A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 615-H2/91, de 8 de Julho

Partilhar:

Sumário

DETERMINA QUE ENTIDADES QUE REQUERERAM A CONSTITUICAO DE ZONAS DE REGIME CINEGETICO ESPECIAL, DE ACORDO COM O DISPOSTO NO ARTIGO 21 DA LEI NUMERO 30/86, DE 27 DE AGOSTO, E NUMERO 3 E SEGUINTES DO ARTIGO 65 DO DECRETO LEI NUMERO 274-A/88, DE 3 DE AGOSTO (LEI DE CAÇA E RESPECTIVA REGULAMENTACAO), POSSAM TAMBEM REQUERER A PROIBIÇÃO TEMPORÁRIA DO EXERCÍCIO DE CAÇA NOS RESPECTIVOS TERRENOS. O PRESENTE DIPLOMA ENTRA EM VIGOR NO DIA SEGUINTE AO DA SUA PUBLICAÇÃO.

Texto do documento

Portaria 615-H2/91
de 8 de Julho
Considerando, que a morosidade própria dos processos de constituição de zonas de regime cinegético especial efectuados de acordo com o regime previsto nos n.os 3 e seguintes do artigo 65.º do Decreto-Lei 274-A/88, de 3 de Agosto, impossibilita, em muitos casos, a sua criação na presente época venatória em virtude dos limites temporais fixados na Portaria 219-A/91, de 18 de Março;

Considerando que nestas zonas se verifica geralmente um relevante envolvimento das populações locais que lhes conferem um cariz social que é imperativo proteger e estimular;

Considerando a conveniência de permitir às entidades requerentes que dêem início à actividade de fomento cinegético imprescindível para a plena realização dos objectivos subjacentes à constituição das respectivas zonas de regime cinegético especial;

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 69.º do Decreto-Lei 274-A/88, de 3 de Agosto, na redacção dada pelo Decreto-Lei 60/91, de 30 de Janeiro:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, o seguinte:

1.º As entidades que requereram a constituição de zonas de regime cinegético especial cujos acordos prévios, a que se refere o artigo 21.º da Lei 30/86, de 27 de Agosto, foram obtidos por aplicação do disposto nos n.os 3 e seguintes do artigo 65.º do Decreto-Lei 274-A/88, de 3 de Agosto, podem requerer a proibição temporária do exercício de caça nos respectivos terrenos.

2.º A proibição da caça só pode ser concedida pelo director-geral das Florestas desde que o processo reúna as seguintes condições:

a) O edital a que se refere o n.º 6 do artigo 65.º do Decreto-Lei 274-A/88, de 3 de Agosto, já tenha sido publicado pela Direcção-Geral das Florestas à data da entrada em vigor do presente diploma;

b) Observe o disposto no n.º 6 do artigo 79.º do Decreto-Lei 274-A/88, de 3 de Agosto;

c) Observe os demais requisitos legais necessários à futura constituição da respectiva zona de regime cinegético especial;

d) A interdição de caça se revele necessária para a conservação dos recursos cinegéticos e compatível com os princípios enformadores da política cinegética, designadamente quanto ao nível de expansão local de zonas do regime cinegético especial.

3.º O deferimento do pedido de proibição do exercício de caça nos termos dos números anteriores implica a submissão automática dos respectivos terrenos ao regime florestal, para efeitos de polícia e fiscalização de caça.

4.º A proibição temporária de caça é concedida sob condição de, até ao dia 30 de Setembro de 1991, os interessados apresentarem na Direcção-Geral das Florestas a documentação necessária para a nomeação dos respectivos guardas florestais auxiliares.

5.º O não cumprimento do disposto no número anterior implica a revogação da proibição de caça e a obrigação de levantar a sinalização existente.

6.º - 1 - A sinalização dos terrenos submetidos à proibição temporária da caça será efectuada pela entidade requerente nas condições definidas na Portaria 697/88, de 17 de Outubro, utilizando o sinal de modelo n.º 7 aí definido.

2 - A sinalização tem de ser efectuada dentro do prazo referido no n.º 7.º, n.º 1, da Portaria 219-A/91, de 18 de Março.

7.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
Assinada em 4 de Julho de 1991.
Pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Álvaro dos Santos Amaro, Secretário de Estado da Agricultura.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/28989.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-08-27 - Lei 30/86 - Assembleia da República

    Aprova e publica a lei da caça.

  • Tem documento Em vigor 1988-08-03 - Decreto-Lei 274-A/88 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Regulamenta a lei da caça aprovada pela Lei 30/86, de 27 de Agosto.

  • Tem documento Em vigor 1988-10-17 - Portaria 697/88 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Estabelece os modelos de sinais e tabuletas a utilizar na balizagem das reservas de caça e das zonas de caça submetidas ao regime cinegético especial

  • Tem documento Em vigor 1991-01-30 - Decreto-Lei 60/91 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Altera o Decreto-Lei n.º 274-A/88, de 3 de Agosto, que regulamenta a Lei da Caça (Lei n.º 30/86, de 27 de Agosto)

  • Tem documento Em vigor 1991-03-18 - Portaria 219-A/91 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Regulamenta o processo administrativo tendente à constituição de zonas de caça de regime cinegético especial.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda