Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 834/2019, de 1 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, do licenciado Pedro Manuel Horta do Rosário, no cargo de chefe da Divisão de Autorização e Segurança Nuclear (DAN) do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR)

Texto do documento

Deliberação 834/2019

Sumário: Designação, em regime de substituição, do licenciado Pedro Manuel Horta do Rosário, no cargo de chefe da Divisão de Autorização e Segurança Nuclear (DAN) do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR).

Designação, em regime de substituição, do licenciado Pedro Manuel Horta do Rosário, no cargo de Chefe da Divisão de Autorização e Segurança Nuclear (DAN) do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR)

Considerando que o Decreto-Lei 56/2012, de 12 de março, alterado pelo Decreto-Lei 55/2016, de 26 de agosto e pelo Decreto-Lei 108/2018, de 3 de dezembro e a Portaria 108/2013, de 15 de março, alterada pela Portaria 170/2019, de 31 de maio, aprovaram, respetivamente a Orgânica e os Estatutos da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. (APA, I. P.);

Considerando a Deliberação do Conselho Diretivo n.º 21.4/CD/2019, de 6 de junho de 2019, que criou, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 5.º e do n.º 2 do artigo 33.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual conjugados com o artigo 2.º do Estatutos da APA, I. P., as divisões que constituem o Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR), tendo criado a Divisão de Autorização e Segurança Nuclear (DAN);

O Conselho Diretivo da APA, I. P. delibera, nos termos dos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual:

1) Proceder à designação, em regime de substituição, como dirigente intermédio de 2.º grau, do licenciado Pedro Manuel Horta do Rosário, técnico superior do Mapa de Pessoal da Direção-Geral de Saúde, no cargo de Chefe da Divisão de Autorização e Segurança Nuclear (DAN);

2) O designado possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta da respetiva nota curricular, anexa à presente deliberação.

A presente deliberação produz efeitos a 3 de junho de 2019.

10 de julho de 2019. - A Vogal do Conselho Diretivo da APA, I. P., Ana Teresa Perez.

Nota curricular

Dados Biográficos

Nome: Pedro Manuel Horta do Rosário

Data de nascimento: 20 de março de 1979

Naturalidade: Beja

Habilitações Académicas e Formação

Licenciatura (pré-Bolonha) em Engenharia Física e Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, com a classificação final de 15 valores.

Frequentou com aproveitamento o Post-Graduate Educational Course on Radiation Protection and Safety of Radiation Sources da Agência Internacional de Energia Atómica, tendo obtido a classificação de «A» no respetivo projeto final.

Diploma de Formação Avançada em Segurança e Proteção Radiológica pelo Instituto Superior Técnico, com a classificação final de 17 valores.

Conclusão, com classificação final de 17,3 valores, da Formação Inicial para Técnicos Superiores, do Instituto Nacional de Administração, I. P.

Concluiu com sucesso a edição anual do Nuclear Law Institute, da Agência Internacional de Energia Atómica (curso de formação em Direito Nuclear destinado a juristas e a técnicos com outras especialidades associadas à regulação dos sectores de proteção radiológica e segurança nuclear).

Frequentou ainda diversas atividades de formação da Agência Internacional de Energia Atómica, destacando-se o Regional Training Course on the Control of Public Exposure from Environmental Radioactivity, em 2005, e o Regional Training Course on Assessment of Occupational Exposure due to Intakes of Radionuclides, em 2007.

Experiência profissional

De 2004 a 2019, desempenhou funções na Direção-Geral da Saúde, tendo vindo a integrar em 2010 a carreira de Técnico Superior, inicialmente na Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional da Direção de Serviços de Promoção da Saúde e Prevenção da Doença. Entre 2017 e 2019, assumiu a chefia da Unidade de Riscos Associados a Radiações daquela instituição, pelo Despacho 7927/2017, de 16 de agosto, do Diretor-Geral da Saúde.

Representou a Direção-Geral da Saúde em várias reuniões técnicas junto da Agência Internacional de Energia Atómica e da Comissão Europeia. No âmbito das competências de Autoridade Técnica de Intervenção da Direção-Geral da Saúde, para além de integrar a resposta a situações reais de emergência radiológica, participou em vários exercícios, tanto nacionais como internacionais, abrangendo os âmbitos safety e security.

Em 2017, pelo Despacho 7354/2017, de 4 de agosto, do Gabinete do Primeiro Ministro, foi nomeado para a Comissão Reguladora para a Segurança das Instalações Nucleares (COMRSIN), autoridade reguladora para as áreas da segurança nuclear e da gestão segura do combustível irradiado e dos resíduos radioativos. A 5 de setembro de 2017, assumiu a presidência desta entidade, cargo que manteve até à sua extinção, a 2 de abril de 2019, pela entrada em vigor do Decreto-Lei 108/2018, de 3 de dezembro.

A 1 de junho de 2019, através do mecanismo de mobilidade interna, passou a exercer funções na Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta a Emergência da Agência Portuguesa do Ambiente.

Para além das funções habituais ligadas à área de proteção radiológica na Direção-Geral da Saúde, assegurou funções ligadas também à radiação não-ionizante, destacando-se a avaliação de risco na exposição de campos eletromagnéticos. Desempenhou ainda um conjunto de atividades em cooperação com outros serviços daquela entidade, sendo de destacar a integração do Grupo Operativo da Gripe, task-force a que foi atribuída, em 2010, a Medalha de Serviços Distintos, grau «ouro», do Ministério da Saúde.

312440233

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3806702.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2012-03-12 - Decreto-Lei 56/2012 - Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova a orgânica da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2016-08-26 - Decreto-Lei 55/2016 - Ambiente

    Define a missão e atribuições da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., nos domínios do litoral, da proteção costeira, das alterações climáticas e da proteção do ar, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 56/2012, de 12 de março

  • Tem documento Em vigor 2018-12-03 - Decreto-Lei 108/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime jurídico da proteção radiológica, transpondo a Diretiva 2013/59/Euratom

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda