Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 463/74, de 18 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações ao Estatuto dos Oficiais das Forças Armadas e ao Estatuto do Oficial do Exército.

Texto do documento

Decreto-Lei 463/74

de 18 de Setembro

Considerando que os diplomas formalizando os actos relativos à situação dos militares estão sujeitos a longas demoras de processamento que não são da sua responsabilidade, mas lhes acarretam sensíveis prejuízos;

Considerando que, para se tentar obviar a esses inconvenientes, se seguia a prática de fazer coincidir as datas dos respectivos diplomas com as dos factos que lhes davam causa, o que nem sempre era possível ou expedito;

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1 do artigo 1.º da Lei Constitucional 4/74, de 1 de Julho, o Conselho dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Ao artigo 90.º do Estatuto dos Oficiais das Forças Armadas (Decreto-Lei 46672, de 29 de Novembro de 1965) é aditado um § único com a seguinte redacção:

Art. 90.º ...

§ único. O diploma de promoção deve conter menção expressa da data a partir da qual são devidos os vencimentos do novo posto, a qual coincidirá com a da respectiva antiguidade, salvo nos casos de antecipação desta, em que os vencimentos são devidos a partir da data a fixar no referido diploma.

Art. 2.º O artigo 13.º do Estatuto do Oficial do Exército (Decreto-Lei 176/71, de 30 de Abril) toma a seguinte redacção:

Art. 13.º O oficial na situação de activo tem direito ao vencimento do novo posto a partir da data da respectiva antiguidade, em conformidade com o disposto no § único do artigo 90.º do Estatuto do Oficial das Forças Armadas (Decreto-Lei 46672, de 29 de Novembro de 1965).

Art. 3.º - 1. As nomeações e mudanças de situação dos militares dos quadros da Armada, do Exército e da Força Aérea produzem efeitos, nomeadamente os respeitantes a remunerações, a partir da data do facto ou acto que legalmente as determinem, embora só posteriormente revistam a forma especial que por lei seja prescrita.

2. Para aplicação do disposto no número anterior, deverá constar expressamente no instrumento que titular as nomeações e as mudanças de situação a data da produção dos respectivos efeitos, nos termos do presente diploma.

Art. 4.º O abono das remunerações devidas pelas nomeações e mudanças de situação só pode ser feito depois da publicação na Ordem do respectivo ramo das forças armadas, com a menção de haverem sido cumpridas as formalidades relativas ao Tribunal de Contas, ou depois da publicação no Diário do Governo, sempre que para a formalização respectiva estejam legalmente previstas essas publicações.

Art. 5.º Quaisquer dúvidas que surjam para a execução deste diploma devem ser resolvidas por despacho interpretativo do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ouvidos os chefes dos estados-maiores dos respectivos ramos das forças armadas.

Visto e aprovado em Conselho dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas. - Francisco da Costa Gomes - José Baptista Pinheiro de Azevedo - Jaime Silvério Marques - Manuel Diogo Neto - Mário Firmino Miguel - José da Silva Lopes.

Promulgado em 5 de Setembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO DE SPÍNOLA.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais dos Estados e províncias ultramarinas. - A.

Almeida Santos.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/09/18/plain-29149.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/29149.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1965-11-29 - Decreto-Lei 46672 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Promulga o Estatuto dos Oficiais das Forças Armadas.

  • Tem documento Em vigor 1971-04-30 - Decreto-Lei 176/71 - Ministério do Exército - Repartição do Gabinete do Ministro

    Aprova o novo Estatuto do Oficial do Exército.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-06-25 - Portaria 387/75 - Conselho da Revolução - Estado-Maior da Armada

    Introduz alterações ao Estatuto do Oficial da Armada (EOA).

  • Tem documento Em vigor 1976-03-05 - Decreto-Lei 177/76 - Conselho da Revolução

    Determina que o disposto no artigo 13.º (direito ao vencimento do novo posto) do Estatuto do Oficial do Exército, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 176/71, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 463/74, seja aplicável aos oficiais do quadro de complemento.

  • Tem documento Em vigor 1990-01-24 - Decreto-Lei 34-A/90 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova o Estatuto dos Militares das Forças Armadas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda