Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 788/91, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Concede equivalência do curso propedêutico da República de Cabo Verde ao 12.º ano de escolaridade, via de ensino do sistema educativo português, para todos os efeitos legais.

Texto do documento

Portaria 788/91
de 8 de Agosto
Tendo em vista proporcionar uma preparação específica e adequada para ingresso no ensino superior, foi criado, na República de Cabo Verde, o curso propedêutico, com a duração de um ano, organizado em duas áreas de estudos, científico-naturais e humanísticos, que poderá ser frequentado pelos estudantes que tenham completado os estudos secundários correspondentes a 11 anos de escolaridade.

Torna-se, assim, necessário definir as condições de concessão de equivalência ao sistema de ensino português, aplicáveis aos estudantes titulares do curso propedêutico da República de Cabo Verde.

Nestes termos:
Ao abrigo do disposto no Decreto 29992, de 21 de Outubro de 1939, com as alterações introduzidas pelo Decreto 47700, de 15 de Maio de 1967, e pelo Decreto 48220, de 24 de Janeiro de 1968:

Manda o Governo, pelo Ministro da educação, o seguinte:
1.º O curso propedêutico da República de Cabo Verde é declarado equivalente, para todos os efeitos legais, ao 12.º ano de escolaridade, via de ensino, do sistema de ensino português.

2.º Para efeitos de acesso ao ensino superior, entre as disciplinas do curso propedêutico e as disciplinas do 12.º ano de escolaridade, via de ensino, é aprovada a tabela de correspondência que consta do anexo ao presente diploma.

3.º A classificação final do 12.º ano de escolaridade, via de ensino, é expressa pela média aritmética, calculada até às décimas, das classificações de três das disciplinas do curso propedêutico constantes da tabela referida no número anterior, observando-se, porém, o disposto no n.º 4.º do presente diploma.

4.º O conjunto das três disciplinas a considerar para efeito do cálculo da classificação final do 12.º ano de escolaridade, via de ensino, incluirá obrigatoriamente uma das seguintes:

a) Filosofia ou Literatura Portuguesa, no caso dos estudantes que tenham concluído a área de Estudos Humanísticos do curso propedêutico;

b) Matemática, no caso dos estudantes que tenham concluído a área de Estudos Científico-Naturais do curso propedêutico.

Ministério da Educação.
Assinada em 17 de Julho de 1991.
Pelo Ministro da Educação, Alberto José Nunes Correia Ralha, Secretário de Estado do Ensino Superior.


Anexo à Portaria 788/91, de 8 de Agosto
Tabela de correspondência entre as disciplinas do curso propedêutico da República de Cabo Verde e do 12.º ano de escolaridade (via de ensino) do sistema de ensino português.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/29526.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1939-10-21 - Decreto 29992 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria Geral

    Regulamenta e esclarece as disposições do Decreto-Lei n.º 26611, de 19 de Maio de 1936, que aprova o Regimento da Junta Nacional de Educação, na parte respeitante a equiparação de habilitações.

  • Tem documento Em vigor 1967-05-15 - Decreto 47700 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria-Geral

    Altera o Decreto n.º 29992, de 21 de Outubro de 1939, que regulamenta e esclarece as disposições do Decreto-Lei n.º 26611, de 19 de Maio de 1936, que aprova o Regimento da Junta Nacional da Educação, na parte respeitante a equiparação de habilitações.

  • Tem documento Em vigor 1968-01-24 - Decreto 48220 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria-Geral

    Altera a redacção dos arts. 2º e 5º do Decreto 29992, de 21 de Outubro de 1939.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda