Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2763/2021, de 12 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprovação de modelo n.º 103.17.20.3.77, reservatório de armazenamento de instalação fixa, do tipo cilíndrico vertical da marca A. Dias e modelo Arm

Texto do documento

Despacho 2763/2021

Sumário: Aprovação de modelo n.º 103.17.20.3.77, reservatório de armazenamento de instalação fixa, do tipo cilíndrico vertical da marca A. Dias e modelo Arm.

Aprovação de modelo n.º 103.17.20.3.77

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1541/2007, de 6 de dezembro, aprovo o Reservatório de Armazenamento de Instalação Fixa, do Tipo Cilindrico Vertical da marca A. Dias e modelo Arm, fabricado e requerido pela firma A. Dias - Construções em Aço Inox, Lda., com sede na Rua Pio Verde n.º 422, 3720-454 Pinhão, Oliveira de Azeméis.

1 - Descrição sumária

Trata-se de um reservatório cilíndrico de eixo vertical, de teto (tampo superior) fixo, construído em aço inoxidável, apoiado sobre pernas e com a capacidade nominal entre 0,1 m3 e 20 m3.

A figura seguinte apresenta o desenho esquemático do reservatório.

(ver documento original)

Este modelo de reservatório pode apresentar as dimensões seguintes:

(ver documento original)

2 - Constituição

Este reservatório cilíndrico de eixo vertical, é construído de acordo com a norma EN 13445 em aço Inoxidável AISI 304/304L (1.4301/1.4307) e/ou AISI 316/316L (EN 1.4401/EN 1.4404), laminado a frio com acabamento 2B (natural) ou BA (espelhado).

A estrutura do reservatório é composta por: teto (tampo superior), corpo cilíndrico (virolas) e fundo unidos por ligação soldada (todas as soldaduras do reservatório são decapadas e passivadas).

Tampo Superior: Formato em Cone (Ângulo de 5º a 15º)

O teto (tampo superior) possui uma porta superior de diâmetro de 400 ou 500 mm e altura entre 90 a 200 mm, dois olhais de elevação, um respiro constituído por válvula de duplo efeito, podendo ter sistema de lavagem formado por junção completa e esfera de lavagem estática.

Corpo: Formato em Cilindro (de 1 a 5 virolas)

O corpo cilíndrico apresenta uma torneira de nível de três vias, com régua graduada de classe II, tubo em vidro ou acrílico (flexível ou rígido) para verificação do nível, uma válvula do tipo esfera ou borboleta para entrada de limpos, uma válvula (torneira de prova) de amostras 1/2", encaixe para sonda 1/2" e uma placa para inscrição de características.

Consoante as condições de utilização o reservatório pode ser fabricado com camisa de refrigeração, serpentina de aquecimento ou resistências. Desta forma, para manter a segurança dos usuários o depósito pode ou não ser fornecido com material para isolamento (poliuretano PU ou lã de rocha) e chapa externa para acomodar esse material.

Fundo: Formato em Cone (Ângulo de 5º a 15º)

O fundo possui uma curva de 90º com prolongamento de tubo até à face do reservatório, com válvula do tipo esfera ou borboleta para descarga total/passagem de produto e pernas de apoio. As pernas são fabricadas em tubo redondo, a quantidade de pernas (3 a 5) é dada em função da carga que elas suportam.

Os dispositivos de sondagem nos reservatórios terão de satisfazer os desenhos de construção e esquemáticos de instalação.

3 - Condições de utilização

Os reservatórios destinam-se a ser utilizados como recipiente de medida para o armazenamento de líquidos como água, misturas (água mais biomassa) ou etanol (álcool), à pressão atmosférica e à temperatura ambiente.

4 - Características metrológicas

Os reservatórios apresentam uma capacidade nominal que pode variar entre 0,1 m3 e 20 m3.

Possuem um dispositivo de sondagem constituído por um visor externo com a indicação do nível do líquido, com escala de sondagem da classe II, com Exame UE de Tipo e avaliação de conformidade com o tipo, segundo a Diretiva n.º 2014/32/UE, de 26 de fevereiro, fixada e selada no suporte do reservatório junto ao respetivo visor.

5 - Inscrições

Os reservatórios cilíndricos de eixo vertical comercializados ao abrigo deste Despacho deverão ter afixada uma placa de identificação na sua parte exterior, em suporte próprio soldado ao corpo, com uma zona para efetuar punçoamentos, e outra que deverá conter de modo visível e legível as seguintes indicações:

Nome do fabricante;

Marca;

Modelo;

Número de série;

Altura total de referência;

Altura de vazio;

Capacidade nominal, em m3, arredondada por defeito;

Símbolo de aprovação de modelo;

Número do Certificado de Verificação.

6 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:

(ver documento original)

7 - Selagem

Os instrumentos fabricados ao abrigo desta aprovação serão selados e/ou punçoados conforme esquema de selagem em anexo a este despacho, de acordo com o seguinte:

A escala de sondagem deverá ser selada no suporte do reservatório, junto ao visor (ponto A), para evitar manipulações no volume medido;

A placa de identificação deverá ser selada e/ou punçoada, nos cantos superior esquerdo (ponto B) e inferior direito (ponto C), contra remoção.

8 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

9 - Depósito de modelo

Fica depositada no Instituto Português da Qualidade toda a documentação referente ao processo deste modelo do reservatório aprovado por este Despacho.

2021-03-04. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.

ANEXO

(nos termos do n.º 7 do despacho)

Esquema de selagem

(ver documento original)

A - Ponto de Selagem da escala de sondagem;

B e C - Pontos de Selagem da placa de indicação.

314041441

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4448640.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda