A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12581/2023, de 7 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Declara a utilidade pública da expropriação de 8514 m2 necessários à empreitada de execução do Reservatório da ETA da Senhora do Desterro, na União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia

Texto do documento

Despacho 12581/2023

Sumário: Declara a utilidade pública da expropriação de 8514 m2 necessários à empreitada de execução do Reservatório da ETA da Senhora do Desterro, na União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia.

Com vista à empreitada de execução do Reservatório da ETA da Senhora do Desterro (Seia), na União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, concelho de Seia, veio a sociedade Águas do Vale do Tejo, S. A., na qualidade de concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Vale do Tejo, criado pelo Decreto-Lei 94/2015, de 29 de maio, que constitui a empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo, e o Decreto-Lei 34/2017, de 24 de março, que redenomina a Águas do Vale do Tejo (AdVT), requerer, com caráter de urgência, a expropriação da parcela privada identificada no mapa de áreas e na planta parcelar, anexas ao presente despacho.

Considerando a cláusula 28.ª, referente a servidões e expropriações, do contrato de concessão entre o Estado Português e a Águas do Vale do Tejo (AdVT) celebrado em 30 de junho de 2015 e no exercício das competências que me foram delegadas pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática, nos termos da alínea g) do n.º 2 do Despacho 2291/2023, de 16 de fevereiro, publicado na 2.ª série do Diário da República, de 16 de fevereiro de 2023, nos termos e para os efeitos do Decreto-Lei 34021, de 11 de outubro de 1944, e do n.º 2 do artigo 13.º do Código das Expropriações, aprovado pela Lei 168/99, de 18 de setembro, na sua atual redação, determino o seguinte:

1 - A declaração de utilidade pública da expropriação de 8514 m2, referentes à parcela de terreno identificada no mapa de áreas e planta parcelar, anexos ao presente despacho, e que dele fazem parte integrante, necessárias à empreitada de execução do Reservatório da ETA da Senhora do Desterro (Seia).

2 - O reconhecimento do caráter de urgência do processo de expropriação, ao abrigo do artigo 15.º da Lei 168/99, de 18 de setembro, na sua atual redação, o que confere, de imediato, à empresa Águas do Vale do Tejo, S. A., a posse administrativa dos bens a expropriar.

3 - Os encargos com a indemnização em causa serão suportados pela empresa Águas do Vale do Tejo, S. A., podendo o mapa de áreas e a planta parcelar referidos no n.º 1 ser consultados na respetiva sede, Rua Dr. Francisco Pissarra de Matos, 21, r/c, 6300-693 Guarda, nos termos previstos na Lei 46/2007, de 24 de agosto, na sua redação atual, que regula o acesso aos documentos administrativos e a sua reutilização.

17 de novembro de 2023. - O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Alexandre Polido Pires.

Subsistema da Sr.ª do Desterro/Captações da Serra

Empreitada de execução do Projeto de Execução do Reservatório da Sr.ª do Desterro

ParcelaNome e morada dos interessadosIdentificação do PrédioIdentificação da parcela
FreguesiaArtigo/SecçãoDescrição predialConfrontações do PrédioNatureza da parcela (classificação prevista no PDM)Área total
da
expropriação (m2)
ConcelhoRústicaUrbanaPlanta
de condicionantes
Planta de ordenamento
Reservatório da Sr.ª do Desterro
EXP_1DTJoão José da Costa Matos
Rua do Formigo, 57, Apartado 2040
6270-474 Seia
Seia
U.F. Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros (extinta São Romão)
Art: R-3005 (teve origem no artigo R-1124 da extinta
freguesia de São Romão)
Secção: R
Art: N.º:
fls:
Lvr:
Norte: Estrada
Sul: Rio Alva
Nasc: Ermida de Nossa Sr.ª do Desterro
Poente: António Loureiro
RANSolo Rural - Espaços Agrícolas
Rede Natura 2000
Lista Nacional de Sítios
Estrutura Ecológica Municipal
8.514,00


A imagem não se encontra disponível.


317091205

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5574312.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1944-10-11 - Decreto-Lei 34021 - Ministério das Obras Públicas e Comunicações - Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos

    Declara de utilidade pública as pesquisas, os estudos e os trabalhos de abastecimento de águas potáveis ou de saneamento de aglomerados populacionais e prevê o pagamento de indemnização aos proprietários ou aos possuidores dos terrenos a qualquer título, desde que, da utilização dos mesmos, resulte a diminuição do seu rendimento efectivo.

  • Tem documento Em vigor 1999-09-18 - Lei 168/99 - Assembleia da República

    Aprova, e publica em anexo, o Código das Expropriações.

  • Tem documento Em vigor 2007-08-24 - Lei 46/2007 - Assembleia da República

    Regula o acesso aos documentos administrativos e a sua reutilização, revoga a Lei n.º 65/93, de 26 de Agosto, com a redacção introduzida pelas Lei n.os 8/95, de 29 de Março, e 94/99, de 16 de Julho, e transpõe para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 2003/98/CE (EUR-Lex), do Parlamento e do Conselho, de 17 de Novembro, relativa à reutilização de informações do sector público.

  • Tem documento Em vigor 2015-05-29 - Decreto-Lei 94/2015 - Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

    Cria o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo

  • Tem documento Em vigor 2017-03-24 - Decreto-Lei 34/2017 - Ambiente

    Procede à criação, por cisão, do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais do Tejo Atlântico e do sistema multimunicipal de saneamento da Península de Setúbal, e das respetivas entidades gestoras

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda