A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 766/2020, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Instituto dos Registos e do Notariado, I. P., a celebrar contrato de aquisição de serviços de desenvolvimento e integração da aplicação BUPi (Balcão Único do Prédio) - Justiça + Próxima

Texto do documento

Portaria 766/2020

Sumário: Autoriza o Instituto dos Registos e do Notariado, I. P., a celebrar contrato de aquisição de serviços de desenvolvimento e integração da aplicação BUPi (Balcão Único do Prédio) - Justiça + Próxima.

A Lei 78/2017, de 17 de agosto, criou o projeto-piloto do sistema de informação cadastral simplificada, com vista à adoção de medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos, implementado num conjunto de 10 municípios, e criou o Balcão Único do Prédio (BUPi), que se constituiu como um balcão físico e virtual que agrega a informação registal, matricial e georreferenciada relacionada com os prédios e como plataforma de articulação do cidadão com a Administração Pública no âmbito do cadastro predial.

Dando sequência ao objetivo de proceder à expansão da aplicação do sistema de informação cadastral simplificada a todo o território nacional, promovendo-se igualmente a universalização do BUPi, enquanto plataforma nacional de registo e cadastro do território, foi aprovada e entrou em vigor a Lei 65/2019, de 23 de agosto.

Este projeto é da maior importância estratégica e de interesse nacional e encontra-se plasmado no Programa do XXII Governo Constitucional, porquanto se considera fundamental o alargamento da informação cadastral simplificada em todo o território nacional, associando-a ao cadastro predial, com vista à identificação e gestão de todos os terrenos sem dono conhecido, bem como a implementação do cadastro simplificado em todos os concelhos do território nacional, de modo a identificar todos os proprietários até 2023.

A informação obtida no quadro deste projeto permitirá o conhecimento dos limites e da titularidade da propriedade, o que será absolutamente crucial para as diversas atividades de planeamento, gestão e apoio à decisão sobre o território, a sua ocupação e uso, das quais depende o desenvolvimento sustentável de políticas públicas em diferentes domínios.

Atendendo à necessidade de adequada coordenação de todo o trabalho que importará desenvolver, foi criada, através da Resolução de Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2020, de 21 de maio, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 115, de 16 de junho de 2020, uma estrutura técnica que tem por missão garantir a expansão a todo o território nacional do sistema de informação cadastral simplificada, previsto na Lei 65/2019, de 23 de agosto, em articulação com os municípios, bem como o desenvolvimento dos sistemas de informação e de interoperabilidade de suporte ao BUPi, incluindo a criação de repositórios de dados e de informação registal e cadastral a serem partilhados através de mecanismos de interoperabilidade a criar para o efeito.

Assim, para que seja possível dar continuidade aos objetivos de política pública neste domínio, o IRN, I. P., necessita de dar início ao procedimento pré-contratual que tem por objetivo a aquisição de serviços de desenvolvimento e integração da aplicação BUPi (Balcão Único do Prédio) - Justiça + Próxima.

Atendendo ao valor estimado da despesa mencionada na contratação e ao facto de a mesma originar encargos orçamentais em mais de um ano económico, é necessária a autorização prévia dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da tutela setorial do IRN, I. P.

Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 22.º do Decreto-Lei 197/99, de 8 de junho, do n.º 1 do artigo 6.º da Lei 8/2012, de 21 de fevereiro, e do artigo 11.º do Decreto-Lei 127/2012, de 21 de junho, manda o Governo, pela Secretária de Estado do Orçamento e pela Secretária de Estado da Justiça, o seguinte:

1 - Fica autorizado o IRN, I. P., a celebrar contrato de aquisição de serviços de desenvolvimento e integração da aplicação BUPi (Balcão Único do Prédio) - Justiça + Próxima, até ao montante global de (euro) 462 920 (quatrocentos e sessenta e dois mil novecentos e vinte euros), valor ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor, perfazendo um valor total com IVA que ascende a (euro) 569 391,60 (quinhentos e sessenta e nove mil e trezentos e noventa e um euros e sessenta cêntimos).

2 - Os encargos orçamentais resultantes do contrato a celebrar não poderão, em cada ano económico, exceder as seguintes importâncias, repartidas, previsivelmente, da seguinte forma:

a) Em 2021 - (euro) 300 895 (trezentos mil oitocentos e noventa e cinco euros), valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor;

b) Em 2022 - (euro) 98 000 (noventa e oito mil euros), valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor;

c) Em 2023 - (euro) 64 025 (sessenta e quatro mil e vinte cinco euros), valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.

3 - A importância fixada para cada ano económico poderá ser acrescida do saldo apurado no ano anterior.

4 - Os encargos emergentes da presente portaria serão satisfeitos por verbas adequadas, inscritas ou a inscrever no orçamento de funcionamento para 2020 e anos seguintes do IRN, I. P.

5 - A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

15 de dezembro de 2020. - A Secretária de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim. - 16 de dezembro de 2020. - A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Damásio Caetano Pedroso.

313825886

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4364140.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-06-08 - Decreto-Lei 197/99 - Ministério das Finanças

    Transpõe para a ordem jurídica interna as Directivas nºs 92/50/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 18 de Junho, 93/36/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 14 de Junho, e 97/52/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Outubro, e estabelece o regime de realização de despesas públicas com locação e aquisição de bens e serviços, bem como da contratação pública relativa à locação e aquisição de bens móveis e serviços.

  • Tem documento Em vigor 2012-02-21 - Lei 8/2012 - Assembleia da República

    Aprova as regras aplicáveis à assunção de compromissos e aos pagamentos em atraso das entidades públicas.

  • Tem documento Em vigor 2012-06-21 - Decreto-Lei 127/2012 - Ministério das Finanças

    Contempla as normas legais disciplinadoras dos procedimentos necessários à aplicação da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, aprovada pela Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, e à operacionalização da prestação de informação nela prevista.

  • Tem documento Em vigor 2017-08-17 - Lei 78/2017 - Assembleia da República

    Cria um sistema de informação cadastral simplificada e revoga a Lei n.º 152/2015, de 14 de setembro

  • Tem documento Em vigor 2019-08-23 - Lei 65/2019 - Assembleia da República

    Mantém em vigor e generaliza a aplicação do sistema de informação cadastral simplificada

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda