Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 150/91, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Enquadra os beneficiários do Programa de Inserção de Jovens na Vida Profissional (IJOVIP) e do Programa de Formação e Integração de Quadros (FIQ) no regime de segurança social dos trabalhadores independentes.

Texto do documento

Despacho Normativo 150/91
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) é o organismo público ao qual compete genericamente a execução das políticas de emprego e formação profissional definidas e aprovadas pelo Governo no âmbito do Decreto-Lei 247/85, de 12 de Julho.

Assim, e na prossecução das atribuições que lhe estão cometidas no artigo 4.º do citado decreto-lei, através do Programa Inserção de Jovens na Vida Profissional (IJOVIP), aprovado pelo Despacho 37/89, de 28 de Dezembro, do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 15, de 18 de Janeiro de 1990, a pp. 548 e 549, o IEFP visa aliar a validade e riqueza pedagógicas do citado Programa ao rigor da sua execução e eficácia, medida pela melhor conjugação possível entre a formação e a geração do emprego.

Não menos relevante é a igualdade de tratamento, em matéria de segurança social, das acções que concorrem, em paralelismo, para a consecução dos mesmos fins, de que são exemplo a Portaria 298/79, de 25 de Junho, e os Despachos Normativos n.os 109/86, de 12 de Dezembro, e 17/89, de 28 de Fevereiro.

Porém, o contrato de formação não gera nem tutela relações de trabalho subordinado e caduca com a conclusão da acção de formação para que foi celebrado (n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei 242/88, de 7 de Julho).

Ao Programa IJOVIP são aplicadas as normas jurídicas constantes do citado Decreto-Lei 242/88, de 7 de Julho; daí a natureza da solução adoptada para a inclusão dos beneficiários do citado Programa na segurança social.

Dada a analogia das situações, ao Programa de Formação e Integração de Quadros (FIQ) são de aplicar, nesta matéria, as mesmas soluções respeitantes ao IJOVIP.

Nestes termos, determina-se o seguinte:
1 - Os beneficiários do Programa de Inserção de Jovens na Vida Profissional (IJOVIP) e do Programa de Formação e Integração de Quadros (FIQ) ficam obrigatoriamente enquadrados no regime de segurança social dos trabalhadores independentes, com as especificidades constantes do Despacho Normativo 37/87, de 6 de Abril, durante o período de decurso do Programa.

2 - Em tudo o que não se encontre especialmente estabelecido no Despacho Normativo 37/87, de 6 de Abril, são aplicadas, subsidiariamente, as normas vigentes para o regime de segurança social dos trabalhadores independentes.

3 - Durante o período de decurso dos Programas IJOVIP e FIQ, o IEFP suportará os encargos respeitantes às contribuições para a segurança social relativamente aos respectivos beneficiários.

4 - O presente diploma não prejudica a concessão dos incentivos às entidades empregadoras pela contratação de jovens em situação de primeiro emprego, regulados pelo Decreto-Lei 257/86, de 27 de Agosto, com as alterações introduzidas pelo artigo 1.º do Decreto-Lei 125/91, de 21 de Março.

5 - Este diploma entra em vigor a partir do início de execução dos próximos Programas IJOVIP e FIQ.

Ministério do Emprego e da Segurança Social, 11 de Julho de 1991. - O Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, António José de Castro Bagão Félix. - Secretário de Estado da Segurança Social, José Luís Campos Vieira de Castro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/29361.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Portaria 298/79 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Determina o alargamento do âmbito da Previdência aos estagiários de cursos de formação profissional.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-12 - Decreto-Lei 247/85 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Aprova o estatuto do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

  • Tem documento Em vigor 1986-08-27 - Decreto-Lei 257/86 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Introduz alterações em relação ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 17-D/86, de 6 de Fevereiro, sobre dispensa de contribuições das empresas que admitam trabalhadores em situação de primeiro emprego por tempo indeterminado.

  • Tem documento Em vigor 1988-07-07 - Decreto-Lei 242/88 - Ministério do Emprego e da Segurança Social

    Estabelece os direitos e os deveres dos formandos em cursos de formação profissional apoiados por fundos públicos.

  • Tem documento Em vigor 1991-03-21 - Decreto-Lei 125/91 - Ministério do Emprego e da Segurança Social

    Estabelece a obrigatoriedade de regularização contributiva para a exoneração de contribuições à Segurança Social pelos empregadores de jovens em situação de primeiro emprego ou de deficientes.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda