Sumário: Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, de Sandra Maria Fonseca Leandro no cargo de diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.
Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido concluído o procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1.º grau como Diretor do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, aberto através do Aviso 8441-D/2020, publicado no Diário da República n.º 105/2020, 1.º Suplemento, 2.ª série, de 29 de maio, Referência I, e tendo o júri do mencionado procedimento proposto, fundamentadamente, a designação do candidato selecionado, designei, por despacho de 26 de fevereiro de 2021, proferido nos termos do disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e no n.º 5 do artigo 14.º do Regime Jurídico de Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos e Palácios, aprovado pelo Decreto-Lei 78/2019, de 5 de junho, a doutora Sandra Maria Fonseca Leandro para exercer, em comissão de serviço, por um período de três anos, renovável por duas vezes por igual período, com efeitos a 1 de abril de 2021, o cargo de dirigente intermédio de 1.º grau como Diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, que tem como anexo a Igreja das Mercês, em virtude de ter evidenciado, em resultado do procedimento concursal realizado, reunir as condições exigidas para o cargo a prover e possuir a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional necessárias para o exercício do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.
26 de abril de 2021. - O Diretor-Geral do Património Cultural, Bernardo Xavier Alabaça.
Nota curricular
Sandra Leandro.
Historiadora de Arte e Professora Auxiliar na Universidade de Évora onde leciona desde 2001, no Departamento de Artes Visuais e Design. Tem-se dedicado especialmente ao estudo da Pintura, Desenho Humorístico, Museologia, Teoria e Crítica de Arte, Escultura e Mulheres Artistas em Portugal. Doutorada pela Universidade Nova de Lisboa com a tese Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) Historiador, Crítico de Arte e Museólogo (2009) é licenciada e mestre, pela mesma Universidade, com a dissertação Teoria e Crítica de Arte em Portugal (1871-1900) (1999). Frequentou durante dois anos a ESBAL - Escola de Belas-Artes de Lisboa (1889-1991). Investigadora integrada no Instituto de História da Arte da Universidade NOVA de Lisboa e colaboradora em vários outros centros, destacando-se Faces de Eva - UNL, a que pertence desde o ano 2000. Tem realizado o comissariado de exposições entre as quais Lino António (1898-1974), Leiria, (1998-1999), Redes sem mar, Luxemburgo (2010), Museu Infinito, Lisboa (2016), Flor de Água: Helena Roque Gameiro (1895-1986) - Aguarela e Artes Aplicadas, Amadora, (2016-2017), Mão inteligente: Raquel Roque Gameiro (1889-1970) - ilustração e aguarela, Amadora (2017-2018), Ver tudo: Màmía Roque Gameiro (1901-1996) Pintura e Ilustração, Amadora (2018-2019), Nós e os outros, Leiria (2018-2019). Tem proferido conferências e comunicações em Portugal e no estrangeiro como por exemplo no Kunsthistorisches Institut in Florenz, na USP - Universidade de São Paulo, na Université Paris Sorbonne na Universitè de Genève. Dos diversos trabalhos publicados refiram-se: «Ver num instante: um, meio e multidão». In Joshua Benoliel 1873-1932 repórter fotográfico. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2005; «O mito do recriador: Luciano Freire e os trabalhos de conservação e restauro da "Pintura Antiga"»; «Invisíveis e intangíveis nos Estudos de Arte: João Couto e o Laboratório Científico». In 40 anos do Instituto José de Figueiredo. Lisboa: IPCR, [2007]. Coordenou o livro Seminários de Estudos de Arte: Estados da Forma I. Évora: Edições Eu é que Sei!; CHAIA, 2007; «Luz sobre Luz: José Malhoa (1855-1933)», «Ligth on ligth: José Malhoa (1855-1933)». In José Malhoa. Milano; Lisboa: Franco Maria Ricci; Arting Editores, 2008; «Como Leoas: as Senhoras Artistas do Grupo do Leão». In Falar de Mulheres: História e historiografia. Lisboa: Livros Horizonte, 2008; «Confirmar a tragédia: Soares dos Reis, Desterrado e «tudo»...»; «Para que serve o juízo? Crítica, critério, críticos e artistas no final do século XIX». In Arte portuguesa do século XIX: 1850-1910. Lisboa: Museu do Chiado - MNAC, 2010; «O Leão Negro». In Columbano. Lisboa: Museu do Chiado-MNAC, 2010; em parceria com Luís Borges da Gama - A duas mãos: desenhos inéditos Manuel Henrique Pinto | José Malhoa.
Figueiró dos Vinhos: MFV, 2012; em cocoordenação com Raquel Henriques da Silva - Mulheres pintoras em Portugal: de Josefa d'Óbidos a Paula Rego. Lisboa: Esfera do Caos, 2013. Foi atribuído o Prémio Grémio Literário 2014, ao seu livro Joaquim de Vasconcelos: historiador, crítico de arte e museólogo - uma ópera. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2014. Publicou em cocoordenação com Raquel Henriques da Silva - Mulheres Escultoras em Portugal. Lisboa: Caleidoscópio, 2016. Destaque-se a coordenação científica de Museu Infinito. Lisboa: MUDE; CML, 2019; a coordenação de - Nós e os outros: Narciso Costa (1890-1969) Luís Fernandes (1895-1954) Lino António (1898-1974) António Varela (1902-1962). Leiria: Câmara Municipal de Leiria, 2019 e a coordenação de Artistas Plásticas em Portugal. Lisboa: Manufactura, 2020.
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