Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6406/2019, de 16 de Julho

Partilhar:

Sumário

Aprovação de Modelo n.º 103.17.19.3.22 de METALOESPO - Metalomecânica Unipessoal, Lda.

Texto do documento

Despacho 6406/2019

Sumário: Aprovação de Modelo n.º 103.17.19.3.22 de METALOESPO - Metalomecânica Unipessoal, Lda.

Aprovação de Modelo n.º 103.17.19.3.22

No uso da competência conferida pela alínea b), do n.º 1, do artigo 8.º, do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1541/2007, de 6 de dezembro, aprovo o Reservatório Cilíndrico Vertical de Instalação Fixa, da marca METALOESPO, modelo TK, fabricado e requerido por METALOESPO - Metalomecânica Unipessoal, Lda., com sede na Zona Industrial da Mangalaça Pavilhão 1, 4740-531 Esposende.

1 - Descrição sumária

Reservatório cilíndrico de eixo vertical e com teto (tampo) fixo, com a capacidade nominal de 290 m3 a 400 m3, destinado ao armazenamento de betume asfáltico, com as seguintes dimensões:

(ver documento original)

A figura seguinte apresenta o desenho esquemático do reservatório.

(ver documento original)

Legenda do reservatório com valores de referência (mm)

Altura de referência (hr) - 9722

Altura de sondagem (hs) - 7337

Altura Útil (hu) - 7628

Altura Total (ht) - 8000

Altura da chapa Batente (hcb) - 291

2 - Constituição

Os reservatórios aprovados ao abrigo do presente despacho são construídos em aço carbono, ao abrigo da norma API 650.

Apresentam teto fixo cónico, um fundo, virolas, entradas de homem e flanges, podendo ainda apresentar serpentinas de aquecimento, colunas, escadas e plataformas ao nível do teto. Estão ainda equipados com tubuladuras de enchimento, de escoamento, de ventilação e de drenagem.

A chapa de batente é fixa à primeira virola e a ligação entre os vários elementos do fundo, virolas e teto é feita por soldadura. Os reservatórios podem apresentar isolamento exterior.

A estrutura do reservatório é composta por:

a) Teto (tampo) com ventilação (respiros), flange para colocação de radar, orifício de sondagem para recolha de amostras, orifício para indicador de nível e porta de homem;

b) Corpo, com uma porta de entrada de homem, válvulas de entrada e de saída de produto, sensores e indicador de temperatura, tubuladuras e acessórios para recolha de amostras de baixo, médio e alto nível;

c) Fundo plano, com poço de drenagem.

3 - Condições de utilização

Os reservatórios destinam-se a serem utilizados para armazenamento de betume asfáltico, à pressão atmosférica e temperatura máxima de serviço de 170ºC.

O produto armazenado nos tanques será mantido à temperatura de serviço através de um conjunto de serpentinas de aquecimento alimentadas a óleo térmico.

Para conservação da temperatura no seu interior, o corpo e teto do reservatório serão isolados com lã de rocha (100 mm de espessura) e revestido com chapa de alumínio.

4 - Características metrológicas

Os reservatórios construídos ao abrigo do presente despacho apresentam uma capacidade nominal de (290 a 400) m3, com uma temperatura máxima de serviço de 170ºC, à pressão atmosférica. O caudal máximo de entrada e de saída do produto deverá ser de 400 m3/h.

Poderão conter um dispositivo de sondagem ou indicador automático de nível, cuja instalação no reservatório terá de satisfazer as condições exigidas pelos fabricantes desses mesmos instrumentos de medição.

5 - Inscrições

Os reservatórios cilíndricos de eixo vertical comercializados ao abrigo deste despacho de aprovação de modelo deverão ter afixada uma placa de identificação na sua parte exterior, que deverá conter, de forma legível, as seguintes indicações:

Nome do fabricante

Marca

Modelo

Número de série

Ano de fabrico

Altura total de referência Capacidade nominal

6 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao de aprovação:

(ver documento original)

7 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de 10 anos, a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo

Ficam depositadas no Instituto Português da Qualidade toda a documentação referente ao processo do modelo aprovado por este Despacho.

2019-05-30. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.

312377232

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3787185.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda