Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 192-I/78, de 7 de Abril

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços de compra do gado bovino pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários, da entrega das carcaças de bovino adquiridas e as tabelas de preços máximos de venda ao público de carne verde e de carne congelada de bovino adulto e de novilho e a de carne de vitela.

Texto do documento

Portaria 192-I/78

de 7 de Abril

1 - Na presente revisão dos preços do gado e da carne de bovino foram consideradas as variações dos principais factores que intervém na composição desses preços - custos de produção e de serviços - e aplicados os novos critérios de intervenção da Junta Nacional dos Produtos Pecuários no abate e comercialização, segundo orientação dada no preâmbulo do Decreto-Lei 69/78.

2 - No que respeita ao gado, são fixados preços mínimos de garantia superiores em 5$00/kg aos preços máximos anteriormente estabelecidos e foi ampliada a idade limite do novilho, que poderá ir até ao fim do segundo desfecho, permitindo-se, assim, sistemas de produção menos intensivos, isto é, com menor participação de alimentos compostos e consequentemente de produtos importados.

3 - Relativamente à carne verde, mantém-se o regime de preços máximos ao consumidor, que foram determinados a partir dos preços indicativos do mercado e que reflectem, como é lógico, não só a incidência deste factor, mas também a da actualização das taxas de serviços prestados pela Junta e matadouros e da revisão da estiva média do bovino de carne, de acordo com os últimos estudos realizados sobre rendimento de carcaças nacionais.

4 - A carne congelada é tabelada ao nível da verde, medida esta que corresponde a imperativos de interesse nacional e que deverá ser entendida e compensada, nos seus efeitos imediatos, pela reconversão gradual dos hábitos alimentares, no sentido de uma procura preferencial de outras carnes e produtos derivados.

5 - O tabelamento da carne de vitela a preços muito próximos do bovino adulto obedeceu à intenção de moderar o abate de animais daquela classe e de canalizar para a recria o maior número possível dos que reúnem condições.

Nestes termos:

Ao abrigo do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 75-Q/77, de 28 de Fevereiro, e do artigo 3.º do Decreto-Lei 69/78:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno, o seguinte:

1.º - 1 - Os preços de compra de gado bovino pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários - preços de garantia - são os seguintes, por quilograma de carcaça, deduzido o enxugo:

Novilhos e novilhas:

De 1.ª categoria ... 115$00 De 2.ª categoria ... 105$00 Bovinos adultos:

Bois de 1.ª categoria ... 105$00 Vacas de 1.ª categoria ... 100$00 Bois de 2.ª categoria ... 100$00 Vacas de 2.ª categoria ... 95$00 Bois de 3.ª categoria ... 50$00 Vacas de 3.ª categoria ... 50$00 Vitelos:

De 1.ª categoria ... 120$00 De 2.ª categoria ... 105$00 2 - A taxa de seguro de reses que incide sobre os bovinos abatidos será descontada nos preços acima referidos.

3 - Os preços indicados incluem o pagamento do couro ou pele, miudezas e despojos.

4 - Entende-se por novilhos e novilhas os animais com as seguintes características:

a) Para raça turina, exóticas e cruzamentos, idade máxima até ao fim do segundo desfecho e peso mínimo de 260 kg/carcaça, deduzido o enxugo;

b) Para as raças autóctones, idade máxima até ao fim do segundo desfecho e peso mínimo de 220 kg/carcaça, deduzido o enxugo:

c) Para algumas das raças referidas na alínea b) poderão, eventualmente, ser considerados outros pesos mínimos de abate, que serão fixados por despacho conjunto dos Secretários de Estado do Fomento Agrário e Comércio e Indústrias Agrícolas.

5 - Os novilhos e novilhas de 1.ª categoria, que não atinjam os pesos mínimos estabelecidos no número anterior serão pagos ao preço do boi de 1.ª categoria.

6 - As categorias das carcaças são definidas pelas normas de classificação em vigor na Junta Nacional dos Produtos Pecuários.

2.º O preço do gado lidado em espectáculos tauromáquicos é o correspondente a boi de 1.ª, 2.ª ou 3.ª categoria, conforme a classificação atribuída a cada carcaça.

3.º Entende-se por carcaça de bovino, de acordo com a Norma Portuguesa n.º 776/70, a rês abatida, esfolada e privada de miudezas, mas conservando a rilada e a língua.

4.º Os preços de entrega das carcaças de bovino adquiridas pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários, nos termos do n.º 1 da presente portaria, são os abaixo discriminados, por quilograma, acrescidos das taxas de utilização dos matadouros, da taxa da Junta e da taxa de inspecção sanitária:

(ver documento original) 5.º Os preços máximos de venda ao público de bovino adulto e novilho, verde e congelado, e vitela constam das tabelas anexas a esta portaria.

6.º Os preços de venda ao comércio, a praticar pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários, por quilograma, de carcaça de bovino congelada, são os abaixo indicados, acrescidos das taxas da Junta, do transporte e da inspecção sanitária:

Quartos compensados ... 108$50 Quartos traseiros ... 127$00 Quartos dianteiros ... 90$00 7.º Os preços de venda pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários ao comércio de quartos com cortes especiais ou de «peças» desossadas serão calculados com base nos preços estabelecidos nos números anteriores.

8.º Quando o rendimento comercial das carnes congeladas for inferior ao considerado para a elaboração das tabelas, poderá a Junta Nacional dos Produtos Pecuários elaborar propostas de correcção dos preços de venda fixados no n.º 6, que serão sujeitos a despacho conjunto dos Secretários de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Orçamento.

9.º Esta portaria não é aplicável às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

10.º Fica revogada a Portaria 101-C/77, de 1 de Março.

11.º O presente diploma entra em vigor à data da sua publicação.

TABELA I

Tabela de preços máximos de venda de carne verde de bovino adulto e de

novilho ao público

(ver documento original)

TABELA II

Tabela de preços máximos de venda de carne congelada de bovino adulto ao

público

(ver documento original)

TABELA III

Tabela de preços máximos de venda de carne de vitela ao público

(ver documento original)

Secretarias de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno, 4 de Abril de 1978. - O Secretário de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas, Alcino Cardoso. - O Secretário de Estado do Comércio Interno, António Escaja Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/04/07/plain-32616.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32616.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-02-28 - Decreto-Lei 75-Q/77 - Ministério do Comércio e Turismo

    Modifica o regime de preços em vigor e assegura o contrôle dos preços dos bens de maior peso nas despesas familiares, mantendo o regime de preços máximos aplicado a significativo número de bens comerciais, entre os quais os produtos incluídos no «cabaz de compras». Revoga o regime de preços controlados e redefine o regime de preços declarados, constante do Dec Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

  • Tem documento Em vigor 1977-03-01 - Portaria 101-C/77 - Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo - Secretarias de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno

    Sujeita ao regime de preços máximos a venda de gado bovino pela produção e a venda ao público de carne de bovino adulto, novilho e de carne congelada.

  • Tem documento Em vigor 1978-04-07 - Decreto-Lei 69/78 - Ministério da Agricultura e Pescas - Secretaria de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas

    Autoriza o abate de gado bovino aos produtores e aos comerciantes individuais e colectivos nos matadouros e casas de matança da Junta Nacional dos Produtos Pecuários. Este diploma não é aplicável às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-04-24 - Portaria 199/79 - Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo - Secretarias de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno

    Revoga legislação referente à comercialização de gado bovino e suíno, bem como à respectiva carne.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda