A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 615/2013, de 20 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como conjunto de interesse público o conjunto constituído pelo Palace Hotel da Curia, Chalet Navega ou Chalet das Rosas, Capela da Senhora do Livramento, Piscina Paraíso, garagem e jardins envolventes, na Avenida dos Plátanos, na Curia, freguesia de Tamengos, concelho de Anadia, distrito de Aveiro, e fixa a zona especial de proteção do referido conjunto.

Texto do documento

Portaria 615/2013

O Palace Hotel da Curia é o mais emblemático edifício do concelho da Anadia, e um dos mais notáveis do país à data da sua inauguração, disponibilizando uma série de equipamentos que conjugavam o lazer e as atrações mundanas com uma vertente medicinal, ligada às vizinhas termas da Curia, constituindo uma das mais interessantes obras de hotelaria com vertente termal existentes em Portugal e fazendo parte de um grupo hoteleiro que integra vários imóveis de grande interesse patrimonial, como o Palace Hotel do Buçaco ou o Hotel Astória, em Coimbra.

O edifício atual, construído entre 1922 e 1926, resultou da ampliação de um estabelecimento anterior, então remodelado pelo arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior, e do qual se conservou a fachada, composta por um corpo central reentrante terminando numa composição formada por um duplo frontão circular entre pilares e flanqueada por torreões, refletindo bem o gosto da década de 1920 e o estilo festivo e luxuoso da burguesia de então. A monumentalidade do edifício impõe-se não apenas no exterior, mas também nos espaços internos, com amplos vestíbulo e salões, galeria de lojas, barbearia e tabacaria, nos quais ainda se conserva o célebre ascensor de madeira e vidro biselado com proteções de ferro forjado desenhadas pelo próprio Norte Júnior.

Do conjunto edificado fazem ainda parte o Chalet Navega ou Chalet das Rosas, a primeira construção ali realizada, sob projeto do arquiteto Rafael Duarte de Melo, igualmente autor, em parceria com Deolindo Vieira, do primitivo hotel, bem como a garagem e os grandiosos jardins à francesa, de grande riqueza natural, a Piscina-Praia Paraíso, obra do arquiteto Raúl Martins executada pelo engenheiro José Bélard da Fonseca, e uma capela dedicada a Nossa Senhora do Livramento.

O arquiteto traduziu neste projeto o compromisso que caracteriza boa parte das suas obras, ou seja, a articulação entre a tradição académica eclética e a linguagem Arte Nova então em voga, presente essencialmente a nível decorativo, a par com o geometrismo indicativo de uma incursão no estilo Art Déco. Na piscina, a primeira de dimensões olímpicas feita em Portugal, imitando um deck de navio, surgem já linhas arquitetónicas modernistas.

A classificação do Conjunto constituído pelo Palace Hotel da Curia, Chalet Navega ou Chalet das Rosas, Capela da Senhora do Livramento, Piscina Paraíso, garagem e jardins envolventes reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a envolvente do conjunto, incluindo o edificado com interesse patrimonial ainda existente, bem como as restantes áreas detendo estreitas ligações de proximidade, nomeadamente campos agrícolas relacionados com a quinta. A sua fixação visa assegurar as perspetivas de contemplação e o contexto espacial dos imóveis, bem como os pontos de vista que constituem a bacia visual na qual se integram.

Procedeu-se à audiência dos interessados, na modalidade de consulta pública, nos termos gerais e de acordo com o previsto no artigo 26.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no artigo 45º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis e 115/2011, de 5 de dezembro.º 265/2012, de 28 de dezembro.

Foi promovida a audiência prévia da Câmara Municipal de Anadia.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º e no n.º 2 do artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, conjugado com o disposto no n.º 2 do artigo 30.º e no n.º 1 do artigo 48.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis e 115/2011, de 5 de dezembro.º 265/2012, de 28 de dezembro, e no uso competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

É classificado como conjunto de interesse público o Conjunto constituído pelo Palace Hotel da Curia, Chalet Navega ou Chalet das Rosas, Capela da Senhora do Livramento, Piscina Paraíso, garagem e jardins envolventes, na Avenida dos Plátanos, na Curia, freguesia de Tamengos, concelho de Anadia, distrito de Aveiro, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do conjunto referido no artigo anterior, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

9 de setembro de 2013. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge

Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

207253115

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2013/09/20/plain-311872.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/311872.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-23 - Decreto-Lei 309/2009 - Ministério da Cultura

    Estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-05 - Decreto-Lei 115/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera (primeira alteração) o Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, que estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda