A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2146/2018, de 1 de Março

Partilhar:

Sumário

Extinção da Divisão de Planeamento e Gestão (DPG), inserida no Departamento de Gestão e Administração. Criação no Departamento de Gestão e Administração, a que se refere o artigo 6.º da Portaria n.º 111/2012, de 27 de abril, da Divisão de Gestão Orçamental e Patrimonial (DGOP)

Texto do documento

Despacho 2146/2018

Em 2013 as atribuições da DGAEP nos domínios da gestão de recursos humanos, financeiros e patrimoniais transitaram para a Secretaria-Geral do Ministério das Finanças, o que implicou um processo de reorganização dos serviços desta Direção-Geral, nomeadamente do Departamento de Gestão e Administração. Neste âmbito, a unidade orgânica flexível que assegurava a gestão orçamental e contratação pública foi extinta, sendo criada uma Divisão de Planeamento e Gestão, cuja competência correspondia à articulação com os serviços da Secretaria-Geral nas matérias de gestão interna referentes às áreas de recursos humanos, patrimoniais e financeiros, conforme resulta do Despacho 14304/2013, de 23 de outubro, alterado pelo Despacho 2360/2014, de 3 de fevereiro.

A partir de 2016 o modelo de centralização de atribuições deixou de vigorar no Ministério das Finanças, sendo adotado um modelo de partilha de atividades comuns, conforme estatuiu o Decreto-Lei 18/2016, de 13 de abril, alterado pelo Decreto-Lei 35-A/2016, de 30 de junho, ao determinar que a adoção de modelo não prejudicava a consolidação orçamental no Ministério das Finanças. Em 2017 cessou a consolidação orçamental no Ministério das Finanças, não tendo sido criada a entidade contabilística Gestão Administrativa e Financeira, o que determinou, a partir dessa data, a existência de um orçamento autónomo da DGAEP com a correspondente prestação de contas.

A experiência adquirida no decurso de 2017 demonstra que aquelas alterações do modelo organizativo do Ministério das Finanças, incluindo na área orçamental, determinam a necessidade de revisão e adequação das competências da unidade orgânica flexível criada no Departamento de Gestão e Administração, de modo a assegurar que são ajustadas às atribuições cometidas à DGAEP nesta área, sem prejuízo da manutenção da vigência do protocolo de colaboração celebrado com a Secretaria-Geral no âmbito do modelo de partilha de atividades comuns

Assim, ao abrigo do disposto na alínea f) do n.º 1 do artigo 7.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, conjugado com os números 5 e 8 do artigo 21.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na redação atual e ainda com o artigo 8.º da Portaria 111/2012, de 27 de abril, determino:

1 - A extinção da Divisão de Planeamento e Gestão (DPG), inserida no Departamento de Gestão e Administração.

2 - A criação no Departamento de Gestão e Administração, a que se refere o artigo 6.º da Portaria 111/2012, de 27 de abril, da Divisão de Gestão Orçamental e Patrimonial (DGOP).

2.1 - À Divisão de Gestão Orçamental e Patrimonial compete:

a) Elaborar os projetos de orçamento, assegurar a gestão orçamental e propor as alterações que se revelem necessárias e controlar a respetiva execução;

b) Elaborar os planos financeiros anuais e plurianuais e o respetivo acompanhamento, avaliação e controlo;

c) Elaborar a conta de gerência, bem como preparar os elementos necessários à elaboração de relatórios de execução financeira;

d) Disponibilizar instrumentos e indicadores de gestão tendentes ao acompanhamento da evolução e execução orçamental;

e) Assegurar o enquadramento orçamental das despesas, respetivo processamento, liquidação e pagamento;

f) Assegurar a gestão do aprovisionamento e da contratação pública, com instrução dos processos de realização de despesa em articulação com as demais unidades orgânicas;

g) Assegurar a gestão e conservação do património e das instalações, mantendo atualizado o inventário;

h) Assegurar a gestão do parque de viaturas;

i) Assegurar a articulação com os serviços da Secretaria-Geral, no âmbito do protocolo celebrado de partilha de atividades comuns, relativamente às áreas de contratação pública, patrimoniais e financeiras.

3 - São revogados os meus despachos n.os 14304/2013, de 23 de outubro e 2360/2014, de 3 de fevereiro, publicados, respetivamente, no Diário da República, 2.ª série, n.º 215, de 6 de novembro e n.º 31, de 13 de fevereiro.

O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de março de 2018.

19 de fevereiro de 2018. - A Diretora-Geral, Maria Joana de Andrade Ramos.

311144599

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3260137.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2016-04-13 - Decreto-Lei 18/2016 - Finanças

    Estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2016

  • Tem documento Em vigor 2016-06-30 - Decreto-Lei 35-A/2016 - Finanças

    Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 18/2016, de 13 de abril, que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2016

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda