A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 421/2013, de 27 de Junho

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público a Igreja de São Francisco e o Seminário dos Missionários Apostólicos, em Vinhais, freguesia e concelho de Vinhais, distrito de Bragança, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Texto do documento

Portaria 421/2013

O antigo Convento de São Francisco de Vinhais, implantado num dos principais eixos de desenvolvimento da vila, foi edificado na segunda metade do século XVIII, quando a povoação conheceu intensa atividade construtiva. O convento, que serviu de seminário dos Missionários Apostólicos, foi instituído em 1751 por José Morais Sarmento, natural de Vinhais e fidalgo da Casa Real, com a contribuição de outros nobres e do povo da vila, após licença concedida em 1740 por D. João V. O conjunto arquitetónico é composto pela Igreja de São Francisco, erguida logo após a licença régia, por um corpo de ligação, pela Igreja do Seminário ou de Nossa Senhora da Encarnação, uma das maiores da localidade e conhecida por "igreja grande", pelo edifício do Seminário, claustro e anexos, e ainda por diversos edifícios agrícolas.

A Igreja de São Francisco, tardo-barroca, é uma construção erudita que conserva no seu interior, decorado na linha das orientações tridentinas, uma profusão de talha dourada tendente à realização do conceito da "obra de arte total", que se conjuga com as pinturas perspetivadas do teto.

Na fachada da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, ligada à anterior pelo coro através de um corpo de três pisos ritmado por janelas de sacada, destaca-se o amplo frontão com nicho no tímpano. O interior, de uma só nave, aplica com rigorosa depuração uma gramática classicizante sem desvios ornamentais, animada por um acervo de talha dourada e policromada rococó de grande coerência estilística e elevada integridade, incluindo alguma imaginária da autoria do artista Frei Domingos, professo na casa. Na capela-mor encontra-se a campa brasonada de José Morais Sarmento.

O convento, desde logo ocupado pelos primeiros seminaristas oriundos do seminário setubalense de Brancanes, é uma construção singela, com fachada mais próxima do modelo nacional da arquitetura "chã". Nele ganha especial importância o claustro, de planta quadrada, com arcaria no piso térreo e um tanque rocaille ao centro, incluindo uma estátua neoclássica da Fama e uma inscrição latina dedicada ao fundador do cenóbio.

A Igreja de São Francisco e o complexo do Seminário dos Missionários Apostólicos de Vinhais constituem estruturas de referência e elementos qualificadores do espaço urbano da localidade e da identidade coletiva da sua população, destacando-se ainda a sua condição de suporte de memória para a história da Ordem Terceira de São Francisco, bem como a qualidade e autenticidade do património integrado da igreja do Seminário.

A classificação da Igreja de São Francisco e do Seminário dos Missionários Apostólicos reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a localização dos imóveis no conjunto edificado de Vinhais, bem como a relevância da zona verde da quinta do Seminário para o seu enquadramento paisagístico e para o entendimento da sua história, e a sua fixação visa assegurar a integridade da envolvente e as perspetivas de contemplação.

Procedeu-se à audiência escrita dos interessados, nos termos gerais do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo e de acordo com o previsto no artigo 25.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis e 115/2011, de 5 de dezembro.º 265/2012, de 28 de dezembro.

Foi promovida a audiência prévia da Câmara Municipal de Vinhais.

Assim:

Nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º e no n.º 2 do artigo 28.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, conjugado com o disposto no n.º 2 do artigo 30.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis e 115/2011, de 5 de dezembro.º 265/2012, de 28 de dezembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

São classificados como monumento de interesse público a Igreja de São Francisco e o Seminário dos Missionários Apostólicos, em Vinhais, freguesia e concelho de Vinhais, distrito de Bragança, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do monumento referido no artigo anterior, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

24 de junho de 2013. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge

Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

15122013

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2013/06/27/plain-310121.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/310121.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-23 - Decreto-Lei 309/2009 - Ministério da Cultura

    Estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-05 - Decreto-Lei 115/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera (primeira alteração) o Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, que estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda