A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 351/78, de 21 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Ministério da Administração Interna a transferir para as câmaras municipais do continente e regiões autónomas, para despesas locais com a execução das operações do recenseamento eleitoral, a importância global de 15367727$00.

Texto do documento

Decreto-Lei 351/78

de 21 de Novembro

A lei reguladora das operações do recenseamento eleitoral dispõe no seu artigo 41.º, n.º 1, alínea a), que as despesas de âmbito local com o recenseamento são satisfeitas pelas verbas inscritas no orçamento das autarquias locais por transferência do Orçamento Geral do Estado.

E se bem que grande parte das despesas com o próximo recenseamento eleitoral sejam realizadas e suportadas directamente pelo Ministério da Administração Interna, algumas outras terão ainda de ser realizadas a nível local pelas autarquias.

Por outro lado, o referido diploma estabelece, no seu artigo 42.º, n.º 1, que anualmente, em anexo ao decreto orçamental, será publicado o orçamento destinado às operações do recenseamento eleitoral.

Uma vez que os condicionalismos temporais em que vão ter lugar as primeiras operações do recenseamento, nos termos da referida lei, não permitem a utilização do mecanismo previsto no aludido artigo 42.º, torna-se indispensável tomar medidas concretas tendentes a dar satisfação ao disposto no atrás referido artigo 41.º, por forma que as autarquias locais disponham em tempo útil das verbas indispensáveis à boa execução das operações do próximo recenseamento eleitoral.

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Fica o Ministério da Administração Interna autorizado a transferir para as câmaras municipais do continente e regiões autónomas, para despesas locais com a execução das operações do recenseamento eleitoral, a importância global de 15367727$00.

2 - A distribuição por cada concelho da importância global referida no número anterior será feita mediante a aplicação das seguintes regras, considerando como número de cidadãos a recensear o constante dos cadernos do recenseamento de 1976:

Concelhos cujo número de cidadãos a recensear seja inferior a 5000 - 17500$00 + (1000$00 x número de freguesias do concelho);

Concelhos cujo número de cidadãos a recensear se situe entre 5000 e 10000 - 20000$00 + (1000$00 x número de freguesias do concelho);

Concelhos cujo número de cidadãos a recensear se situe entre 10000 e 15000 - 22500$00 + (1000$00 x número de freguesias do concelho);

Concelhos cujo número de cidadãos a recensear seja superior a 15000 - 1$50 x número de cidadãos a recensear + (1000$00 x número de freguesias do concelho).

Art. 2.º - 1 - O montante da verba a transferir para cada município nos termos do número anterior poderá ser redistribuído pelas freguesias do concelho ou pelas administrações de bairro, nos casos de Lisboa e Porto.

2 - Na redistribuição a que se refere o número anterior deverá obedecer-se, tanto quanto possível, às regras expressas no n.º 2 do artigo 1.º, com substituição das freguesias pelos postos de recenseamento.

Art. 3.º Para os efeitos constantes deste diploma e nos casos em que tal se mostre necessário, ficam as autarquias locais autorizadas a elaborar orçamento suplementar para além dos legalmente previstos, onde inscreverão, sob a rubrica «Execução das operações do recenseamento eleitoral», a verba que lhe for atribuída nos termos do presente diploma.

Art. 4.º - 1 - Por conta da verba referida no artigo anterior poderão ser constituídos fundos permanentes, até ao montante de 30% do seu total, para despesas de carácter imediato.

2 - Não havendo redistribuição de verba nos termos do artigo 2.º, os fundos permanentes referidos no número anterior podem ser constituídos pelas câmaras municipais a favor das juntas de freguesia e das administrações de bairro, nos casos de Lisboa e Porto.

Art. 5.º As transferências de verba previstas no presente diploma serão feitas por conta da dotação inscrita no orçamento vigente do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral, sob a rubrica 44.09, alínea A) «Recenseamento eleitoral e sua actualização».

Art. 6.º A dotação referida no artigo anterior suportará ainda todas as despesas de carácter central a realizar pelo Ministério da Administração Interna com o recenseamento eleitoral.

Art. 7.º É reforçada com a importância de 6000000$00 a dotação a que se refere o artigo 5.º Art. 8.º Este diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Alfredo Jorge Nobre da Costa - José da Silva Lopes - António Gonçalves Ribeiro.

Promulgado em 20 de Novembro de 1978.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/11/21/plain-29654.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/29654.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-05-30 - Decreto-Lei 162/79 - Ministério da Administração Interna - Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral

    Estabelece normas relativas às atribuições de verbas às autarquias locais para realização das operações de actualização do recenseamento eleitoral.

  • Tem documento Em vigor 2019-05-29 - Lei 36/2019 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda