A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12502/2012, de 25 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de substituição, nos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Vogal do Instituto de Informática, I. P. respetivamente, Pedro Alexandre da Rosa Corte Real, António Manuel dos Passos Rapoula e João Paulo Mota da Costa Lopes.

Texto do documento

Despacho 12502/2012

Considerando que a Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com as alterações introduzidas pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, e 64/2011, de 17 de janeiro, estabelece no n.º 1 do artigo 27.º que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição nos casos de vacatura do lugar;

Considerando que se encontra em curso o processo reorganizativo dos serviços e demais entidades do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social decorrente da Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional, aprovada pelo Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho;

Considerando que o Instituto de Informática, I. P., foi objeto de reorganização, cessando as comissões de serviço dos cargos de direção superior;

Considerando que importa acautelar o normal funcionamento deste serviço;

Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 25.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 48.º, ambos da Lei Quadro dos Institutos Públicos, aprovada pela Lei 3/2004, de 15 de janeiro, e alterada pela Lei 51/2005, de 30 de agosto, pelos Decretos-Leis n.os 200/2006, de 25 de Outubro, e 105/2007, de 3 de abril, pela Lei 64-A/2008, de 31 de dezembro, pelo Decreto-Lei 40/2011, de 22 de março, pela Resolução da Assembleia da República n.º 86/2011, de 11 de abril, e pelo Decreto-Lei 5/2012, de 17 de janeiro;

Considerando o disposto no artigo 6.º da Lei 64/2011, de 22 de dezembro;

Nos termos e ao abrigo do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de dezembro, com as alterações introduzidas pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, e 64/2011, de 17 de janeiro:

1 - São designados em regime de substituição para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Vogal do Instituto de Informática, I. P., respetivamente, o Doutor Pedro Alexandre da Rosa Corte Real, o Licenciado António Manuel dos Passos Rapoula, para o efeito requisitado à EMEL - Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, E. M. E., e o Engenheiro João Paulo Mota da Costa Lopes, cujos currículos académico e profissional, anexos ao presente despacho, evidenciam o perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício dos referidos cargos.

2 - O presente despacho produz efeitos a 1 de setembro de 2012.

28 de agosto de 2012. - Pelo Ministro de Estado e das Finanças, Luís Filipe Bruno da Costa de Morais Sarmento, Secretário de Estado do Orçamento, em substituição. - O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira. - O Ministro da Solidariedade e da Segurança Social , Luís Pedro Russo da Mota Soares.

Pedro Alexandre da Rosa Corte Real

Pedro Alexandre da Rosa Corte Real, nascido a 14 de fevereiro de 1968, licenciado em Matemática Aplicada, Ramo de Investigação Operacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT\UNL) e doutorado em Probabilidades Estatísticas pela mesma Faculdade em 2001. Em 1991 iniciou a sua atividade profissional no Departamento de Sistemas e Informação da Companhia de Transportes Aéreos Portugueses. De 1991 a 1995 exerceu funções de Assistente Estagiário no Departamento de Matemática da FCT\UNL, em 1995 passou à condição de Assistente, em 2001 tornou-se Professor Auxiliar, tendo em 2007 obtido a nomeação definitiva. De julho de 2004 a julho de 2007, exerceu as funções de Diretor do Departamento de Metodologia Estatística. Este departamento congregava o Serviço de Metainformação, Serviço de Ficheiros de Unidade Estatísticas, Serviço de Geoinformação e Serviço de Métodos Estatísticos (onde acumulou com a chefia de serviço). Como académico, fez parte de várias comissões, sendo membro do Conselho do Departamento de Matemática desde 2009, tendo orientado várias dissertações de mestrado nas áreas do atuariado e da estatística e, como arguente, fez parte de vários júris científicos de doutoramento e mestrado. É atuário titular, membro da Comissão de Acreditação do Instituto de Atuários Portugueses, tendo já exercido as funções de Secretário-Geral e de representante junto do Groupe Consultatif para o Comité de Educação. Formador em várias ações no âmbito da formação profissional contínua em atuarido vida. Como consultor foi chamado a integrar várias comissões de estudo na área da segurança social, regimes públicos e privados. Nesta área foi o responsável pelo desenvolvimento e implementação de aplicações informáticas para estimativa de custos e análise de riscos. Desenvolveu metodologia vária para análise de risco na área dos seguros (Vida, Não-Vida, Fundos de Pensões e Saúde) e para avaliação das responsabilidades com o financiamento de Planos de Pensões Públicos e Privados. Foi responsável pelo desenho e desenvolvimento informático de aplicações para apoio à gestão de Planos de Pensões complexos, com destaque para Planos complementares à Segurança Social de vários países.

António Manuel de Passos Rapoula

Nascido a 12 de abril de 1971, em Lisboa, é casado e tem dois filhos. É licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e em Ciências da Comunicação pela Universidade Independente de Lisboa. Frequentou programa doutoral na Universidade Complutense de Madrid.

É, desde 2009, membro do Executive Board da FEIFA - Federation of European Business Communicators Associations e, desde 2010, vice-presidente da APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, tendo sido secretário da mesa da assembleia geral desta associação entre 2006 e 2010. No que respeita à atividade profissional é, desde setembro de 2011, vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social. Desempenhou, de 2002 a 2011, funções na EMEL - Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E. E.

M., tendo sido responsável de marketing e comunicação, chefe do serviço de atendimento ao público (loja EMEL), chefe do serviço de comunicação e atendimento e chefe de serviços de recursos humanos. Previamente exerceu atividade profissional como consultor nas áreas de marketing, comunicação, imagem e relações públicas para diversas empresas e instituições públicas e privadas, mantendo este labor ao longo dos anos. Exerceu atividade formativa certificada nas áreas do marketing, da comunicação empresarial e das relações públicas. Nas mesmas áreas, foi igualmente palestrante e colaborador convidado de diversas instituições de ensino superior.

João Paulo Mota da Costa Lopes

Natural de Lisboa.

Mestrando em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP-UTL.

Pós-graduado em e-Business pelo ISEG-UTL.

Licenciado em Engenharia pela FCT-UNL.

Curso de Alta Direção em Administração Pública - INA Curso «Driving Government Performance In Portugal» - Kennedy School of Government (HBS) em colaboração com o INA.

Interoperabilidade para a AP - The Athena Project e INA.

Novo Modelo de Liderança nas Empresas Publicas - Harvard Business School e MOPTC.

Desde 1998 que colaborou em diversas Multinacionais do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Foi Subdiretor-Geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Foi Coordenador de projetos do Plano da Ação para a Sociedade da Informação da UMIC (Unidade de Missão Inovação e Conhecimento) na dependência da Presidência do Conselho de Ministro.

Lecionou a disciplina TIC na Administração Pública na pós-graduação de Gestão e Políticas Públicas no ISAL e lecionou o Seminário sobre «Os desafios dos Sistemas de Informação na e-Saúde» na pós-graduação em Sistemas de Gestão de Saúde no ISLA.

Desempenhou diversos cargos autárquicos em Lisboa.

Publicações:

Mota Lopes, J., et al., Estudos e Perspectivas em Gestão Universitária.

Florianópolis: Insular, 2004, v. 1. p. 214.

Mota Lopes, J., et al., O Desafio dos Novos «Campus»... na Era da Colaboração Adaptativa Virtual. Resultados do caso Português in:

Conferência eLES'04 - e-Learning no Ensino Superior. Universidade de Aveiro, 2004.

206396347

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/09/25/plain-303791.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/303791.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2011-03-22 - Decreto-Lei 40/2011 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Estabelece o regime da autorização da despesa inerente aos contratos públicos a celebrar pelo Estado, institutos públicos, autarquias locais, fundações públicas, associações públicas e empresas públicas.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-01-17 - Decreto-Lei 5/2012 - Ministério das Finanças

    Institui o conselho directivo como único órgão de direcção, limita a sua composição e altera as regras de recrutamento, selecção e provimento, de cessação dos mandatos e a remuneração dos membros dos conselhos directivos dos institutos públicos de regime comum, procedendo à sétima alteração da Lei n.º 3/2004, de 15 de Janeiro e à respetiva republicação.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda