A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 43688, de 12 de Maio

Partilhar:

Sumário

Insere disposições relativas ao funcionamento nos liceus do ultramar de serviços docentes especiais, do respectivo plano de estudos, destinados a indivíduos que, por virtude das suas ocupações, não possam aproveitar a frequência do serviço normal.

Texto do documento

Decreto 43688

Em alguns centros de população do ultramar dotados de ensino liceal oficial nem a todos os indivíduos desejosos de obter a habilitação deste grau se tem proporcionado adquiri-la, porque as suas ocupações não são compatíveis com a frequência do serviço docente normal dos liceus, e ainda por falta de institutos de ensino particular que os admitam.

Pareceu razoável atender-se a esta situação, e para tanto se adoptam as disposições do presente decreto, que incluem algumas facilidades quanto à execução do plano de estudos indispensáveis para a consecução do alto fim em vista, o qual é facultar novas condições de promoção social e de aquisição de mais amplos meios de cultura, e portanto de progresso, das populações ultramarinas.

Nestes termos:

Ouvido o Conselho Ultramarino;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º Nos liceus do ultramar cujos meios pedagógicos o consintam podem os governadores autorizar o funcionamento de serviços docentes especiais, do respectivo plano de estudos, destinados a indivíduos que, por virtude das suas ocupações, não possam aproveitar a frequência do serviço normal, se não houver na localidade instituto de ensino particular a que possam recorrer.

Art. 2.º O serviço docente permitido nos termos deste decreto é designado «serviço liceal extraordinário» e funciona segundo os preceitos do Estatuto do Ensino Liceal, observadas as disposições do presente decreto.

Art. 3.º O serviço liceal extraordinário funciona por disciplinas independentes e o aproveitamento em cada uma é válido para a aquisição da habilitação total do ano a que ela respeita, se o aluno satisfizer, quanto às demais disciplinas do mesmo ano, as condições regulamentares para o trânsito ou aprovação; não pode, porém, efectuar-se a matrícula em disciplinas de um ano de curso sem que o aluno tenha obtido as condições normais de trânsito a esse ano, salvo o disposto na parte final do artigo 5.º Art. 4.º No serviço liceal extraordinário não haverá sessões de educação física e canto coral.

Art. 5.º Os alunos do serviço liceal extraordinário são, para todos os efeitos, alunos internos dos liceus, mas os de 21 anos de idade ou superior podem matricular-se no ano terminal dos ciclos em relação aos quais as disposições vigentes permitiriam admissão a exame se fossem externos, assistindo-lhes o direito de opção quanto ao ciclo em que se matriculem quando aquelas disposições lhes consintam exames de mais de um ciclo e entendendo-se que a conclusão do exame do ciclo mais alto depende de terem sido aprovados no anterior.

Art. 6.º O serviço docente a que a execução deste decreto der lugar será desempenhado por professores dos quadros ou por eventuais, quando não couber nas possibilidades dos primeiros, e considerado extraordinário por todos, nos termos do Decreto 42509, de 17 de Setembro de 1959, quando exceda a respectiva obrigatoriedade, podendo ultrapassar o limite constante do artigo 3.º do mesmo diploma.

Art. 7.º Em cada liceu o serviço liceal extraordinário terá um director, nomeado e remunerado nos termos em que o são os directores de ciclo.

Art. 8.º Compete aos governadores adoptar as disposições regulamentares respeitantes à execução do presente decreto, fixando as propinas de matrícula e, bem assim, as gratificações ao pessoal cujas presença ou intervenção sejam necessárias para a mesma execução.

Art. 9.º Ficam os governadores autorizados a abrir, observadas as disposições legais aplicáveis, os créditos especiais necessários para suportar os encargos a que a execução deste decreto der lugar, servindo de contrapartida disponibilidades ou recursos orçamentais.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 12 de Maio de 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Adriano José Alves Moreira.

Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - A. Moreira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1961/05/12/plain-273215.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/273215.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1961-06-03 - DECLARAÇÃO DD12436 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Rectifica a forma como foi publicado o Decreto n.º 43688, que insere disposições relativas ao funcionamento nos liceus do ultramar de serviços docentes especiais, do respectivo plano de estudos, destinados a indivíduos que, por virtude das suas ocupações, não possam aproveitar a frequência do serviço normal.

  • Tem documento Em vigor 1961-06-03 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Rectifica a forma como foi publicado o Decreto n.º 43688, que insere disposições relativas ao funcionamento nos liceus do ultramar de serviços docentes especiais, do respectivo plano de estudos, destinados a indivíduos que, por virtude das suas ocupações, não possam aproveitar a frequência do serviço normal

  • Tem documento Em vigor 1964-11-12 - Decreto 46024 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas aplicáveis a várias províncias ultramarinas - Dá nova redacção aos artigos 4.º do Decreto n.º 45946 e 25.º do Decreto n.º 45628 e autoriza o Ministro do Ultramar a mandar aplicar por conta do fundo criado pelo artigo 17.º do Decreto n.º 44252 duas importâncias para as obras de ampliação do edifício do Ministério e para complemento das receitas gerais de certas províncias ultramarinas destinadas à satisfação de encargos especiais.

  • Tem documento Em vigor 1969-05-20 - Decreto 49011 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral do Ensino Liceal

    Estabelece o regime em que é permitido aos examinandos empregados, maiores de 21 anos, fazer exame de qualquer das secções do 2.º ciclo do ensino liceal por disciplinas.

  • Tem documento Em vigor 1969-07-28 - Decreto 49157 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Educação

    Insere disposições relativas ao funcionamento nos liceus das províncias ultramarinas, cujos meios pedagógicos o consintam, das actividades docentes no período nocturno, destinadas a indivíduos que façam prova de não poderem aproveitar a frequência no período diurno por motivo das suas ocupações - Revoga o Decreto n.º 43688.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda