A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 636/83, de 31 de Maio

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária a ceder por prazos até 1 ano a exploração dos terrenos por si adquiridos.

Texto do documento

Portaria 636/83
de 31 de Maio
O Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária tem vindo a adquirir, desde há vários anos, diversos prédios rústicos situados em perímetros onde estão em curso acções de emparcelamento e destinados a aumentar as áreas das explorações agrícolas de dimensões insuficientes.

Enquanto se não verifica a conclusão das referidas acções, com a consequente afectação dos terrenos aos fins que justificaram a sua aquisição, torna-se necessário assegurar a adequada administração dos mesmos.

Na impossibilidade de a exploração ser feita directamente e atendendo à necessidade da disposição a curto ou médio prazo dos referidos terrenos, tem aquele Instituto recorrido à figura contratual do arrendamento de campanha. Esta, porém, não parece totalmente ajustada ao tipo de exploração, em especial no que concerne as culturas efectuadas. O contrato de arrendamento rural, por outro lado, criaria nos rendeiros expectativas de uma situação relativamente estável que seriam incompatíveis com a disponibilidade a que devem estar sujeitos aqueles terrenos.

Importa, assim, encontrar uma modalidade de arrendamento que garanta o aproveitamento transitório daqueles terrenos por agricultores interessados, sem pôr em causa a sua oportuna afectação pelo Estado, evitando e prevenindo, deste modo, situações litigiosas que pudessem vir a verificar-se no futuro.

Esta solução encontra-se contemplada no artigo 46.º da Lei 76/77, de 29 de Setembro, o qual prevê que o Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas, por portaria, possa autorizar por tempo limitado e em condições expressamente definidas outras formas transitórias de exploração de terras alheias, por períodos inferiores a 1 ano, sempre que condicionalismos de ordem económica e social o justifiquem.

Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas, o seguinte:

1.º Enquanto durarem as acções de emparcelamento em que esteja empenhado, poderá o Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária ceder por prazos até 1 ano a exploração dos terrenos por si adquiridos nos perímetros respectivos e destinados à constituição da reserva de terras prevista na base XIII da Lei 2116, de 14 de Agosto de 1962.

2.º Os contratos celebrados de acordo com o disposto no número anterior renovar-se-ão anualmente, excepto se alguma das partes o denunciar com antecedência mínima de 3 meses relativamente ao seu termo.

3.º Os cultivadores não poderão realizar quaisquer benfeitorias nos prédios que explorem sem expressa autorização do Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária.

4.º Em caso de inobservância do disposto no número anterior as benfeitorias realizadas não conferirão ao seu autor direito a qualquer indemnização.

5.º Em tudo o mais os contratos previstos na presente portaria reger-se-ão pelas disposições aplicáveis da Lei 76/77, de 29 de Setembro.

Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas.
Assinada em 12 de Maio de 1983.
O Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas, Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/34522.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda