Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4054/2012, de 20 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprova a minuta do aditamento ao contrato de investimento, e respetivos anexos, a celebrar pelo Estado português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., a CUF - Companhia União Fabril, SGPS, S. A., e a CUF - Químicos Industriais,S.A .

Texto do documento

Despacho 4054/2012

Em 15 de outubro de 2007, foi assinado entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP), a CUF - Companhia União Fabril, SGPS, S. A., e a CUF - Químicos Industriais, S. A., no âmbito do regime contratual de investimento, um contrato que tem por objeto a concessão de incentivos financeiros a um projeto de aumento da capacidade de produção da unidade fabril desta última Sociedade, localizada em Estarreja, para a produção de anilina, cloro e soda cáustica.

Subsequentemente, a crise económico-financeira mundial que deflagrou em 2008 e o consequente decréscimo do mercado, quer em termos de quantidades, quer em termos de preços, obrigou a CUF - Químicos Industriais, S. A., a redefinir as suas projeções e atividade económica com os consequentes impactos nos objetivos que contratualmente estava obrigada a atingir. Adicionalmente, uma paragem mais prolongada do que o inicialmente previsto da unidade de ácido nítrico, que só ficaria concluída em 2010, levou ao desfasamento de um ano na execução do projeto. Não obstante, o valor de investimento executado cumpriu na íntegra o inicialmente contratado.

Consequentemente, a CUF - Químicos Industriais, S. A., solicitou a renegociação do Contrato de Investimento por forma a alterar o termo do período de investimento, flexibilizar as condições de atribuição do Prémio de Realização e adaptar os objetivos contratuais à atual conjuntura da empresa e do mercado.

Por despacho do Senhor Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC - COMPETE), de 3 de fevereiro de 2011, exarado sobre a Informação n.º 09/2.3/EPI/2011 do Gabinete do COMPETE, foram aprovadas as alterações decorrentes da renegociação do Contrato, tendo a revisão em baixa das metas contratuais determinado, no entanto, a redução do montante do Prémio de Realização inicialmente atribuído.

Foi igualmente autorizada a aplicação do disposto na Portaria 1103/2010, de 25 de outubro, no que respeita às condições específicas de elegibilidade do projeto relativas ao rácio mínimo de autonomia financeira e de cobertura do investimento elegível por capitais próprios, dado estarem cumpridas as condições legalmente exigidas para o

efeito.

No quadro dessa renegociação, a AICEP veio propor um aditamento ao contrato de investimento tendo em vista a respetiva formalização das alterações aprovadas.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei 203/2003, de 10 de setembro, conjugado com os n.os 4 e 6 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, e ao abrigo da delegação de competências prevista no Despacho 15681/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 18

de novembro de 2012, é determinado:

Aprovar a minuta do aditamento ao contrato de investimento e respetivos anexos, a celebrar pelo Estado português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., a CUF - Companhia União Fabril, SGPS, S.

A., e a CUF - Químicos Industriais, S. A., que passa a integrar o contrato outorgado

em 15 de outubro de 2007.

1 de março de 2012. - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo de Sacadura Cabral Portas. - O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos

Pereira.

205868332

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/03/20/plain-290145.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/290145.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-09-10 - Decreto-Lei 203/2003 - Ministério da Economia

    Cria o regime contratual único para os grandes projectos de investimento, de origem nacional e estrangeira, e revoga o regime de registo de operações de investimento estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2010-10-25 - Portaria 1103/2010 - Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento

    Altera (segunda alteração) o Regulamento do Sistema de Incentivos à Inovação, aprovado pela Portaria 1464/2007, de 15 de Novembro, e procede à sua republicação.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda