Considerando que o Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, regula, nos artigos 18.º, 19.º e 19.º-A, a forma de recrutamento, de seleção e de provimento dos cargos de direção superior, ali se estabelecendo que o recrutamento se efetua por procedimento concursal, a desenvolver pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública; e
Considerando os resultados obtidos em sede do procedimento concursal desenvolvido nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, para o cargo de Diretor-Geral do Património Cultural e a fundamentação constante da proposta de designação elaborada pelo respetivo júri, nos termos do n.º 6 do artigo 19.º do referido Estatuto:
1 - Designo, ao abrigo do disposto no n.º 8 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, e na sequência de procedimento concursal, o Doutor Nuno Manuel Veiga Vassallo e Silva para, em comissão de serviço e pelo período de cinco anos, exercer o cargo de Diretor-Geral do Património Cultural, a que se refere o n.º 3 do artigo 28.º do Decreto-Lei 126-A/2011, de 29 de dezembro, e o artigo 3.º do Decreto-Lei 115/2012, de 25 de maio.
2 - Para efeitos do disposto no n.º 11 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos a 5 de fevereiro de 2014.
4 de fevereiro de 2014. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Nota Curricular
Dados pessoais:
Nome: Nuno Manuel Veiga Vassallo e Silva
Data de nascimento: 6 de junho de 1961
Formação académica:
No ano letivo de 1987-1988, obteve o grau de Licenciado em História (Variante História da Arte) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a classificação final de quinze valores.
No ano letivo de 1988-1989, frequentou o primeiro ano curricular do Curso de Mestrado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em outubro de 2005, obteve o grau de Doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação intitulada "E muy rica prata fina, de bestiães bem lavrados": A ourivesaria entre Portugal e a Índia, do século XVI ao século XVIII, orientada pelo Professor Doutor Pedro Dias. Foi aprovado por unanimidade com Distinção e Louvor.
Em julho de 2010 concluiu o Museum Leadership Institute, MLI 2010, do Getty Leadership Institute at Claremont Graduate University, Los Angeles.
Carreira profissional:
Entre 1988 e 1992 foi técnico superior do Instituto Português do Património Cultural, exercendo funções na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Palácio Nacional da Ajuda.
Entre 1992 e 1999 foi conservador do Museu e Igreja de S. Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Desde janeiro de 1999 que exerce as funções de Diretor-Adjunto do Museu Calouste Gulbenkian.
Desde 2011 que é membro integrado do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Atividades Científicas:
Principais exposições que comissariou cientificamente:
Dar Futuro ao Passado, juntamente com Mafalda Magalhães Barros Lisboa, Galeria de Pintura do Rei D. Luís, 1993.
A Herança de Rauluchantim: Ourivesaria e Objetos Preciosos Indianos em Portugal (Século XVI a XVIII), Lisboa, Museu de S. Roque/Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1996.
O Púlpito e a Imagem: Os Jesuítas e a Arte, Lisboa, Museu de S. Roque, 1996.
Esplendor e Devoção: Os Relicários de S. Roque, Museu de S. Roque, 1998.
Exotica: Portugals Entdeckungen in Spiegel fürstlicher Kunts - und Wunderkammern der Renaissance, Kunsthistoriches Museum, juntamente com Helmut Trnek Viena, Kunsthistoriches Museum, 2000, Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, 2001-2002.
Goa e o Grão Mogol, juntamente com Jorge Flores, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
"Encompassing the Globe Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries" juntamente com Julian Raby, Jay Levenson e Jean Michel Massing Freer Gallery of Art and Arthur M. Sackler Gallery, Washington, 2007, Palais des Beaux-Arts, Bruxelas, 2007-2008 e no Museu Nacional de Arte Antiga, 2009.
Principais trabalhos publicados:
"Subsídios para o estudo do comércio das pedras preciosas em Lisboa, no século XVI" in Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, n.º 91, 2.º Tomo, Lisboa, 1989, [1991].
"The Portuguese gem trade in the Sixteenth Century" in Jewellery Studies, n.º 6, Londres, 1993, pp. 19-28.
"A Igreja como Tesouro" in História da Arte Portuguesa, coord. Paulo Pereira, Vol. I, Lisboa, Circulo de Leitores, 1995, pp. 457-471.
"A Ourivesaria como Micro-arquitetura" in História da Arte Portuguesa, coord. Paulo Pereira, Vol. II, Lisboa, Circulo de Leitores, 1995, pp. 90-97.
"A Ourivesaria no período Manuelino" in História da Arte Portuguesa, coord. Paulo Pereira, Vol. II, Lisboa, Circulo de Leitores, 1995, pp. 181-197.
"Jewels and Gems in Goa from the Sixteenth to the Eigteenth Century" in The Jewels of India, coord. Susan Stronge, Bombay, 1995, pp. 53-62.
A Coleção de Ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio, com Maria Manuela Alcântara Santos, Guimarães, Instituto Português de Museus, 1998.
Ourivesaria e iluminura, século XIV ao século XX, com Julio Parra Martínez e Teresa Freitas Morna, Lisboa, Museu de S. Roque, 1998.
"Artificialia un mirabilia zwischen Goa und Lissabon" in Exotica: Portugals Entdeckungen in Spiegel fürstlicher Kunts - und Wunderkammern der Renaissance, (catálogo de exposição), coord. Helmut Trnek e Nuno Vassallo e Silva, Wien, Kunsthistoriches Museum, 2000, pp. 67-75.
"Missions and Merchants: Christian Art in Macao" in Oriental Art, Vol. XLVI, no. 3, Singapur, 2000, pp. 84-91.
"Goa or Lisbon: Problems of Attribution" in Jahbuch des Kunsthistorichen Museum Wien, Band 3, coord. Helmut Trnek e Sabine Haag, Mainz, 2001, pp. 232-245.
"Joias "de ouro e pedrinhas do Ceilão»/Jewels "in gold and stones from Ceylan»" in Oriente, n.º 2, Lisboa, abril 2002, pp. 23-36.
As coleções de D. João IV no Paço da Ribeira, Lisboa, Livros Horizonte, 2003.
"Pedras preciosas, joias e camafeus: a viagem de Jacques de Coutre de Goa a Agra" in Goa e o Grão Mogol, Lisboa/Londres, Fundação Calouste Gulbenkian/Scala Publishers, 2004, pp. 116-133.
"The treasury of Sultan Bahdur of Gujarat: Notes for the study of northern Indian jewellery in the sixteenth century" in Arts of Mughal India - Studies in honour of Robert Skelton, London, Victoria and Albert Museum/Mapin, London, New Delhi, 2004, pp. 168-175.
"Jewels for the Great Mughal. Goa, a center of the gem trade in the Orient" in Jewellery Studies, n.º 10, Londres, 2004, pp. 41-51.
"Art at the Service of God: The Impact of the Society of Jesus in Portugal" in The Jesuits II. Cultures Sciences and the Arts, 1540-1773, ed. John W. O'Malley e Gauvin Alexander Bailey, Toronto, Toronto University Press, 2006, pp. 182-210.
"An art-form for export: Sinhalese ivory and crystal in the 16th and 17th centuries" in Reexploring the Links: History and Constructed Histories between Portugal and Sri Lanka, ed. Jorge Flores, Wiesbaden, Harrassowitz Verlag, 2007, pp. 279-295.
"Diplomatic embassies and precious objects in Hormuz: an artistic perspetive" in Revisiting Hormuz: Portuguese Interactions in the Persion Gulf Region in the Early Modern Period, ed. Dejanirah Couto e Rui Manuel Loureiro, Wiesbaden, Harrassowitz Verlag, 2008, pp. 217-225.
A Ourivesaria entre Portugal e a Índia: Século XVI ao século XVIII, Lisboa, Santander Totta, 2008.
Artes decorativas na época dos Descobrimentos, vol. 6.º, Coleção "Arte Portuguesa", Dir. Dalila Rodrigues, Porto, 2009.
"Les commandes royales portugaises à Paris au XVIIIe siècle" in Le commerce du luxe à Paris aux XVIIe et XVIIIe siècles, Bern, Peter Lang, 2009, pp. 305-320.
"Nanban lacquer and the trade of luxury goods in the Portuguese Asia Empire» in Empires éloignés: L'Europe et le Japon (XVIe-XIXe siècle), coord. Djanirah Couto et François Lachaud, Paris, École Française d'Extréme-Orient, 2010, pp. 217-226.
Obras Primas da Arte Portuguesa: Ourivesaria, Lisboa, Athena, 2011.
Ourivesaria Portuguesa de Aparato. Séculos XV e XVI, Lisboa, Scribe, 2012.
Marfins no Império Português, com Gauvin Alexander Bailey e Jean Michel Massing, Lisboa, Scribe, 2013.
Prémios:
Prémio Dr. José de Figueiredo 2013, da Academia Nacional de Belas-Artes pelo livro Ourivesaria Portuguesa de Aparato Séculos XV e XVI.
207610982