.º
Habilitação de curso
1 - A candidatura à inscrição no curso está condicionada à titularidade do grau de licenciado ou equivalente, com a classificação mínima de 14 valores.

2 - Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, o conselho científico poderá admitir à candidatura e à matrícula candidatos cujo currículo demonstre adequada preparação de base, mesmo que na licenciatura ou equivalência referida no número anterior tenham classificação inferior a 14 valores.

6.º
Limitações quantitativas
1 - A matrícula e a inscrição no curso estão sujeitas a limitações quantitativas, a fixar anualmente por despacho do reitor da Universidade Aberta, sob proposta do conselho científico.

2 - O despacho referido no número anterior estabelecerá ainda o limite máximo de inscrição para funcionamento do curso, caso seja ultrapassado o número de inscrições fixado, bem como a percentagem das vagas reservadas prioritariamente a candidatos:

a) Oriundos de empresas;
b) Oriundos de escolas do ensino superior;
c) A título individual.
3 - O curso não poderá funcionar, em princípio, com um número de inscrições inferior a 20.

4 - O funcionamento do curso com um número de inscrições inferior ao fixado no número anterior carece de despacho favorável do reitor.

5 - O despacho a que se refere o n.º 1 deverá ser publicado na 2.ª série do Diário da República antes do início do prazo da candidatura.

7.º
Critérios de selecção e seriação
1 - Os candidatos à inscrição no curso serão seleccionados por um júri nomeado por despacho do reitor.

2 - Na selecção dos candidatos, o júri terá em conta os seguintes parâmetros, definidos pelo conselho científico da Universidade Aberta:

a) Classificação da licenciatura;
b) Currículo académico, científico e técnico;
c) Experiência técnico-profissional.
3 - O conselho científico poderá submeter os candidatos à matrícula a provas para avaliação do seu nível académico, científico e técnico.

8.º
Prazos e calendário lectivo
Os prazos de candidatura, matrícula e inscrição, bem como o calendário lectivo, serão fixados pelo reitor, através do despacho a que se refere o n.º 1 do n.º 6.º

9.º
Regime geral
As regras de matrícula e inscrição, bem como o regime de faltas, de avaliação de conhecimentos e de classificação para as disciplinas que integram o curso, serão as previstas na lei para os cursos de mestrado ministrados em regime presencial, naquilo em que não forem contrariados pelo disposto na presente portaria e pela natureza do curso.

10.º
Grau de mestre
O grau de mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais será atribuído após aprovação nas unidades curriculares que integram o curso de especialização e a elaboração de uma dissertação especialmente escrita para o efeito, sua discussão e aprovação, de conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei 216/92, de 13 de Outubro.

11.º
Início de funcionamento
O início de funcionamento do curso ficará dependente de autorização expressa da Ministra da Educação, exarada sobre relatório do reitor da Universidade Aberta comprovativo da existência da totalidade dos recursos humanos e materiais necessários à sua concretização.

Ministério da Educação.
Assinada em 6 de Março de 1994.
Pela Ministra da Educação, Pedro Lynce de Faria, Secretário de Estado do Ensino Superior.


Anexo I à Portaria 265/94
Universidade Aberta
Curso especializado conducente ao mestrado em Contabilidade e Finanças Empresariais

1 - Área científica do curso - Contabilidade e Finanças Empresariais.
2 - Duração normal do curso - seis quadrimestres.
3 - Número total mínimo de unidades de crédito necessário à conclusão do curso - 25.

4 - Áreas científicas obrigatórias e distribuição das unidades de crédito:
a) Contabilidade e Auditoria - 10;
b) Finanças, Gestão e Economia - 9;
c) Jurídica - 5;
d) Seminário - 1.

Anexo II à Portaria 265/94
Mestrado em Contabilidade e Finanças Empresariais
Plano de estudos
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/58664.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda