A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP, E. P. E.), tem por objecto o desenvolvimento e a execução de políticas estruturantes de apoio à internacionalização da economia portuguesa que é uma das prioridades assumidas do XVIII Governo Constitucional.
Nos termos dos respectivos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei 245/2007, de 25 de Junho, o conselho de administração da AICEP, E. P. E., é composto pelo presidente e oito vogais, os quais são nomeados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do Ministro de Estado e das Finanças e do Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, prevendo ainda a possibilidade do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros nomear chefes de missões diplomáticas portuguesas para cargos não executivos no referido conselho de administração.
O anterior conselho de administração cessou funções, pelo que se torna, assim, necessário nomear o presidente e os vogais do conselho de administração da AICEP, E. P. E., de entre pessoas com reconhecida idoneidade, independência e competência.
Assim:
Nos termos do n.º 3 do artigo 16.º e do artigo 18.º do Decreto-Lei 245/2007, de 25 de Junho, do n.º 1 do artigo 15.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de Março, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:1 - Nomear, sob proposta do Ministro de Estado e das Finanças e do Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, para integrarem o conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP, E. P. E.), as seguintes personalidades:
a) Presidente - Dr. Basílio Adolfo de Mendonça Horta da Franca;
b) Vogais executivos:
Dr.ª Maria Teresa Gonçalves Ribeiro.
Engenheiro José Manuel Vital Morgado.
Dr. Luís Miguel Brites Florindo.
Prof. Doutor Eurico Jorge Nogueira Leite Brilhante Dias.
c) Vogais não executivos:
Prof. Doutor Daniel Bessa Fernandes Coelho.
Dr. Manuel Fernando de Macedo Alves Monteiro.
Dr. António José Tomás Gomes de Pinho.
2 - Nomear ainda, sob proposta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, como vogal não executivo do conselho de administração da AICEP, E. P. E., a embaixadora Maria Margarida de Araújo Figueiredo.3 - A presente resolução produz efeitos a 13 de Abril de 2010.
8 de Abril de 2010. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto
de Sousa.
6822010