A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3880/2019, de 8 de Abril

Partilhar:

Sumário

Aprova a minuta final do contrato de investimento e respetivos anexos, a celebrar pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., em representação do Estado Português, e a Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., e da Universidade do Porto que tem por objeto um Projeto de Investigação e Desenvolvimento de sistemas tecnológicos avançados que contribuam para a melhoria da segurança urbana

Texto do documento

Despacho 3880/2019

A Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., constituída em 2002 e sediada em Ovar, integra a unidade de negócios de sistemas de segurança do Grupo Bosch e centra as suas atividades nas áreas da videovigilância e da comunicação, dedicando-se ao fabrico de produtos de elevada incorporação tecnológica, nomeadamente, câmaras de segurança e vigilância, sistemas de comunicação e deteção de incêndios, produtos eletrónicos para sistemas de termotecnologia e ferramentas elétricas.

A Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., assenta a sua estratégia de crescimento no investimento em atividades de investigação e desenvolvimento que visam não só a diferenciação mas também a especialização, a inovação e o aumento de valor acrescentado dos seus produtos e serviços como forma de assegurar a sua competitividade no mercado global.

A Universidade do Porto, fundada em 1911, é uma instituição de referência em Portugal que figura, atualmente, entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do ensino superior.

A qualidade do ensino da Universidade do Porto é reforçada por uma estreita ligação à investigação científica, ao tecido empresarial, às instituições culturais, museológicas e artísticas e aos hospitais da cidade, o que, atendendo à sua orientação para a produção de conhecimento dirigido à inovação e aos resultados transacionáveis, torna esta universidade um importante motor do desenvolvimento económico do Norte e do país em geral.

A Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., e a Universidade do Porto, reunidas em Consórcio, propõem-se realizar, em regime de copromoção, um Projeto de Investimento (o «Projeto»), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico previsto no Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, adotado pela Portaria 57-A/2015, de 27 de fevereiro, alterada pela Portaria 181-B/2015, de 19 de junho, pela Declaração de Retificação n.º 30-B/2015, de 26 de junho, pela Portaria 328-A/2015, de 2 de outubro, pela Portaria 211-A/2016, de 2 de agosto, pela Portaria 142/2017, de 20 de abril, pela Portaria 360-A/2017, de 23 de novembro e pela Portaria 217/2018, de 19 de julho e, atualmente, também pela Portaria 316/2018, de 10 de dezembro.

Este Projeto, designado «Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras», envolve um investimento que ronda 16,2 milhões de euros e visa a Investigação e Desenvolvimento de um ecossistema de novos produtos e serviços que, quando integrados, contribuam para a segurança das pessoas e dos sistemas e subsistemas que com elas interagem nas cidades.

Este investimento está alinhado com a crescente importância social e económica das cidades, contribuindo para dar resposta às necessidades de segurança urbana através da disponibilização de tecnologias associadas à IoT, à inteligência artificial e aprendizagem computacional, à computação em nuvem e às análises de grandes volumes de dados («Big Data»).

O Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras contribui para o aumento do volume de despesas em I&DT do Setor Empresas por implicar, numa primeira fase, um montante de despesas em I&DT por parte da Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., de mais de 9,3 milhões de euros e, numa fase posterior, o reforço das despesas em I&DT em novos projetos por parte quer da empresa promotora quer de outras empresas, em resultado de spillovers de conhecimento originados pelo Projeto.

O Projeto envolve também a criação, por parte da Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., de 28 postos de trabalho permanentes exclusivamente afetos a atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do mesmo, bem como, a contratação, por parte da Universidade do Porto, de 87 bolseiros, correspondendo a 23 bolsas de investigação de grau de licenciado, 56 bolsas de grau mestrado e 8 bolsas de grau de pós-doutoramento.

Prevê-se que os conhecimentos e capacidades adquiridos pela Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A, no âmbito deste Projeto lhe permitam colocar no mercado, de forma sustentada, novos produtos e soluções com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, posicionando a empresa entre os principais players do mercado mundial para cidades seguras.

É expectável que o desenvolvimento destas soluções, altamente inovadoras a nível mundial, tenha efeitos muito positivos na capacidade exportadora da Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A. Com efeito, prevê-se, em resultado do Projeto, um importante aumento do volume de vendas internacionais da empresa promotora que lhe permita alcançar, entre 2022 e 2026, um montante acumulado de 192,7 milhões de euros, o que denota o alto valor acrescentado e o elevado impacto deste Investimento para a economia nacional e para o aumento das exportações nacionais de bens e serviços com alta intensidade tecnológica.

O plano de divulgação dos resultados do Projeto comprova o empenho da Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., e da Universidade do Porto na promoção, divulgação e disseminação alargada das metas e resultados mais científicos do mesmo. Neste âmbito, destaca-se a produção de publicações científicas e técnicas, a divulgação dos resultados em feiras ligadas aos materiais e às tecnologias desenvolvidas, a apresentação das soluções protótipo e do sistema piloto desenvolvido, a conceção de um website e de uma imagem e identidade próprias para o Projeto e a realização de um workshop final, organizado para divulgar os resultados do Projeto e que é de especial importância para a disseminação dos mesmos na comunidade técnica.

O Projeto enquadra-se no regime contratual de investimento regulado pelo Decreto-Lei 191/2014, de 31 de dezembro, e nos termos previstos na alínea a) do n.º 1 do artigo 62.º do referido Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização por se tratar de um projeto de grande dimensão cujo custo total elegível é igual ou superior a 10 milhões de euros e se revelar de especial interesse para a economia nacional pelo seu efeito estruturante para o desenvolvimento, diversificação e internacionalização da economia portuguesa, e ou setores de atividade, regiões e áreas considerados estratégicos.

Dado o seu impacto macroeconómico, considera-se que o Projeto reúne as condições necessárias à concessão de incentivos financeiros previstos para os grandes projetos de investimento, o que justificou a obtenção da pré-vinculação da Comissão Diretiva do Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (Compete 2020), em 11 de março de 2019, quanto ao incentivo máximo a conceder, nos termos do n.º 2 do artigo 62.º do referido Regulamento Específico, bem como a aprovação, pela mesma Comissão Diretiva, em 19 de março de 2019, da concessão do incentivo, a qual foi homologada pelo Ministro Adjunto e da Economia e pelo Ministro do Planeamento, em 21 de março de 2019, nos termos do n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei 6/2015, de 8 de janeiro.

Ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei 191/2014, de 31 de dezembro, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., em representação do Estado Português, e a Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., e a Universidade do Porto concluíram a negociação do Contrato de Investimento em causa e acordaram a respetiva minuta final.

Assim, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 191/2014, de 31 de dezembro, o Ministro Adjunto e da Economia e o Secretário de Estado da Internacionalização, no uso das competências que lhe foram delegadas ao abrigo do ponto 4.3 do Despacho 8134/2017, de 23 de agosto de 2017, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 181, de 19 de setembro de 2017, determinam:

1 - Aprovar a minuta final do contrato de investimento e respetivos anexos, a celebrar pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., em representação do Estado Português, e a Bosch Security Systems - Sistemas de Segurança, S. A., e da Universidade do Porto que tem por objeto um Projeto de Investigação e Desenvolvimento de sistemas tecnológicos avançados que contribuam para a melhoria da segurança urbana.

2 - O presente despacho produz efeitos desde a data da sua assinatura.

22 de março de 2019. - O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Gramaxo de Carvalho Siza Vieira. - O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Jorge Nogueira Leite Brilhante Dias.

312190292

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3673140.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-12-31 - Decreto-Lei 191/2014 - Ministério da Economia

    Estabelece um regime especial de contratação de apoios e incentivos exclusivamente aplicável a grandes projetos de investimento enquadráveis no âmbito das atribuições da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.

  • Tem documento Em vigor 2015-01-08 - Decreto-Lei 6/2015 - Ministério da Economia

    Estabelece as condições e as regras a observar na criação de sistemas de incentivos aplicáveis às empresas no território do continente

  • Tem documento Em vigor 2015-02-27 - Portaria 57-A/2015 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia

    Adota o regulamento específico do domínio da Competitividade e Internacionalização

  • Tem documento Em vigor 2015-06-19 - Portaria 181-B/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Primeira alteração à Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro, que adota o regulamento específico do domínio da Competitividade e Internacionalização

  • Tem documento Em vigor 2015-10-02 - Portaria 328-A/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Segunda alteração à Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro que adota o regulamento específico do domínio da Competitividade e Internacionalização

  • Tem documento Em vigor 2016-08-02 - Portaria 211-A/2016 - Planeamento e das Infraestruturas

    Terceira alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, aprovado em anexo à Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro

  • Tem documento Em vigor 2017-11-23 - Portaria 360-A/2017 - Planeamento e das Infraestruturas

    Quinta alteração do Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, aprovado pela Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda