A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 621/89, de 5 de Agosto

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE OS TERMOS E AS CONDICOES PARA A CONCRETIZACAO DO DIREITO DOS BOMBEIROS ABRANGIDOS PELOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DE SEGURANÇA SOCIAL A BONIFICAÇÃO DAS PENSÕES DE REFORMA POR INVALIDEZ, VELHICE E DE SOBREVIVÊNCIA. ENTRA EM VIGOR NO PRIMEIRO DIA DO MÊS SEGUINTE AO DA PUBLICAÇÃO.

Texto do documento

Portaria 621/89
de 5 de Agosto
O Estatuto Social do Bombeiro, aprovado pela Lei 21/87, de 20 de Junho, consagrou um elenco de deveres, direitos e garantias aplicáveis a todos os bombeiros portugueses inseridos em quadros de pessoal homologados pelo Serviço Nacional de Bombeiros.

O Decreto-Lei 241/89, de 3 de Agosto, por seu turno, deu ao referido Estatuto adequado desenvolvimento normativo, essencialmente aplicável aos bombeiros voluntários. Tendo em conta o carácter penoso e desgastante das funções de interesse público desenvolvidas e o seu risco inerente, aquele diploma estabeleceu no respectivo artigo 23.º o direito dos bombeiros abrangidos pelos regimes contributivos de segurança social a uma bonificação de pensão.

Essa bonificação é determinada em função do tempo de serviço prestado na qualidade de bombeiro, à semelhança do previsto no artigo 22.º do mesmo diploma para os bombeiros abrangidos pela Caixa Geral de Aposentações.

Os termos e as condições necessários para a concretização do direito àquela bonificação de pensão, nomeadamente os repeitantes ao pagamento das contribuições correspondentes, são, conforme previsto no n.º 2 do artigo 23.º daquele decreto-lei, estabelecidos em portaria.

Nestes termos:
Manda o Governo, pelos Ministros da Administração Interna e do Emprego e da Segurança Social, o seguinte:

1.º Os bombeiros voluntários e os profissionais a tempo inteiro inseridos em quadros de pessoal homologados pelo Serviço Nacional de Bombeiros abrangidos por regimes contributivos de segurança social têm direito, nos termos e nas condições da presente portaria, à bonificação das pensões de reforma por invalidez ou velhice que lhes vierem a ser atribuídas.

2.º A bonificação das pensões a que se refere o número anterior e determinada pelo aumento à respectiva carreira contributiva de 25% do tempo de serviço, expresso em meses, prestado como bombeiro, na situação de actividade no quadro, em simultâneo com enquadramento em regime contributivo de segurança social.

3.º O montante da pensão acrescida da bonificação a que se refere a presente portaria não poderá exceder o limite de 80% do valor da remuneração de referência que, nos termos da legislação em vigor, servir de base de cálculo à pensão.

4.º O disposto nos números anteriores é aplicável, com as necessárias adaptações, à pensão de sobrevivência a que tenham direito os familiares dos bombeiros.

5.º A efectivação do direito à bonificação depende de requerimento do beneficiário e do pagamento pelo mesmo das respectivas contribuições adicionais, estabelecidas na presente portaria, bem como da comprovação das condições da sua atribuição.

6.º O pedido de bonificação deve constar do requerimento da pensão ou ser apresentado em requerimento separado no decurso do processo da sua atribuição.

7.º - 1 - O pedido de bonificação considera-se limitado ao tempo de serviço necessário para perfazer, à data do requerimento da pensão, a percentagem máxima relevante para o cálculo desta, nos termos do n.º 3.

2 - O requerente pode restringir o pedido de bonificação a uma parcela determinada do tempo de serviço ou à necessária para o preenchimento do respectivo período de garantia.

3 - Quando o tempo susceptível de bonificação exceder o máximo relevante para cálculo da pensão, ou for restringido a uma sua parcela, a requerimento do beneficiário, devem ser considerados, para efeitos da bonificação, os meses mais recentes.

8.º - 1 - As contribuições adicionais, para efectivação do direito à bonificação das pensões, são determinadas pela aplicação da taxa de 4% à base de incidência considerada.

2 - A base de incidência é constituída pela soma dos produtos do número de meses em cada ano considerado para o efeito, nos termos da segunda parte do n.º 2.º, pelo valor do salário mínimo estabelecido para o respectivo ano.

3 - Em relação aos anos anteriores à fixação do primeiro salário mínimo, é o montante deste que deve ser considerado para o efeito.

9.º Compete ao Serviço Nacional de Bombeiros certificar as situações de facto determinantes da atribuição da bonificação das pensões.

10.º - 1 - O pagamento das contribuições adicionais pode ser feito de uma só vez ou em prestações mensais de igual montante e em número não superior a 36.

2 - A bonificação da pensão apenas pode produzir efeitos a partir do dia 1 do mês seguinte àquele em que se completar o pagamento integral das contribuições adicionais.

11.º A presente portaria entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação.

Ministérios da Administração Interna e do Emprego e da Segurança Social.
Assinada em 6 de Junho de 1989.
O Ministro da Administração Interna, José António da Silveira Godinho. - O Ministro do Emprego e da Segurança Social, José Albino da Silva Peneda.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/40731.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1989-08-31 - DECLARAÇÃO DD3731 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a Portaria 621/89, de 5 de Agosto, que estabelece os termos e as condições para a concretização do direito dos bombeiros abrangidos pelos regimes contributivos de segurança social a bonificação das pensões de reforma por invalidez.

  • Tem documento Em vigor 1991-03-05 - Decreto Legislativo Regional 1/91/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa Regional

    Aplica à Região Autónoma da Madeira, com algumas adaptações, o Estatuto Social do Bombeiro, aprovado pela Lei n.º 21/87, de 20 de Junho regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 241/89, de 3 de Agosto.

  • Tem documento Em vigor 1998-11-24 - Portaria 987/98 - Ministérios da Administração Interna e do Trabalho e da Solidariedade

    Altera a Portaria n.º 621/89 de 5 de Agosto, que define as condições necessárias à concretização do direito dos bombeiros abrangidos pelos regimes contributivos de segurança social à bonificação das pensões de reforma por invalidez, velhice e de sobrevivência.

  • Tem documento Em vigor 2000-11-25 - Portaria 1105/2000 - Ministérios da Administração Interna e do Trabalho e da Solidariedade

    Alarga aos familiares dos bombeiros abrangidos pelos regimes contributivos de Segurança Social o direito à bonificação da pensão de sobrevivência.

  • Tem documento Em vigor 2002-04-15 - Portaria 396/2002 - Ministérios da Administração Interna e do Trabalho e da Solidariedade

    Estabelece os termos e as condições do direito à bonificação das pensões de invalidez e velhice a atribuir aos bombeiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda