A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 96/87, de 29 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção ao artigo 358.º do Regulamento das Alfândegas e adita o artigo 358.º-A.

Texto do documento

Despacho Normativo 96/87
A posição geográfica dos portos nacionais confere-lhes uma situação de particular privilégio no que concerne ao tráfego de mercadorias em regime de trânsito internacional.

Importa, todavia, criar no plano aduaneiro procedimentos expeditos que possibilitem o aproveitamento daquelas potencialidades, sem perder de vista um eficaz controle da movimentação das mercadorias. Nesse sentido, são introduzidas algumas alterações ao Regulamento das Alfândegas, em ordem a conferir uma acrescida flexibilidade no que concerne à determinação dos documentos a apresentar pelos operadores económicos, bem como quanto ao estabelecimento dos procedimentos que deverão ser observados.

Assim, nos termos do artigo único do Decreto 17/76, de 15 de Janeiro, determina-se, a título experimental e por um período de dois anos, o seguinte:

1 - O artigo 358.º do Regulamento das Alfândegas, aprovado pelo Decreto 31730, de 15 de Dezembro de 1941, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 358.º As mercadorias em trânsito entradas pela fronteira terrestre serão conferidas nas estâncias aduaneiras de fronteira e seguirão, com guia de trânsito internacional, para as estâncias onde se há-de proceder ao respectivo despacho acompanhadas por praças da Guarda Fiscal, exceptuando-se as mercadorias que se apresentem em regime de trânsito comunitário, que ficarão sujeitas às disposições legais em vigor sobre a matéria.

§ único. As guias de trânsito a que o corpo deste artigo de refere serão de caderneta.

2 - É aditado ao Regulamento das Alfândegas o artigo 358.º-A, com a seguinte redacção:

Art. 358.º-A. Para as mercadorias em trânsito saídas dos depósitos e terminais a que se refere o corpo do artigo 136.º da Reforma Aduaneira as autoridades aduaneiras determinarão quais os documentos a adoptar e os procedimentos que deverão ser observados.

Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, 9 de Dezembro de 1987. - O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, José de Oliveira Costa.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32052.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1941-12-15 - Decreto 31730 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    APROVA O REGULAMENTO DAS ALFÂNDEGAS. O REGULAMENTO COMECA A VIGORAR NO DIA 1 DE JANEIRO DE 1942.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-14 - Decreto 17/76 - Ministério das Finanças

    Autoriza o Secretário de Estado do Orçamento a alterar, por despacho, as disposições do Regulamento das Alfândegas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda