A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 614/2013, de 20 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público a Casa do Terreiro, jardins envolventes, adega e tulha, na Rua do Cimo da Vila e na Rua do Açougo, São Miguel do Outeiro, freguesia de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, distrito de Viseu, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Texto do documento

Portaria 614/2013

Edificada cerca de 1750, a Casa do Terreiro é um imponente edifício senhorial tipicamente beirão, que conservou a integridade estrutural ao longo dos séculos e cuja propriedade se manteve até hoje na posse da família fundadora.

O edifício oitocentista, de desenvolvimento horizontal e planta regular, é protegido por muro com grande portal de pedra que dá acesso, lateralmente, ao terreiro que precede a habitação. A fachada principal apresenta linhas depuradas, sendo antecedida por pequena escadaria e ritmada pela disposição regular de portas, no piso térreo, e de janelas de sacada com guarda de ferro no andar nobre. No interior destacam-se alguns salões com tetos de masseira e altos lambris de madeira.

Adossada à casa encontra-se a capela, dedicada a Nossa Senhora do Pé da Cruz e reconstruída em 1741 em substituição do templo primitivo, fundado em 1661. Na fachada destacam-se um curioso janelão de gosto barroco e o brasão de armas da família, com alvará dado por D. José em 1751. O interior, a cujo coro alto se acede a partir da casa, guarda um importante espólio de arte sacra e um retábulo de talha dourada e policromada de gosto ainda maneirista, com representação sobre tábua de São Pedro e São João.

Os jardins que rodeiam o conjunto arquitetónico revelam uma conceção de influência barroca, desenvolvendo-se em plataformas e integrando denso arvoredo, a constante presença da água e diversos elementos de cantaria, como fontes, lagos e nichos. Para além dos imponentes edifícios da tulha e da adega, destaca-se a presença de uma coluna dos homiziados, elemento que atestava o direito de concessão de asilo a foragidos da lei.

A classificação da Casa do Terreiro, jardins envolventes, adega e tulha reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao valor estético, técnico e material intrínseco do bem, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a integração do imóvel na malha urbana, a sua envolvente rural e os restantes elementos com interesse que fazem parte da propriedade, nomeadamente a área agrícola, um tanque e uma canaleta de abastecimento de água, e a sua fixação visa assegurar o seu enquadramento e as perspetivas da sua contemplação.

Procedeu-se à audiência dos interessados, na modalidade de consulta pública, nos termos gerais e de acordo com o previsto no artigo 25.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis e 115/2011, de 5 de dezembro.º 265/2012, de 28 de dezembro.

Foi promovida a audiência prévia da Câmara Municipal de Tondela.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º e no artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, conjugado com o disposto no n.º 2 do artigo 30.º e no n.º 1 do artigo 48.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis e 115/2011, de 5 de dezembro.º 265/2012, de 28 de dezembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

São classificados como monumento de interesse público a Casa do Terreiro, jardins envolventes, adega e tulha, na Rua do Cimo da Vila e na Rua do Açougo, São Miguel do Outeiro, freguesia de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, distrito de Viseu, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do monumento referido no artigo anterior, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

9 de setembro de 2013. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge

Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

207253261

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2013/09/20/plain-311871.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/311871.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-23 - Decreto-Lei 309/2009 - Ministério da Cultura

    Estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-05 - Decreto-Lei 115/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera (primeira alteração) o Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, que estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda