A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4210/2017, de 17 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designação para o cargo de Diretora do Centro Cultural Português no Luxemburgo da Doutora Adília Cristina Ferreira Castro Martins de Carvalho

Texto do documento

Despacho 4210/2017

O Centro Cultural Português no Luxemburgo, criado pelo despacho conjunto do Ministro das Finanças e Ministro dos Negócios Estrangeiros n.º 600/98, de 27 de agosto de 1998, consubstancia um espaço de cultura cuja principal finalidade assenta na promoção da língua e da cultura portuguesas segundo princípios de interculturalidade, impulsionando a diversidade cultural no mundo, contribuindo para o reconhecimento da imagem de Portugal em diversas vertentes e setores, a nível europeu e mundial, e para a vitalidade da economia portuguesa e europeia da cultura, nomeadamente pelo fomento da participação dos artistas, dos profissionais da cultura e da sociedade civil, em benefício do dinamismo e do intercâmbio de bens e serviços culturais com países terceiros.

Importa pois, tendo em conta as necessidades de funcionamento do Centro Cultural, e dado que se trata de cargo a prover, proceder à designação do Diretor do Centro Cultural Português no Luxemburgo Assim, nos termos do n.º 1 do artigo 3.º e n.os 1 e 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 165-B/2009, de 28 de julho, alterado pelo Decreto-Lei 118/2012, de 15 de junho, verificando-se todos os requisitos legais exigidos, determino o seguinte:

1 - Designo, para o cargo de Diretora do Centro Cultural Português no Luxemburgo, a Doutora Adília Cristina Ferreira Castro Martins de Carvalho, em acumulação com as funções de Leitora na Universidade do Luxemburgo, pelo período que durar o desempenho destas funções, observando o limite previsto no n.º 1 do artigo 4.º do referido diploma, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.

2 - A presente designação produz efeitos a 1 de janeiro de 2017.

A nota biográfica da ora designada é publicada em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

11 de janeiro de 2017. - A Presidente do Conselho Diretivo, Prof.ª Doutora Ana Paula Laborinho.

Nota Curricular

1 - Dados pessoais:

Nome: Adília Cristina Ferreira Castro Martins de Carvalho

Local e data de nascimento: Santo Ildefonso, Porto, 07 de Agosto de 1967

2 - Habilitações Académicas:

Licenciada em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, em 1989.

Mestre em Estudos Literários Comparados, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.

Doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Comparada, em co-tutela, pela

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, em 2010.

3 - Experiência Profissional:

Ensino: Professora do quadro de nomeação definitiva do 10.º grupo B (Filosofia), desde 1992; Leitora do

Camões, I. P., na Universidade Jean Monet, Saint-Etienne, onde lecciona e é responsável pelo ensino do

Português (1997-2004); Professora contratada pela Universidade de Lyon 2 (Secção de Português do Departamento de Línguas Românicas, 2004-2005). Investigação: Obtém o Diploma Profissional Superior em Ciências de Documentação (nível pós-graduação), pela Escola Nacional Superior de Ciências da Informação e das Bibliotecas da Academia de Lyon, com o estudo intitulado: O Acervo Português nas Bibliotecas da Rede Informatizada de Saint-Etienne. Desenvolve o projeto de Pós-Doutoramento "Ecos de Novas Cartas Portuguesas em França", realizado na Universidade do Porto e na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Integra diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, nomeadamente, "Novas Cartas Portuguesas, 40 anos depois", realizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto e "Poética do Eu: Memória, Imaginação e Narratividade", realizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Produção escrita: Colaboração dispersa em várias obras e revistas, da qual se destaca: "Reflexos narcísicos em Florbela", in A Planície e o Abismo (Vega, 1997); "Amor poesia e sabedoria em A Midsummer night's dream", in Revista Aprendizagem e

Desenvolvimento (Instituto Piaget Divisão Editorial, 2002); "Les paysages dans Paisagem com Mulher e mar ao Fundo", in Voies du paysage: Représentations du monde lusophone (Presses Sorbonne Nouvelle, 2007); "Das Áfricas: le regard de Maria Velho da Costa sur les paysages photographiques de José Afonso

Furtado", in Hommes et Paysages (Presses Sorbonne Nouvelle, 2010); "Novas Cartas Portuguesas em França: Paradoxos de uma recepção atribulada", in Novas Cartas Portuguesas entre Portugal e o Mundo, (Dom Quixote, 2014); "Novas Cartas Portuguesas ou a morte anunciada de um regime", in Estudos da AIL em Literatura, História e Culturas Portuguesas (Associação Internacional de Lusitanistas, 2015); "Personagens em busca identitária na ficção de Maria Velho da Costa", in Colóquio Letras (2015).

310454876

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2974134.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-07-28 - Decreto-Lei 165-B/2009 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova o regime jurídico aplicável ao pessoal dos centros culturais do Instituto Camões, I. P.(IC, I. P.)

  • Tem documento Em vigor 2012-06-15 - Decreto-Lei 118/2012 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Altera (segunda alteração) o Decreto-Lei 127/2010, de 30 de novembro, que aprova o regime jurídico aplicável ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, procedendo à sua republicação, e altera (primeira alteração) o Decreto-Lei 165-B/2009, de 28 de julho, que aprova o regime jurídico aplicável ao pessoal dos centros culturais do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda