Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 25930/2009, de 26 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia a mestre Dália da Conceição Paulo para exercer as funções de directora regional da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Texto do documento

Despacho 25930/2009

1 - Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 18.º do Decreto-Lei 215/2006, de 27 de Outubro, que aprovou a Lei Orgânica do Ministério da Cultura e, ainda, no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 34/2007, de 29 de Março, que aprovou a Lei Orgânica das Direcções Regionais de Cultura e ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 18.º e nos n.os 1, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, é nomeada, em comissão de serviço, para exercer as funções de directora regional de Cultura do Algarve a mestre Dália da Conceição Paulo, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessários para o desempenho do cargo em que é investido.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir do dia 16 de Novembro de 2009.

18 de Novembro de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - A Ministra da Cultura, Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas.

Nota curricular

Nome: Dália da Conceição Paulo.

Data de nascimento: 10 de Janeiro de 1975.

Mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve onde defendeu a tese «O Convento de Nossa Senhora da Assunção: (des)construção da memória», orientada pelo Prof. Doutor José Eduardo Horta Correia (2007).

Pós-graduada em Arqueologia Romana pela Universidade de Coimbra (1999) e licenciada em História, variante de Arqueologia, pela Universidade de Coimbra (1996).

Actualmente encontra-se a preparar o doutoramento em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias «O contributo dos museus algarvios na construção de uma imagem regional».

Desde 2008 é responsável local da qualidade da Divisão de Museus, exercendo entre outras as seguintes funções: elaborar os processos operacionais, fluxogramas de actividade e descrição de funções para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade; motivação da equipa para o processo de Gestão da Qualidade; elaboração de impressos do Círculo do Museu.

Desde Agosto de 2002 exerce a função de chefe de divisão de Museus da Câmara Municipal de Faro, desempenhando funções de gestão, coordenação e programação. Nomeadamente: gestão e programação do Museu Municipal de Faro; gestão das Galerias Arco e Trem; gestão do Museu Regional do Algarve desde 2009; elaboração do Programa Museológico dos Museus Municipais;

elaboração e coordenação dos Planos de Incorporação, Segurança e Conservação Preventiva; elaboração do Regulamento do Museu Municipal;

elaboração de elementos de gestão territoriais e de criação de cadernos de encargos para empreitadas de arqueologia e de museu; criação de parcerias com várias instituições e elaboração de candidaturas a financiamento; realização de candidaturas a fundos nacionais e comunitários.

Em 2001 realizou o levantamento do Património Histórico para o Gabinete de Aldeias Históricas, com a apresentação do documento «Subsídios para a Caracterização Urbana da Aldeia de São Marcos da Serra (Silves, Faro)».

Desde Dezembro de 1996 a Fevereiro de 2001 desempenhou funções de arqueóloga municipal, realizando entre outras as seguintes actividades: direcção de escavações; participação na equipa que elaborou os Programas do Concurso Público para a Ampliação e Requalificação dos Museus Municipais - Arqueologia e Arte Contemporânea; criação/coordenação do Serviço de Arqueologia no Museu Municipal de Faro; apoio ao responsável do Museu nas actividades de gestão.

Frequenta o último semestre do curso de Gestão Pública na Administração Local.

Realizou em 2008 a formação em Código dos Contratos Públicos.

É membro da Associação Portuguesa de Museologia, sendo a sua representante regional (Algarve) desde 2006; é membro do ICOM Portugal; é membro da AGECAL, Associação de Gestores Culturais do Algarve; é membro da Associação Profissional de Arqueologia.

Foi um dos membros fundadores da Rede de Museus do Algarve em Outubro de 2007.

Enquanto directora do Museu de Faro e da revista de museologia MUSEAL recebeu os seguintes prémios: Prémio de Instituição Cultural mais activa da Cidade de Faro em 2008 pela Tertúlia Farense; Prémio de Melhor Trabalho de Museologia 2006, da Associação Portuguesa de Museologia; Prémio de Melhor Museu Português pelo triénio de 2003-2005, da Associação Portuguesa de Museologia.

Publicou vários trabalhos no domínio da Arqueologia, Património e Museologia e apresentou comunicações em congressos nacionais e internacionais. Leccionou módulos de formação na área da História e Museologia em cursos de formação profissional e deu várias conferências em licenciaturas. Actualmente lecciona uma cadeira de Museologia e Curadoria na pós-graduação de Gestão Cultural na Universidade do Algarve.

202608462

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/11/26/plain-265684.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/265684.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2006-10-27 - Decreto-Lei 215/2006 - Ministério da Cultura

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Cultura.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-29 - Decreto Regulamentar 34/2007 - Ministério da Cultura

    Aprova a orgânica das direcções regionais de cultura.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda