A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9546/2013, de 22 de Julho

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 139/2013, Série II de 2013-07-22.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Aprova a minuta do contrato de investimento, e respetivos anexos, a celebrar entre o Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., a BIAL S.G.P.S., S.A., e a BIAL - PORTELA & Ca., S.A., que tem por objeto a realização de investigação e desenvolvimento por esta última sociedade, localizada na Trofa, com vista à obtenção de novas indicações para o acetato de eslicarbazepina como terapêutica coadjuvante para tratamento da epilepsia em novos segmentos etários.

Texto do documento

Despacho 9546/2013

O grupo BIAL, que teve origem nos Laboratórios BIAL fundados em 1924, assume atualmente uma posição cimeira na indústria farmacêutica em Portugal, desenvolvendo, produzindo e comercializando medicamentos que constituíram marcos terapêuticos como o Benzo-Diacol, o Bialzepam e o Folicil.

A BIAL - PORTELA & Ca., S.A., com sede na Trofa, apresentou, no âmbito do Regime Contratual de Investimento, a candidatura n.º 30026 ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI l&DT), respeitante a um projeto de Investigação e Desenvolvimento de novas indicações para o Acetato de Eslicarbazepina, tendo em vista a introdução no mercado de medicamentos inovadores para o tratamento da epilepsia, patologia que afeta cada vez mais pacientes a nível mundial. Mais especificamente, este projeto tem como objetivo principal a investigação e validação do efeito da ESL (Acetato de Eslicarbazepina) como terapêutica coadjuvante para tratamento da epilepsia em novos segmentos etários.

Este projeto apresenta um importante contributo para a balança tecnológica de Portugal, através da venda direta dos novos medicamentos no mercado externo, bem como da possibilidade de licenciamento a empresas estrangeiras do know-how da BIAL.

O investimento em causa é de aproximadamente 16,5 milhões de euros, prevendo-se o alcance, no ano de 2014, de um valor anual de despesas com Investigação e Desenvolvimento (l&D) de cerca de 50 milhões de euros, a criação e manutenção de 17 postos de trabalho diretos, bem como a manutenção dos atuais 253, e a afetação à atividade de Investigação e Desenvolvimento da Sociedade de, no mínimo, 64 dos postos de trabalho permanentes, até ao termo da vigência do contrato.

O projeto da BIAL - PORTELA & Ca., S.A., enquadra-se no regime especial previsto no artigo 14.º-A do Regulamento do SI l&DT, aprovado pela Portaria 1462/2007, de 15 de novembro, com a redação conferida pelas Portarias 711/2008, de 31 de julho, 353-B/2009, de 3 de abril e 1102/2010, de 25 de outubro, demonstrando relevante interesse para a economia nacional e efeito estruturante, pelo seu contributo para o aumento do volume de despesas em l&DT do setor empresas, para o aumento das exportações nacionais de bens e serviços com alta intensidade tecnológica, e para a criação de novos postos de trabalho altamente qualificados, de acordo com os critérios definidos no n.º 5 do artigo 18.º do referido Regulamento.

Dado o seu impacto macroeconómico, considera-se, assim, que o projeto é de grande relevância para a economia nacional e reúne as condições necessárias para a concessão dos incentivos financeiros previstos para os grandes projetos de investimento, o que justificou a sua aprovação naquele sistema de incentivos, através do Despacho do Senhor Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação n.º 51 /XIX/2013/SEECI, de 27 de junho de 2013.

Assim, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei 203/2003, de 10 de setembro, é determinado:

1. Aprovar a minuta do contrato de investimento e respetivos anexos, a celebrar pelo Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., a BIAL S.G.P.S., S.A., e a BIAL - PORTELA & Ca., S.A., que tem por objeto a realização de Investigação e Desenvolvimento por esta última sociedade, localizada na Trofa, com vista à obtenção de novas indicações para o Acetato de Eslicarbazepina como terapêutica coadjuvante para tratamento da epilepsia em novos segmentos etários, visando a introdução no mercado de medicamentos inovadores para o tratamento da epilepsia.

2. O presente despacho produz efeitos à data da sua última assinatura.

10 de julho de 2013. - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Sacadura Cabral Portas. - O Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação,

Franquelim Fernando

Garcia Alves.

207110628

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2013/07/22/plain-310635.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/310635.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-09-10 - Decreto-Lei 203/2003 - Ministério da Economia

    Cria o regime contratual único para os grandes projectos de investimento, de origem nacional e estrangeira, e revoga o regime de registo de operações de investimento estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2007-11-15 - Portaria 1462/2007 - Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação

    Aprova o Regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT).

  • Tem documento Em vigor 2008-07-31 - Portaria 711/2008 - Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação

    Altera o Regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, aprovado pela Portaria n.º 1462/2007, de 15 de Novembro, e procede à sua republicação.

  • Tem documento Em vigor 2009-04-03 - Portaria 353-B/2009 - Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação

    Altera o Regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), aprovado pela Portaria n.º 1462/2007, de 15 de Novembro, e procede a republicação, na íntegra, do Regulamento ora alterado.

  • Tem documento Em vigor 2010-10-25 - Portaria 1102/2010 - Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento

    Altera (terceira alteração) o Regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, aprovado pela Portaria n.º 1462/2007, de 15 de Novembro e republica-o em anexo, na redacção actual.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda